Como Estampar Flores em Tecidos

Quem gosta de coisas belas sempre tem certa queda por peças artesanais, já que são produzidas uma a uma e trazem em sua criação um pouco da alma do artesão, de suas alegrias e ainda de suas expectativas quanto a confecção de cada peça. Mas você já pensou em se tornar um artesão e poder confeccionar diferentes coisas e ainda renovar seu guarda-roupa de maneira econômica e diferente?

Há diversas formas de se inovar algo, como estampar flores em tecidos, ainda mais agora com a estação do ano mais florida e alegre, as suas roupas certamente farão muito mais sucesso. Estes tecidos estampados de forma original e diferenciada tanto podem se transformar em lindas peças de roupa, como podem formar quadros diferentes e inovadores para enfeitar a sala de sua casa.

Como Estampar Flores em Tecidos

Como Estampar Flores em Tecidos

Formas de Estampar Flores em Tecidos               

Estampar flores em tecidos de forma artesanal é uma tarefa bastante simples e divertida, pois você pode criar diversas estampas de flores diferentes, o que torna aquela peça de roupa ou uma decoração, totalmente única e até personalizada. Esta estampa pode servir, inclusive, para você encapar uma pasta, um caderno e até fazer uma bolsa de tecido bem moderna e exclusiva.

a)    Estêncil: 

Este tipo de estamparia é feita através de moldes vazados que pode ser confeccionados em diversos tipos de papel ou até em plásticos mais duro e nos famoso contact. Para fazer a aplicação de estampas de flores em tecidos usando esta técnica, basta recortar o desenho que você gosta e vazar o molde, depois é só pintar da cor que achar mais bonita e que combine mais com a cor do tecido que serve como base.

Caso você use o papel contact, o manejo é inverso, você deve aplicar a figura desenhada e pintar apenas em seu contorno, como por exemplo, uma tulipa, você recorta no contact, aplica no tecido e pinta somente em volta. A pintura pode ser feita tanto de maneira sólida como esfumaçada, ambos os jeitos são bonitos e darão nova vida a qualquer tecido.

Esta técnica serve também para móveis e madeira, mas deve ser aplicada somente com desenhos pequenos, pois os grandes se tornarão mais difíceis e o resultado pode não ser tão bom. Há de se muito cuidado com o molde que se usa, pois a tinta pode amolecê-lo e você corre o risco de por a perder todo o tecido. Por isso, prefira aqueles mais firmes e resistentes e para aplicar a tinta utilize pincéis de cerdas mais duras, porém arredondados que dão um acabamento bem melhor.

b)    Carimbo:

É uma forma bem simples e delicada de estampar de flores os tecidos, que incluem falhas, mas até elas dão um toque especial ao artesanato, tornando-o muito mais interessante. Há três tipos de carimbos que podem ser usados: recortados, esculpidos e os industrializados.

Os industrializados apresentam muito mais possibilidades que os demais e são encontrados com grande facilidade nos mais variados formatos, tamanhos e modelos. O único problema é que são caros demais, o que dificulta a aquisição de modelos diversificados. Já os cavados podem ser construídos a partir de suas próprias ideias, com o auxilio de um estilete e depois estampando os tecidos.

Os recortados devem ser feitos com EVA e a boa e velha tesoura, e neles devem ser feitos desenhos simples também, como flores menos rebuscadas, como margaridas, rosas, tulipas. Em algumas papelarias é possível encontrar os cortadores certos para cada tipo de trabalho, mas como o EVA é flexível e mole, o carimbo deve ser colado a uma superfície mais dura, como plástico ou madeira, para facilitar o manuseio.

 Flores em Tecidos

Flores em Tecidos

Tecido Floral

Outra forma de se fazer a estampagem de flores em tecidos é bem prática, diferente e o efeito causado é maravilhoso. Para começar, você deve pegar um tecido liso, colorido, na cor que você mais gostar, abrir e colocar sob o sol. Logo em seguida, você deve dispor sobre ele uma grande quantidade de flores, de maneira que elas fiquem bem em contato com ele, como se dele fizessem parte. Podem ser os mais variados tipos, mas as rosas ficam extremamente mais elegantes, em razão do seu caule e das suas folhas. Prenda cada uma das flores e folhas com um alfinete, para que elas não se movam e o efeito não seja positivo.

O sol fará todo o trabalho nesse caso e a sombra das flores ficará em toda a extensão do tecido, como se fosse um transfer, deixando-o muito mais alegre e bonito. No dia seguinte, basta tirar os alfinetes e as flores, lavar todo o tecido, e colocar para secar a sombra, de preferência com ambiente bem ventilado.

A partir desse procedimento simples e rápido você terá um tecido estampado com flores, que servirá como base para fazer qualquer peça, como blusa, calça, saia, vestido e o que mais sua imaginação mandar. Além disso, essa mesma técnica serve para estampagem de flores em calças jeans, camisetas lisas, e ainda em bolsas, bonés e em muitas outras peças.

Caso você precise de maiores informações sobre o modo de fazer cada uma das técnicas aqui descritas, basta acessar os sites abaixo e tirar todas as suas dúvidas e, inclusive, usar todas as técnicas para ganhar um dinheiro a mais com a confecção de cada peça. Lembrando que todas as peças artesanais quando vendidas a terceiros, devem ter todos os seus custos calculados a partir do uso de materiais utilizados, e ainda o tempo usado durante a confecção, bem como o custo da mão de obra, sem esquecer que as pesquisas de mercado dos valores praticados também ajudam a mensurar um valor mais adequado à realidade de sua cidade e região.

Flores de Tecido para Decorar Acessórios

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GmAHncE0aq0[/youtube]

Se não quiser confeccionar as peças para a venda, faça-a apenas para sua família e para agradar amigos e parentes próximos, certamente eles ficarão encantados com a beleza de suas criações, por isso, aproveite e fique adepta da cultura “faça você mesmo” e ocupe seu tempo com coisas saudáveis e belas.

Flores em Tecidos Passo a passo Tulipas

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gJoJR-rkg1M[/youtube]

Para saber mais sobre as técnicas acesse

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *