Quando chega o início do ano e se aproxima o começo do ano letivo, muitos pais recorrem aos bancos e às economias para conseguir pagas todo o material escolar necessário para as crianças, que a cada dia estão mais exigentes quanto ao seu próprio material. Propondo uma nova forma de ponto de vista sobre o material escolar, encontramos algumas dicas de como fazer o seu próprio material, em algumas peças lindas e com praticamente custo zero.
O mais importante é que criamos uma linha de material sustentável, ou seja, peças que são feitas com materiais reaproveitados de coisas e itens que temos em casa e que geralmente jogamos fora, como garrafas plásticas e outros. E antes de você dizer que seus filhos nunca utilizariam um material escolar feito de peças recicladas, pense em fazer o material junto com eles. Inclua na sua rotina anual de retorno à escola a confecção de algumas peças do material escolar, que deve ser muito divertido e gratificante para ambos, sempre lembrando da consciência ecológica aplicada à reutilização de materiais. Você economiza e ajuda e muito na educação e cidadania do seu filho.
Materiais e Técnicas
A maioria das peças que vamos apresentar são extremamente fáceis de confeccionar, e não precisamos de nenhuma habilidade manual especial para finalizar o processo. Os materiais são fáceis de conseguir e seguem a linha de coisas que você deve ter em casa, e no máximo precisará buscar na papelaria mais próxima ou no supermercado mesmo. Tente deixar o seu filho livre para a decoração e acabamento das peças, já que ele vai utilizar o material e precisa de certa identificação com aquilo. Acompanhe-o na confecção e em breve você vão conseguir peças lindas e cada vez mais diversificadas.
A primeira peça que podemos confeccionar é um porta-lápis feito de disquete. Os disquetes são difíceis de encontrar hoje nas lojas, mas a maioria de nós possui alguns exemplares no fundo do armário, que não cabem mais nos computadores modernos mais que esquecemos(ou ficamos com pena) de jogar fora. Precisaremos para esse porta lápis cinco disquetes, além daquelas presilhas para amarrar fios elétricos(que você pode achar na caixa de ferramentas da casa, ou e uma loja de materiais elétricos) e ainda um material perfurante, como uma faca, prego ou uma furadeira elétrica(se for o caso).
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=RwzeFqBOzsE[/youtube]
Lembre-se claro, de nunca deixar seu filho utilizar esses materiais perfurantes sozinho, principalmente porque o furo nesse caso é difícil de se fazer, e o risco de se cortar ou furar é grande. Para a confecção em si, apenas junte os cinco disquetes em forma de cubo. Um disquete de base, e os outros quatro formam as paredes do porta lápis. Todo disquete tem em um dos lados um corte, e é esse detalhe que você utilizará para prendê-los um ao outro, com a presilha de fios. No lado que não tiver o corte de fábrica do disquete, fure-o com a ferramenta perfurante para poder prendê-los. Terminado isso, seu porta lápis está pronto para o uso, e com certeza durará muito mais tempo do que alguns vendidos nas lojas.
O segundo material que temos como exemplo é um lindo estojo confeccionado em EVA. É um estojo que fica lindo e pode ter a estampa que a criança quiser, sendo completamente personalizado e por isso único. O que vamos precisar para a confecção desse material é uma folha de EVA 45×60 de cor natural, e uma outra folha de EVA no mesmo tamanho, da linha Krataeva, mas na cor preta. Além das folhas, um pacote de super apliques transportes, uma cola instantânea, uma tinta glitz perolado, lápis de cor aquerela, lápis comum, uma régua e um estilete. Para o começo da preparação do estojo, você precisa colocar os moldes de todas as peças que formam o seu estojo para as folhas de EVA nas cores de sua preferência(a indicação é apenas um exemplo).
Depois utilize o estilete para cortar as placas e formar as peças que precisamos para a composição. Precisamos de uma grande peça retangular de pontas arredondadas, que formarão a base do nosso estojo. Em seguida cortamos uma fita pequena também retangular, que será a presilha que fecha o estojo. E por último cortamos o encaixe da presilha, que vai preso à parte de trás do estojo, e serve para segurar a presilha e manter o estojo fechado.
Faça a montagem das peças, e com a tinta permanente e caneta preta faça o contorno de todas as peças, como acabamento especial para elas. Cole cada peça com a cola instantânea e posicione os apliques corretamente para que suportem tudo o que for transportado no estojo. Em seguida, faça a pintura da parte externa do estojo com desenhos, figuras e com materiais que você achar apropriados para a criança. Temas lúdicos e coloridos ficam bem no lápis aquarelado, mas tente não exagerar para não criar uma bagunça.
Encontramos também uma outra opção de porta-lápis, essa mais sustentável e com material do nosso dia a dia. Para esse porta lápis você vai precisar de três garrafas pet verdes, duas garrafas pet brancas, uma régua, um pincel atômico azul, uma tesoura, uma barra redonda para perfuração e uma pequena chapa de metal. Precisamos primeiro retirar o fundo de todas as garrafas.
Marque em uma das garrafas 10cm de comprimento a partir do gargalo da garrafa, marcando também o fundo bem acima da marca inferior. Recorte a garrafa nas duas marcas. No fundo recortado, utiliza a técnica do onde deck para o acabamento. Faça o acabamento do bico da garrafa, e marque o bico com pincel atômico, para poder dividi-lo em quatro partes iguais. Esquente a barra e fure o centro de cada linha ue marcamos anteriormente.
Recorte os gargalos. Aqueça bem a chapa e utilize novamente a técnica do onde deck para o acabamento das partes. Para a montagem, coloque os gargalos no bico logo pela parte de baixo, e os lacres finalmente pela parte de cima. Encaixe o bico no fundo e seu porta lápis está pronto para ser usado.