Os chatons são ótimos para dar um acabamento final a uma peça bordada. Além do brilho, eles não perdem a qualidade, fazendo com que a peça fique sempre linda. Abaixo, nós listamos quatro tipos de chatons que existem. Confira:
• Chaton de Acrílico: conforme o movimento ao qual for submetido, esse tipo de chaton perde um pouco do seu brilho. Dependendo do fornecedor, essas peças podem vir com bastante qualidade, não descascarem, não perderem o brilho e nem a cor. São os chatons mais baratos, e podem ser usados em peças de todos os tipos, desde as mais caras, até nas peças mais casuais. Também são encontrados em várias cores diferentes, formatos, tamanhos e acabamentos.
• Chaton de Cristal: são feitos, realmente, de cristal. Contam com um lindo brilho de espelho, e conseguem refletir a luz conforme os movimentos. Esse tipo de chaton é mais caro, pois são de muito boa qualidade. Ele não descasca, não perde a luz e nem arranham. O uso é mais comum em peças de luxo, como vestidos de noiva e de festa. Por isso, são mais direcionadas a um público mais específico, com um poder aquisitivo maior. É possível encontrar esse chaton em várias cores diferentes, acabamento, formato e tamanho.
• Lantejoula: um tipo bem sofisticado de chaton são as lantejoulas. Eles são feitos em cristal e se destacam por serem um tipo de pedraria das mais sofisticadas que existem. São usadas em peças de luxos, possuem uma excelente qualidade, não descascam e ainda por cima, possuem um brilho muito forte. As lantejoulas vêm com um furinho no meio, e pos isso não são costuradas pelas laterais. Para bordar esse tipo de chaton, é preciso ter um maior conhecimento técnico, é necessária uma mão de obra mais especializada. Por se tratar de um tipo mais raro de bordado, não são todas as bordadeiras que sabem como usar essas lantejoulas. É possível encontrar em várias cores, acabamentos e tamanhos diferentes.
• Engrampado: semelhantes a pequenas joias nas peças de roupas, esse tipo de chaton fica simplesmente lindo. Ele tem uma caixa de metal onde vem acoplada uma pedra lapidada, com um brilho incrível. Os furinhos por onde a linha será presa se encontram nessa caixa de metal. O preço do engrampado é bem mais caro, pois ele possui uma excelente qualidade. Pela sua sofisticação, o mais indicado é usar esse chaton em peças mais trabalhadas e de luxo, como vestidos de noiva, por exemplo; e não em peças básicas, do dia a dia. É possível encontrar esse chaton em várias cores diferentes, assim como acabamentos, tamanhos e formatos também.
Como Bordar Chaton
No nosso exemplo, vamos ensinar como bordar chaton de acrílico ou de cristal. Confira abaixo:
• Comece introduzindo a agulha por cima de um dos furos. Em seguida, dê um espaçamento para a frente, a partir da linha inicial, bem pequeno, que corresponda à distância entre o furinho do chaton e a sua borda. Essa distância é de cerca de 1mm. Após o espaçamento, avance com a agulha deixando a distância entre um furinho e o outro do chaton. Puxe a linha. Nesse momento, o chaton já deve ficar encaixado na posição correta. Agora é o momento de introduzir a agulha no segundo furinho, mas agora é de baixo para cima. Feito isso, o chaton já estará em seu devido lugar, e já será possível arrematar a linha, para que ele não solte. Borde quantos chatons quiser na peça usando essa mesma técnica.