Uma das formas de trabalhos manuais mais antigas que se tem notícia é o artesanato em ferro. Desde que o homem descobriu os poderes do fogo e que por meio do calor conseguia fabricar objetos para o seu uso diário, como armas e utensílios, é que esse tipo de trabalho está presente em todo o mundo.
Chamado de artesanato em ferro forjado ou batido, já que se trata de uma liga de ferro que depois de ser aquecida, é martelada em uma bigorna, onde o ferreiro de forma totalmente artesanal, moldava diversos produtos, como móveis, janelas, portões, candelabros, e até armas, como espadas e facas.
Após a Revolução Industrial, no século XIX, essa tradição foi deixada meio de lado, devido aos produtos fabricados em escala industrial, como móveis e utensílios, mas o artesanato em ferro nunca perdeu o charme, e nos últimos anos passou a ser redescoberto por arquitetos e decoradores.
Isso ocorreu por causa da tendência “vintage”, que valoriza móveis, objetos e roupas antigos e também do “retrô”, que são objetos fabricados nos tempos atuais, mas com o estilo e “design” do passado.
Além do estilo único, já que cada peça é feita de maneira manual, os produtos elaborados por artesanato em ferro são muito resistentes e duráveis, perfeitos para quem pretende decorar sua residência ou ambiente de trabalho no estilo que marcou a Europa nos séculos XIX e início do século XX.
Atualmente, existem inúmeras empresas que elaboram essas peças de artesanato em ferro, principalmente em cidades do interior paulista, cuja atividade econômica principal é o artesanato, como a cidade de Embu, conhecida nacionalmente pelas suas inúmeras lojas de produtos manuais.
Nessas lojas é possível encontrar uma grande variedade de trabalhos de artesanato em ferro, como bancos, corrimãos, portões, fechamentos de janelas, mesas, aparadores, molduras de espelhos e tudo o mais que a imaginação de cada artesão mandar.
Como esse estilo voltou com tudo, vale a pena visitar brechós, antiquários, lojas de móveis usados, bazares beneficentes, e até mesmo vasculhar o depósito de seus avós ou pais, para encontrar objetos feitos de artesanato em ferro, que deixam todo ambiente mais sofisticado e imponente. Mesmo se a peça estiver suja ou enferrujada, é possível restaurá-la e revitalizá-la, deixando-a totalmente nova.
- Primeiro procure lixar toda a peça, e depois remova a poeira limpando com um pincel.
- O próximo passo, é aplicar um esmalte preto fosco em toda a peça e esperar secar (por pelo menos uma hora).
- Assim que a peça estiver seca, passe uma mistura obtida com três frascos de purpurina nas cores nos tons de dourado e bronze com um de goma laca incolor, utilizando um pincel com cerdas desfiadas e compridas.
- Procure intercalar as pinceladas para deixar o fundo preto aparente. Depois deixe secar por duas horas. Finalize aplicando uma demão de verniz acrílico.
Pronto, agora você já tem uma nova peça de artesanato em ferro para decorar sua casa!
gostaria de saber como é pintada essas formigas,que tipo de tinta.
aguardo!!