Como Decorar Vidros Com Miçangas

Quem pensa que miçangas são utilizadas apenas para criar peças de bijuterias se engana. Além de trazer mais graça e estilo para brincos e colares as miçangas podem ser lindas peças decorativas. A ideia que vamos te apresentar a seguir é de como decorar os vidros com miçangas, é bem fácil e em pouco tempo você terá peças cheias de graça.

Os vidros decorados podem ser utilizados no banheiro para guardar sais de banho, colocar algodão dentre outros itens. Além disso, esses belos vidros também podem ficar bem interessantes na decoração da sua cozinha como potes de granola, cereais, balinhas entre outros.

Tutorial de Como Decorar Vidros Com Miçangas

Materiais Necessários

  • Vidro de café solúvel de forma cilíndrico-achatada.
  • Tinta vitral Acrilex Azul Vivo
  • Tintas dimensionais Acrilex nas cores Branco Metálico e Transparente Incolor (se desejar pode escolher outras cores)
  • Tinta acrílica Azul Ftalocianina (Corfix ou Acrilex)
  • Passamanaria branca ou prateada
  • Pistola de cola quente
  • Miçangas em duas ou mais cores
  • Pincel usado de cerdas macias
  • Palito de churrasco
  • Tubo de cola flexível
  • Papel
  • Tesoura

Como Fazer

Passo 1

Antes de começar você deverá deixar o vidro de molho por mais ou menos uns 2 dias, assim é mais fácil de remover o rótulo e a cola.

Passo 2

Lave o vidro, em alguns casos pode ser necessário usar uma solução especial para remover os resíduos que não soltam do vidro. Em supermercados e lojas de ferragens você encontra produtos para remover resíduos de vidros.

Quando o vidro estiver seco passe álcool, o contato com as mãos pode acabar criando focos de gordura no vidro. Nesse caso a tinta pode acabar não pegando.

Passo 3

Desenhe numa folha o molde do desenho que se pretende criar sobre o vidro. Nossa sugestão é que você crie um coração. Você pode usar o molde disponível em http://media.fazfacil.com.br/2012/07/micangas.pdf.

Em seguida coloque a folha com o desenho sobre o vidro e faça a marcação dos lados dele no papel.

Passo 4

Recorte a folha se for necessário para que caibam no vidro. Deixe o suficiente para que ela se ajuste ao vidro.

Passo 5

Coloque a folha por dentro do vidro, se achar necessário pode usar algumas bolas de jornal ou sacos plásticos para fazer a aproximação do desenho e da superfície que deve ser riscada.

Passo 6

Nesse passo é necessário riscar o desenho no vidro com a ajuda da tinta dimensional e espere que seque.

Passo 7

Depois encha o coração traçado com tinta dimensional incolor. As miçangas tem uma aderência melhor usando a tinta ao invés da cola. Quando seca a tinta dimensional permanece incolor e não ganha aquele visual sujo que a cola branca pode deixar.

Passo 8

Antes que a tinta termine de sequer você deverá colocar o vidro de um prato ou qualquer outro recipiente.

Passo 9

Misture bem as miçangas que vai usar. O melhor é combinar cores claras com cores escuras, podem ser dois tons de azul ou então uma combinação de miçangas azuis com brancas ou até mesmo as transparentes.

Passo 10

Coloque as miçangas num potinho ou então numa saboneteira e derrame-as sobre a tinta incolor aplicada no vidro. Faça isso com cuidado para que quando caírem entrem no recipiente sob o vidro.

Observação: Se não tiver um potinho para poder derramar as miçangas você pode fazer uma calha com usando uma folha de papel.

Passo 11

Usando um palito de churrasco empurre de forma cuidadosa as miçangas que ficaram fora do lugar ou então que se amontoaram uma sobre as outras. Faça isso enquanto a tinta está úmida.

Use o palito para colocar as miçangas nos pontos que estão descobertos, não esqueça de deixar o vidro secar deitado, isso é importante para que a tinta e as miçangas não escorram. Exatamente por isso não se deve usar essa técnica de decoração de vidro com miçangas para vidros redondos.

Passo 12

Depois aplique a tinta dimensional incolor nos cantos do vidro, coloque as miçangas neles também.

Passo 13

Enfeite os cantos do vidro usando tinta dimensional.

Passo 14

Em seguida segure o vidro pelo gargalo e pinte com a tinta vitral azul.

Observação: Quando tirar o papel que está dentro do vidro de tinta vitral limpe-o sempre fazendo pressão com as cerdas contra o gargalo, isso evita o excesso de tinta. Use um pincel mais fino para que seja possível pintar perto da tinta dimensional que foi aplicada nos cantos. Assim não tem como sujar os enfeites.

Passo 15

Faça o retoque usando a tinta dimensional metálica para que o coração e as cantoneiras não se sujem. Se desejar pode fazer mais alguns enfeites.

Passo 16

Pinte a tampa do vidro com a tinta azul ftalocianina e aplique duas demãos na lateral.

Passo 17

Tampe o vidro e pegue a passamanaria para ir colando na lateral da tampa usando cola quente. Comece atrás pela ponta. Quando chegar ao outro lado faça uma curva com a passamanaria e faça uma outra fila, dessa vez em cima.

Observação: Não use cola branca ou mesmo super bonder porque não pega bem no plástico que foi pintado.

Prepara-se

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ki9hTdTRIAo[/youtube]

Fazer esse tipo de artesanato que envolve cola, tinta e outros matérias que sejam acaba trazendo um pouco de desorganização para o seu espaço de artesanato e por isso mesmo a nossa dica é que você se prepare antes de começar a sua peça. Para começar tenha uma folha de jornal para forrar a sua mesa.

Isso evita aquele grande estresse de manchas que não saem nem com grandes esforços. Tenha também um pano úmido por perto e de preferência algum tipo de detergente, mantenha uma vassoura e pá por perto para poder limpar aquelas sujeirinhas que acontecem no meio do processo.

Tenha cuidado com os materiais que podem quebrar como vidro não deixando-os na ponta da mesa e fique de olho nas suas tintas para evitar quedas e coisas afins. Nada como começar o seu trabalho de artesanato com tranquilidade e sabendo que está com tudo a mão.

Sem sujeira, sem estresse e o resultado fica muito mais legal. Depois de seu vidro pronto basta escolher onde deixá-lo para enfeitar a sua casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *