Há mais ou menos 30 anos, as tradicionais cerâmicas produzindo lajotas entraram no mercado aliando o trabalho com muita tecnologia. Iniciaram então uma linha completa em blocos estruturais de cerâmica, blocos de vedação e blocos de canaletes, atendendo a todo estado de São Paulo e vizinhos.
Esses blocos são fabricados com a mais alta tecnologia e seus equipamentos são todos importados, de última geração, com controle eletrônico de soldagem, proporcionando uma solda homogênea, atendendo aos mais exigentes requisitos de qualidade nacional e internacional.
São eles os blocos de vedação Linha 9 com furo vertical liso com 4 medidas; bloco de vedação linha 11,5 furo vertical liso com 8 medidas; blocos de vedação linha 19 com furo vertical liso com 6 medidas; blocos de vedação furo horizontal com 11 medidas e lajotas com 8 medidas.
A grande inovação para o mercado de construção foi de muito radicalismo, pelo fato de ter prestado o grande serviço de eliminação de etapas do sistema convencional e grande velocidade de execução, constituindo assim fatores inegáveis de economia que não podem ser desprezados.
Entre todos os materiais que vêm sendo lançados no mercado para a construção em alvenaria, o que sempre se destacou em todos os sentidos, de praticidade, economia e velocidade de uma obra, o destaque direto e incondicional vai para os blocos estruturais cerâmicos, sem dúvida alguma.
As amarrações são bem mais práticas e ágeis, sem contar que para uma maior facilidade na execução das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, permite aplicação embutida, sem cortes na parede e se por ventura houver a necessidade de no futuro verificar algo que possa ocorrer com a parte elétrica, hidráulica e sanitária, o manuseio será de uma praticidade incomparável.
As vantagens do uso dos blocos estruturais cerâmicos sem dúvida são várias como, por exemplo, a leveza e maior rapidez na execução de uma obra; isolamento térmico e acústico superior a qualquer outro em alvenaria; propicia a construção racionalizada, diminuição do desperdício dos materiais componentes, argamassa de assentamento e reboco, decréscimo na espessura de revestimento em gesso, reboco ou textura, podendo aplicar diretamente sobre o bloco, grande redução na quantidade de ferro, cimento, areia e brita, dispensa a utilização de tábuas, quando utilizar as canaletes próprias; canteiro de obras menos congestionado e espaço mais limpo, facilita as prumadas das paredes, alta resistência mecânica e precisão dimensional.
Geralmente as empresas que fornecem esse material também favorecem no sistema de soldagem por eletrofusão, garantindo a qualidade nas lajes pré-moldadas, proporcionando muita facilidade para com seu manuseio, que também gerará uma redução significativa de custos.
Portanto em uma obra que se utiliza esse tipo de material, pode-se dizer que a economia será vista com clareza, tanto em finanças, quanto em tempo, não havendo mais a necessidade em permanecer em uma obra simples por muitos meses, sem contar com muita mão de obra.