Bolsa Feita de Calça Jeans Velha

Sabe aquelas velhas calças jeans deixadas no fundo do armário desde que você tinha 15 anos, pois é você pode dar um destino bem legal a elas. O jeans se mostra como um material bastante resistente ainda quando está surrado e velho, sendo possível deixá-lo com uma cara totalmente diferente, dando asas à imaginação.

Soluções inovadoras, criativas, e de custo baixo, misturam as calças aos demais materiais e tecidos deixando-os transformados nos objetos mais incríveis de decoração como tapetes, almofadas, estofamento para cadeiras e ainda em maravilhosos acessórios como nécessaires,  bolsas, case para celular, e muito mais.

Transformando Calça Jeans em Bolsa

Passo a Passo

Pegue uma calça jeans que esteja lá encostada e saiba que ela deverá ser cortada. Calças podem vir em muitos tamanhos e formas diferentes, mas caso as suas não tenham o tamanho perfeito para se transformar em bolsa, busque em vendas e garagem e brechós. Se quiser uma bolsa de menor tamanho, você pode usar uma calça infantil.

Antes de começar lave muito bem sua peça.

Seguindo a linha do fundo da virilha, corte as pernas. Reserve as pernas (elas serão usadas posteriormente). Corte ao menos dois centímetros abaixo da inferior costura do zíper e dos bolsos, para que a costura tenha espaço. Quem sabe a calça tenha maior largura atrás que na frente; deixe a cintura bem alinhada antes de cortar.

Pode-se cortar reto por trás, ou fazer um corte mais redondo, de acordo com o formato que pretende dar à bolsa. Para fazer o divisor, corte uma tira de tecido de uma das pernas. Use os lados e o fundo da calça cortada para usar como molde. Uma das bordas da tira deve ser virada e costurada. Esta será a borda de cima da separação.

Agora é momento de fazer a opção pela cor da linha a ser usada. Grande parte das calças jeans azuis é costurada com linha bege ou marrom, mas, se quiser pode optar pela linha branca ou azul para dar contraste e misturar.

Pegue o pedaço de jeans cortado e vire no avesso. Prenda no lugar o painel. Costure a parte do fundo para cerrar a abertura que há nas pernas. As laterais da divisão devem ser costuradas para que tenha firmeza. Melhora se as costuras do meio da calça não ficarem na rente.

A partir da borda do tecido passe uma costura de 1,5cm. Deixe uma folga para que não se desfie a costura. Caso comece a desfiar o tecido, costure em zigue-zague uma linha entre a borda e a costura no espaço de sobra. Perceba que as costuras da peça já trazem essa forma de reforço.

Uma tira de mais ou menos cinco centímetros de largura deve ser cortada em todo o comprimento da perna, que será usada como  alça. Quase sempre, a parte de fora da perna é mais alinhada. Ela pode ser cortada no comprimento que achar melhor, para que a bolsa fique na altura que quiser. Corte até mesmo mais largo do que quer, assim poderá costurar com maior destreza na próxima etapa.

Pegue a tira e deixe-a no lado avesso, costurando uma de suas laterais, fazendo com que a costura fique o mais reta possível, em paralelo àquela já passada. Vire-a ao lado direito. Esta fase será mais fácil de ser feita se for maior a largura da tira. Quem sabe seja inteligente usar uma agulha de tricô para ajudar a puxar o tecido por dentro dele mesmo.

Costure a alça dentro da pela, perto de onde a parte mais grossa da perna deveria estar. Neste ponto costure bem firme, até porque todo o peso da bolsa será apoiado nele. Um quadrado formando um X central impedirá que caiam as laterais.

Transforme e coloque acessórios em sua bolsa, deixando-a com a sua cara.

Um zíper deve ser colocado para fechar a bolsa, mas pode ser alguma outra forma de fechamento também. Prenda contas, botões, remendos ou fitas como forma de decoração.

Desenhe ou pinte no tecido. Acrescente alfinetes. Ponha ainda algumas peças com brilho. Em um dos bolsos pendure um lenço para realçar um ponto de cor.

Pode também decorar com bordados, apliques e flores de fuxico.

Abra a bolsa e nela coloque suas coisas rotineiras, para observar se ela é segura para carregá-los, e se as mesmas não caem elo fundo. Você ainda terá a opção de usar os bolsos das calças para guardar miudezas.

Coloque a bolsa nos ombros e fique andando para lá e para cá para testar as costuras. Se alguma parte se soltar, passe uma nova costura para reforçar aquele local.

Mais Dicas

Primeiro, costure do lado avesso a bolsa, de forma a esconder aqueles pontos quando ela for usada no lado correto.

Passe os pontos na parte do fundo, perto da virilha, mais juntos e apertados.

Se quiser, pode usar uma saia e não uma calça. Quando se usa a saia se tem a oportunidade de aumentar o tamanho da bolsa que será confeccionada.

Se quiser pode optar por costurar um forro de pano na parte interior da bolsa. Assim ele poderá ser substituído facilmente quando rasgar ou sujar, fazendo com que fique intacta a bolsa.

Coloque zíper ou velcro nos bolsos para um dar um visual diferenciado.

Você pode substituir a alça de tira de jeans, por um cinto velho. Pode cortar ao meio o cinto ou usá-lo quase todo, prendendo-o de forma que a fivela fique na parte do meio, assim poderá fazer o ajuste do comprimento da alça. O cuidado deve ficar com o lugar onde ficará a fivela, para não incomodar.

Tal projeto não é exclusividade das peças em jeans. Tal bolsa pode ser feita a partir do uso de shorts ou calças em outros tecidos também, desde que o mesmo tenha grade resistência, o que acontece com o jeans. Seguindo as dicas acima, fica quase impossível não se conseguir uma peça legal, diferente e única para guardar suas coisas. O legal é que as bolsas também podem ser feitas em tamanho pequeno para serem usadas por crianças.

Você sabia que é possível aproveitar uma calça jeans velha e transformá-la em uma linda bolsa? Pois se não sabia, aqui você vai aprender o passo a passo para fazer essa bolsa que você poderá usar em qualquer dia e em qualquer lugar.

.

Materiais Necessários:

  • 1 Calça jeans
  • 1 zíper reforçado de 40 cm
  • 4 argolas de metal
  • 2 fechos de metal

Modo de Fazer:

  1. Corte as suas pernas da calça próximo ao gancho.
  2. Corte 2 retângulos de 12 cm x 90 cm para fazer a alça da bolsa.
  3. Para fazer a bolsa é necessário costurar ao redor e colocar o zíper na parte da cintura da calça.
  4. Para fazer a alça costure a peça pelo avesso e vire para o lado direito.
  5. Corte duas tiras de 20 cm para colocar e prender as argolas.
  6. Passe as tiras pela argola e costure na lateral da bolsa e está pronta para usar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *