Apesar dos avanços dos celulares em todo o mundo, há uma peça que não deixa de ser usada: o relógio. O relógio que mostra as horas pode até parecer um objeto simples e até descartável, mas para muitos é objeto de desejo e até uma joia, sendo usado com muito orgulho, sendo que os adeptos da peça não conseguem nem mesmo ir à esquina sem um deles preso ao braço.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3LMGj2fWXiw[/youtube]
A História do Relógio
Homens e mulheres são apaixonados por relógios e há alguns exemplares que custam muitos reais e porque não dizer centenas de dólares ou Euros. E esta peça bastante sofisticada elegante está em as invenções humanas mais antigas, tendo sido inventada bem antes de Cristo, e até mesmo aqueles de areia ou água já existiam na no Egito e na Babilônia aproximadamente no século 16 a.C.
De acordo com registros históricos o relógio surgiu na Judeia, aproximadamente no ano 600 a.C., aqueles de água e ainda aqueles de ampulheta que levam dentro de si areia. Entre os de 797 e 801, não se sabe ao certo, o califa Harun al-Rashid de presente ao Imperador Carlos Magno um elefante nominado Abul Abbas e também uma curiosidade, um relógio mecânico de onde saltava um cavaleiro que dizia as horas. Isso somente traz a tona a ideia de os primeiros relógios mecânicos de que se tem notícia, foram provavelmente inventados pelos asiáticos.
Mas nessa história, os primeiros relógios usados junto do corpo foram os de bolso. Considerados uma verdadeira raridade e até mesmo comparados a verdadeiras joias, já que muitas poucas pessoas podiam se dar ao luxo de obter um desse exemplar. O relógio de bolso era considerado como símbolo da aristocracia.
O Relógio de Pulso
Conta a lenda que essa invenção foi criada por Santos Dumont. Isso em decorrência de usa amizade por Louis Cartier, que já vinha de longo tempo. Certo dia, Santos Dumont disse ao amigo que não havia como observar a hora durante seus voos usando o relógio de bolso; então, com a ajuda do mestre relojoeiro chamado Edmond Jaeger, Cartier mostrou uma breve solução aos problemas de Dumont, uma espécie de esqueleto do relógio de pulso, ainda em 1904, com isso, Dumont poderia saber as horas sem que houvesse a necessidade de retirar as mãos dos comandos.
Entretanto, apesar de muitas histórias, isso fica somente no campo das lendas, já que o primeiro relógio de pulso fora inventado pelo por Abraham Louis Bréguet, um mestre relojoeiro, conforme a encomenda feita por Carolina Murat, irmã de Napoleão Bonaparte e princesa de Nápoles.
Apesar de haver tantos tipos de relógios à venda no mercado, muitas pessoas tendem a possuir em sua coleção relógios únicos e diferentes, feitos de acordo com seu gosto e necessidade, e, por isso, fazem a customização de seus relógios.
Como Customizar Relógios de Pulso
Essa é uma técnica bastante diferente e interessante para ser usada, especialmente por aquelas pessoas que gostam de se aventurar num artesanato, tanto para usar como para vender e até mesmo para aquelas pessoas que têm um relógio velho em casa, com aquela pulseira já surrada ou sem-graça.
Então, para dar vida nova aos relógios, confira logo abaixo o passo a passo de como montar um relógio todo customizado e aproveitar para soltar a criatividade e o bom gosto que existem em você.
Materiais
- 01 tira grande tecido colorido
- 01 relógio, que esteja funcionando perfeitamente
- 01 tubo de cola própria para tecido
- Linha na cor que combine com a da tira de tecido
- Agulha
- 02 prendedores de roupa, tanto faz madeira ou plástico
Modo de fazer
- Para dar inicio, reparta o tecido que você preferiu para ser a pulseira de seu relógio, em quatro partes, sendo que duas devem ser mais curtas e duas mais compridas. Tire a medida de seu pulso mais ou menos encontrando o tamanho certo para as tiras, elas devem possuir a circunferência certa para dar as três voltas.
- Logo depois, faça o corte das tiras menores no formato de hexágono e cole-as diretamente na tira maior e mais larga, conforme o modelo mostrado no site disponível no endereço abaixo.
- Essa tira deve ser passada através do relógio, prenda a tira usando um prendedor de roupa para auxiliar na fixação da cola, enquanto a peça começa a secar, corte outra tira.
- Assim que a tira do relógio já estiver seca, remova o prendedor e costure nessa parte que foi passada no relógio usando a linha colorida. Depois, na outra parte, ponha o pino para fazer o fechamento do relógio. Passe mais um pouco de cola e faça a costura.
- Em seguida, tome nas mãos uma pequena tirinha pequena do tecido igual para confeccionar a fitinha que promoverá o suporte para fazer a segurança da pulseira do relógio e faça a costura do mesmo lado da pulseira que foi costurado o gancho do relógio.
Depois disso já estará pronto o pronto o relógio customizado para dar cara nova àquele velhinho que ficava no fundo da gaveta. É uma técnica de artesanato bem simples e fácil de ser feita e pode ser aplicada em qualquer tipo de relógio, servindo para reaproveitar as peças mais bonitas.
Maiores Informações Acesse o Site: http://www.oartesanato.com/1154/como-customizar-um-relogio
Mais Dicas Interessantes
Para transformar a pulseira do relógio numa que seja customizada é simples, basta cortar, usando uma boa tesoura, uma porção de tecido colorido que seja o suficiente para que se possa envolver o pulso, remover as pulseiras já antigas e velhas, passar o tecido escolhido pelo lugar certo, ou seja, o passador do relógio. Depois basta passar a fita pelo braço, e no final dar um laço feito com uma fita de cetim pregada na ponta das duas partes do tecido.
Se quiser enfeitar ainda muito mais, prenda miçangas, lantejoulas ou faça lindos bordados.
Outras dicas interessantes para customizar as pulseiras de relógio é usar velcro, fitas de cetim mais largas, colchetes de pressão para fechar o relógio e muito mais, basta usar a imaginação. Além disso, aquela pulseira de corda ou de lã que está esquecida num canto há bastante tempo, também serve para ser usada na customização de pulseiras de relógio. Outros materiais também são necessários, como tesoura, agulha e linha. A primeira coisa a se fazer é passar a peça pelo relógio, entretanto, não se esqueça de deixar um pedaço de sobra do lado avesso em ambas as partes. Essa sobra deve ser costurada para que o relógio tenha maior segurança na pulseira. Para conseguir prender ao pulso basta usar as amarrações que já estão na própria peça, fios de lã ou fios de corda.