Hoje em dia usamos tanto o famoso chinelo que nunca paramos para pensar como ele surgiu e como chegou a ser algo tão simples como é nos dias atuais.
O chinelo já passou por diversas fases, épocas em que era considerado sofisticado, outras épocas em que as pessoas consideravam simples o bastante para usar somente em casa e agora como algo habitual do dia-a-dia. Isso fez com que o design se adapta-se principalmente ao local em que estava sendo comercializado. Algumas marcas até investem em modelos específicos, tentando enfeitar mais o chinelo, colocando diversos adereços.
História do Chinelo
Segundo algumas descobertas feitas por historiadores, o que temos de mais antigo datado para o chinelo vem de 4000 a.C, ou seja, o chinelo nos acompanha faz um bom tempo. Inicialmente era um processo de fabricação bem rústica e que utilizava como matéria prima os papiros e folhas de palmeira, as mais sofisticadas eram feitas de couro cru na África. Já na Índia, a madeira era a principal matéria prima. Enquanto isso na China e no Japão a palha de arroz era o principal material.
Com o tempo o material foi mudando e sendo mais padrão no mundo todo. Alguns desses citados não eram muito confortáveis e não fazia com que as pessoas usassem tanto como os de borracha, couro e outros produtos têxteis.
Além do material o próprio modelo e maneira de confeccionar mudou ao longo dos anos. Foi somente depois da Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos que o chinelo de dedo como conhecemos hoje em dia se popularizou. Não foi muito uma questão de necessidade, mas sim de estilo, pois a partir daquele momento o chinelo estava pronto para uso e o que era realmente necessário era inovar nos estilos, nas cores, nos brilhos para atrair maior número de consumidores.
Com tamanha propaganda nos anos 60 as praias da Califórnia esbanjava chinelo por todos os lados com design totalmente diferentes um dos outros. Nesse mesmo período o Estados Unidos se tornava uma das maiores potências mundiais, sendo muito vista como um modelo e dessa maneira, o que era moda lá logo chegava no Brasil e pegava facilmente.
Com o chinelo não foi diferente, na mesma década, o Brasil foi tomado pelo uso do chinelo comum, sendo um sucesso que começou e não parou mais de crescer. Bem próximo desse período vendo como as vendas estavam aumentando, surgiu a Havaiana, marca mais conhecida de chinelos no dias atuais para os brasileiros. Não demorou para marca ter concorrentes e até hoje novas marcas surgem tentando derrubar a havaianas, porém a versatilidade, a praticidade e toda pegada do clássico fazem com que ela ainda seja a mais vendida.
Se comparar com o começo as havaianas perderam muita clientela pois seus preços subiram em relação a outras marcas, porém sem continua inovando e tendo qualidade nos produtos. A marca também começou produzindo chinelos de palhas de arroz e madeiras, porém rapidamente mudou para borracha com a chegada dos modelos americanos.
Foram modelos pensados para usar em casa, para usar na rua, para pessoas mais idosas e até para bebês. Depois disso coleções com desenhos específicos foram lançadas, exemplo disso são modelos com paisagens, outro com personagens, bem diversificada.
Mesmo vindo de fora do país os chinelos brasileiros ficaram conhecidos pelo mundo todo, sendo que a partir dos anos 2000, turistas começam levar para presentar ou de recordação do país. A marca Havaianas ficou reconhecida mundialmente com reportagens e até mesmo com exportação de produtos.
Customização
A dúvida para escolher qual modelo é melhor é a maior de todas, são tantas marcas, modelos que ficam impossível de ter só uma. Para aqueles que acreditam que não existem nada mais confortável do que um chinelo, porém não quer sair com uma muito simples, muitas pessoas tem customizado os chinelos com strass, pérolas, miçangas e tudo que é possível.
Para isso é bem fácil, as colas para borracha são bem fáceis de encontrar e não danificam o material. A maioria dessas mudanças são feitas nas correias para que elas continuem confortáveis e simplesmente sejam observadas por quem reparar.
Outra utilização que tem sido feia muito e mandar fazer chinelos para casamento ou eventos comemorativos, onde as pessoas conseguem customizar com fotos próprias ficando bem personalizado. Além de ser um ótimo presente, barato, com bastante opção e muito bem utilizável.