Porongo, também conhecido como cabaça é um fruto da família da legenaria siceraria, e a planta é chamada de porongueiro ou cabaceiro.
O fruto depois de seco é utilizado em vários países do mundo como vasilhas para refeições, copos, cuias, moringas para transporte de água, cisternas, como instrumento musical e no artesanato.
No Rio Grande do Sul o porongo faz parte das tradições daquele povo e é amplamente utilizado na fabricação de cuias para chimarrão.
A Origem do Uso dos Porongos
Os porongos já eram utilizados no ano de 1580 pelos índios Guaranis quando estes receberam Manuel de Nóbrega e os Jesuítas. Foram os índios que ensinaram os jesuítas a tomarem um chá de folhas secas que tirava o cansaço e os excitava, e o chá era tomado em uma cuia, feita do fruto de uma planta em forma de oito. A parte menor dessa fruta era cortada e colocada para secar, então estava pronto o recipiente do chá, a cuia.
Já tentaram fazer cuias de diversos materiais diferentes, mas nenhum deles se iguala ao porongo, pois a cuia de porongo não altera o gosto da erva e mantém a temperatura do chimarrão, sendo o velho porongo dos Guaranis o recipiente ideal para um bom chimarrão.
Plantio, Colheita e Beneficiamento do Porongo
O porongo é plantado nos meses de julho, agosto e setembro e em janeiro o porongo ja está começando a ficar maduro. Pode ser colhido nessa época ou então deixado amuderecer completamente no pé, até o mes de maio do ano seguinte, o que é mais indicado.
Depois de colhido o porongo deve ser cortado, sendo a parte de cima a usada para fazer a cuia, então coloca-se essa parte para secar em local com bastante corrente de ar.
Quando estiver bem seco tira-se o bagaço do centro da cuia até chegar a parte firme. Então com uma lixa fica lixa a aba e o interior da cuia até que fique bem lisa. O acabamento deve ser feito com cera e polimento.
Curando a Cuia de Porongo
Existem diversos tipos de porongo, contudo para a cuia de chimarrão o porongo ideal é o porongo doce de casco grosso. Antes de usar a cuia para tomar chimarrão ela deve passar por um processo que faz com que os poros da cuia sejam fechados e elima as bactérias e fungos.
Para curar a cuia colocamos agua quente e 3 colheres de erva mate, que devem ficar por cerca de 24 horas. Sempre que a agua for absorvida deve ser completada. Depois deve retirar tudo e lavar bem a cuia em agua corrente e deixar secar em local ventilado por cerca de 24 horas.
Então repete-se todo o processo por mais duas ou tres vezes, até que o porongo não absorva mais a água. Para curtir a cuia o processo leva em média de 12 a 15 dias, e deve ser feito com muito carinho, pois uma cuia bem curtida é um dos segredos de um bom chimarrão.
tudo muito interessante. Gostaria de saber aonde encontrar ou comprar sementes de cabaça pra poder plantar em casa. poderiam informar a respeito!!?? Ficarei muto agradecido. Abraços.