A técnica de bordado Taklin é aquela de bordado em bastidor e demanda o uso de agulhas adequadas para que o trabalho possa ser realizado corretamente. Para quem deseja fazer as suas próprias agulhas para essa técnica vamos dar dicas a seguir. Já avisamos que é bem prático e simples acertar na confecção de suas agulhas chegando a excelentes resultados. Então vamos colocar mãos à obra?
Tutorial de Como Fazer Agulha Taklin
Antes de começar a dar as dicas de como fazer as agulhas Taklin é interessante dizer que elas são na verdade são agulhas de máquina adaptadas (você pode usar como estruturas boleadores e até canetas) que são usadas nesse contexto manual para dar os chamados pontos corrente. Basicamente se trata de uma maneira de colocar as agulhas em outras estruturas para que possam ser usadas para bordar.
Materiais Necessários
1 caneta (velha, se estiver sem a carga é melhor para evitar fazer sujeira)
1 alfinete (se preferir pode usar um parafuso)
Cola quente
Agulha Taklin (encontra em armarinho de costureira)
Broca fina de furadeira
Como Fazer
Passo 1 – Use a furadeira para fazer um furo pequeno no ‘pescoço’ da caneta e coloque o alfinete (se preferir você pode usar parafuso) nesse buraco para servir de guia para o bico da agulha, o alfinete deve estar do mesmo lado que a cabeça da agulha.
Passo 2 – Retire a carga da caneta, utilizaremos esse item mesmo para conseguir introduzir a agulha na sua nova base. Se ainda tiver tinta na carga da caneta remova a ponta e esvazie com cuidado para não fazer sujeira. Não pode deixar resquícios de carga para não sujar o seu trabalho.
Passo 3 – Tendo removido a tinta insira a agulha na abertura deixada pela ponta da caneta.
Passo 4 – Nesse passo você irá colocar a agulha com a carga no corpo da caneta, passe um pouco de cola quente na parte interna da caneta para melhorar a fixação. Deixe secar e sua agulha taklin estará pronta. Gastando muito pouco você conseguirá adaptar a sua agulha de máquina para bordados manuais em bastidor.
Cuidado para que a agulha não fique torta na ponta da caneta, pois isso vai deixar mais difícil bordar no seu dia a dia. Além disso, você também precisa ficar atento ao uso do alfinete para guiar onde está o ganchinho da agulha tornando mais fácil o seu processo de bordar.
Para quem ficou com dúvidas é só assistir o vídeo abaixo com todo o passo a passo:
Lembrando que a compra de uma agulha dessa adaptada pode sair caro, mas com um pouco de dedicação e materiais simples de encontrar é possível fazer as suas próprias peças. Com as suas agulhas Taklin prontas é só começar a usar para ver como funciona muito bem.
Dica
Quem quiser pode substituir a caneta por uma tora de madeira, nesse caso basta fazer um furo na sua parte de cima e introduzir a agulha no buraco central. Em aparência ficará bem mais bonita que agulhas de caneta, mas em funcionalidade ficará igual.
Gostou dessas dicas de como fazer agulhas Taklin gastando bem pouco?