Para fazer uma peça de bijuteria muito original, duradoura e surpreendente, você vai precisar de um rolo de papel – destes que fazem o suporte de papel higiênico ou toalhas de papel; tesoura, cola branca, fita de cetim ou tecido colorido, pecinhas de strass e cola de contato.
Primeiro, corte o rolo de papel da altura que você quer que o seu bracelete fique – lembre-se de não cortá-lo muito alto, para que ele não fique desconfortável no pulso. Depois, você vai precisar cortar o rolo na vertical, para que ele tenha uma abertura para colocar o bracelete já pronto.
Essa vai ser a base do seu bracelete. Em seguida, passe uma camada de cola branca em toda a parte exterior e interior do bracelete, com a ajuda de um pincel. Forre o rolo com o tecido colorido, cuidando para que nenhum pedaço fique sobreposto ao outro, e também que todo o rolo seja coberto.
Caso deseje dar um toque mais delicado e romântico ao bracelete, em vez de usar tecido colorido, você pode pegar fita de cetim, de largura média e ir cobrindo o rolo com ela, em laços verticais. Outra maneira de fazer um bracelete mais “requintado” é usar fita de cetim das mais grossas e passá-la em um laço só, o que dará a impressão de que o bracelete foi feito apenas de cetim.
Depois que todo o rolo de papel estiver completamente coberto, deixe a cola branca secar, dando retoques de cola com a ajuda do pincel, quando necessário. Cuide bem o acabamento, para que as pontas tanto do tecido quanto da fita, fiquem sempre na parte interior do bracelete e não apareçam na parte exterior. Para que o tecido não desfie, dobre sua ponta no começo, colando o tecido dobrado, e faça o mesmo no fim. Já com a fita de cetim, basta queimar a sua ponta, com o auxílio de um fósforo ou isqueiro, que ela não vai mais desfiar.
Quando o bracelete estiver completamente forrado, é a hora de pegar o strass e a cola de contato e dar um acabamento que o deixará mais bonito e atrativo. Se não desejar usar strass, pode-se também usar miçangas, pedacinhos de tecido cortados em quadrados pequenos e colados sobre o tecido de forro, outros cristais e materiais de bijuteria. Com a fita de cetim, no entanto, o bracelete fica muito mais bonito se decorado com strass.
CulturaMix vamos prestigiar!