As pessoas apaixonadas por livro gostam mesmo de ler, reler e sempre comprar um título novo. E chega uma hora, quando não temos a sorte de ter uma biblioteca em casa, que começa a ficar difícil guardar tantos livros. Até porque eles merecem um lugar especial e não ficar jogados dentro de um fundo de armário ou esquecidos em uma caixa de papelão.
Para resolver o “problema” de uma grande quantidade de livros para pouco espaço, uma dica é buscar inspiração no que fazem alguns decoradores. Isso mesmo, eles usam as edições para incrementar a decoração da casa. E não só livros podem ser usados com esse objetivo, aquelas revistas de moda que você adora e não quer jogar fora, também podem ser úteis.
Um dos modos bem simpáticos na decoração de guardar livros e revistas é criando uma ou mais pilhas. Veja como fazer em cada um dos cômodos!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DgnvbXeRWks[/youtube]
Ambiente: Quarto
Vamos iniciar a decoração do quarto com as pilhas de livros e revistas. Porém, antes disso, saiba os passos principais quando começar a preparar os objetos.
- Separe os livros das revistas. Não fica legal fazer uma pilha mista pela diferença de volume de um e de outro. Faça uma pilha de revistas e outra de livros. Em alguns casos elas poderão ficar no mesmo ambiente, em outros não, falaremos disso mais a frente.
- Os livros também devem ser separados de acordo com o tamanho e na hora de fazer a pilha, cuidado para não colocar um volume muito usado lá no início.
- Falando na escolha dos livros para fazer a pilha, é melhor colocá-los seguindo a ordem de tamanho, do maior para o menor, mas levando em consideração se eles serão usados ou não. Não é tão simples assim retirá-los do meio da pilha.
Agora que você já conhece as orientações básicas de como fazer uma pilha de livros e de revistas, vamos começar falando da decoração no quarto.
A pilha de livros ou revistas no seu quarto pode ser uma ótima maneira de substituir a falta das mesas de cabeceira. Neste caso, você poderá fazer uma pilha de cada um dos lados da cama, observando:
- Compre um tapete bem pequeno, quadrado ou até redondo, para ficar mais charmoso, para colocar os seus livros sobre ele. Lembre-se de começar do maior para o menor.
- Como serão 2 pilhas de livro, separe a mesma quantidade de livros para cada uma delas. Depois de pronta a pilha não pode ultrapassar o que seria a altura normal de uma mesa de cabeceira.
- Melhor ainda, se você conseguir deixar por cima o livro que está lendo no momento.
- Você também pode fazer uma pilha de livros de um lado e a pilha de revistas do outro.
- Os livros não precisam ser colocados deitados na direção horizontal, para fica mais charmoso, faça a pilha com eles um pouco “tortinhos”.
Você também pode fazer uma única pilha no quarto, caso tenha as mesas de cabeceira. Neste caso, faça uma pilha alta, metade da altura de uma cômoda de 6 gavetas ou se tiver uma cadeira com abajur de pé ao lado, coloque a pilha de livro bem ao lado.
Dicas: Não necessariamente é preciso colocar os livros no chão para fazer uma pilha. Quem ama leitura sabe que não é legal deixar os volumes pegando a poeira do piso. Para evitar esse problema, a pilha, que estará sempre encostada na parede, pode começar sobre um suporte de livros. É um “L” de aço que pode ser fixado na parede. Compre coloque-o e depois é só ir colocando os livros em cima. Você também pode usar objetos alternativos, como um caixote de madeira ou até mesmo uma caixa de sapato encapada, basta que ela esteja cheia de alguma coisa para suportar o peso.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kvhhP1672z4[/youtube]
Ambiente: Sala
As pilhas de livro ou revistas também ficam um charme na sala, deixam o ambiente ainda mais aconchegante. Na sala, dá para colocar em vários lugares, tudo vai depender da sua decoração.
As revistas, por exemplo, podem dar “vida” a uma pilha ao lado de um dos sofás. Para ficar ainda mais charmosa, compre um suporte de palha, uma caixa pouco profunda e inicie a colocar uma edição sobre a outra. Como as revistas têm o mesmo tamanho, é só deixar por cima a última edição. Fica fácil para você e para as visitas darem uma folheada.
Se na sua sala também uma pequena escrivaninha com uma cadeira ao lado, esse é o lugar perfeito para criar uma pilha de livros. Coloque um tapete pequeno embaixo dos móveis e ao lado inicie a colocar os livros. O tamanho ideal dessa pilha é passar poucos livros do tampo da mesa.
Nem sempre a sua pilha de livros precisa ser um sobre o outro fazendo um “prédio”, também fica legal colocá-los um ao lado do outro, ou de uma forma que pareçam um pouco bagunçado. Neste caso, é melhor criar esse tipo de pilha decoração sobre um móvel.
Dicas Para Preservar Os Livros Que Fazem Parte Da “Pilha Decorativa”
É claro que criando uma pilha de livros, eles estarão mais expostos a sujeira do piso e do ambiente. E você quer usar o seu livro na decoração, mas não quer danificá-lo. Então, antes de começar a criar a pilha, perca um pouco de tempo, mas encape cada uma das edições com plástico transparente. A capa do livro continuará visível e dando o efeito da mistura das cores na pilha e ao mesmo tempo as edições estarão protegidas. Sem falar, que na hora de limpar, dá até para passar um pano úmido e tirar toda a poeira.
E falando em limpeza, mesmo com a capa do livro encapada, a parte das folhas ficará desprotegida, então, o ideal é que pelo menos uma vez por semana você passe um pano para retirar a poeira de um a um. É um modo de ter uma decoração moderna e prática, mas não estragar os livros, que devem ser guardadas para releitura ou para dividir com os outros os conhecimentos passados por eles.