Muitas crenças e religiões possuem símbolos que sempre significam algo de especial. Na maioria das vezes, essas imagens estão enfeitando algum local como portas, casas, lojas ou outros lugares onde a religiosidade e a fé sempre são bem vindas. Para não gastar dinheiro e estar sempre com a sua crença em dia, que tal aprender a fazer essa simbologia toda com técnicas simples e artesanais? Neste artigo você vai conhecer a mão de Fátima, mais conhecida como hamsá, e como você vai poder produzi-la sem mexer muito no seu bolso.
Significado
A hamsá, que no árabe é muito conhecida como chamsá, ou seja, fazendo referencia ao número cinco, é um amuleto e tanto e pode ter muitos significados. O número cinco traduzido do árabe para o português se refere ainda ao número de dedos que temos nas mãos e por isso, o símbolo ficou conhecido como mão de fátima.
O amuleto literalmente representa uma mão estendida com cinco dedos esticados e serve para diversos fins.
Religião
O adeptos do Islã e do Judaísmo usam o amuleto para espantar o mau olhado. A simbologia do chamsá é muito conhecida em todo o Oriente Médio, especialmente em países como o Egito. A mão é encontrada por lá em diversas formas, tanto pintadas em quadros e vasos, quanto em forma de amuletos, colares e pingentes para jóias.
No Islã, embora o alcorão vete qualquer tipo de amuleto, a mão de Fátima se refere a filha preferida e Maomé e também representa os cinco pilares do alcorão através da mão esticada.
Para os judeus, a hamsá se refere ao Torá que por possuir cinco livros, se relacionada diretamente com os dedos da simbologia. Para eles, o amuleto é conhecido como Mão de Miriam, irmã de Moisés e Aarão.
Além do Oriente Médio adotar o amuleto, ele também aparece com frequência entre os adeptos do budismo. Na religião, a hamsá tem o mesmo significado e também se relacionada com a dissipação do medo.
Um Símbolo De Paz
Atualmente, em diversas regiões de conflito no Oriente Médio, ainda existe a guerra entre islâmicos e judeus que competem eternamente por território. Assim, a hamsá tem sido um amuleto para representar a paz e a esperança entre o encontro dos povos, já que a mão de cinco dedos tem raízes em comum tanto do islamismo quando do judaísmo.
No Artesanato
Agora que você conhece todo o significado da Hamsá e se identificou com ele, porque não ter esse amuleto pertinho de você? Você não precisa sair correndo e ir na primeira loja para comprar um., Faça o seu próprio simbolo usando as técnicas artesanais mais simples que existem.
A mão de Fátima pode ser empregada de diversas formas, além dela ter diversos nomes também. Veja abaixo aonde você vai poder empregar a sua mão de cinco dedos:
- penduradores de porta e maçanetas
- pingente para pulseiras, cordões e tornozeleiras
- Quadros e vasos que podem ser pintados à mão e com outros métodos
- cerâmica e esculturas
- chaveiros
- Roupas
Pintura Da Hamsá
Tem um pedaço de madeira em casa? ou um quadro que você não usa para nada? Se elas estão precisando de uma pintura, a Hamsá é uma ótima ideia para usar! Na cerâmica ela também fica um charme.
Use as cores que você quiser para começar a pintar a sua mão de fátima. Nos quadros, procure usar cores neutras para o fundo e tons mais chamativos e escuros para dar ênfase ao amuleto. Na cerâmica, busque tintas próprias para realizar a sua arte. Em roupas e outro acessórios que levem pintura, não esqueça de que a qualidade da tinta é muito importante.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DQS7Dhz7W9A[/youtube]
Confira Abaixo Como a Sua Hamsá Pode Ficar Bonita Pintada Em Um Quadrinho Bem Singelo:
Mão De Fátima Em Feltro
Para fazer um pendurador, tanto para colocar em maçanetas, nas portos de armários e até mesmo no carro, uma técnica muito usada é o feltro. Você ainda pode incrementar o sua mão de fátima com fitinhas e outros adereços super legais. Confira o passo a passo logo abaixo:
Materiais Necessários
- Retalhos de feltros de várias cores ( pode ficar ao seu critério)
- Linha de bordado na cor que você julagr melhor
- Agulha para costurar
- Plumante
- Mini cianinha
- Caneta mágica
- Cola quente
- Tesoura
- Um molde
Passo a passo
- Primeiro, pegue um molde da hamsá. Risque, com a ajuda do molde que você escolheu, o desenho da mão de cinco dedos no feltro da cor que você também achou melhor.
- No feltro de outras cores, você irá riscar flores, folhinhas, olhos gregos e quaisquer outro enfeite para a sua mão de fátima. Use feltros bem coloridos e com diversos tons diferentes para que a sua hamsá fique bem legal e criativa.
- Use uma linha de bordado para casear o feltro com a mão de fátima. Faça um corte em cima do feltro para colocar o plumante e deixar a sua produção bem fofinha.
- Comece a espontar para formar os cinco dedos da mão de fátima com a ajuda do plumante.
- Pegue as flores, de vários tamanhos, podendo ser grandes pequenas ou médias e comece a pregar em volta da sua hamsá semi pronta. Dobre os adereços e dê pontos para fixa-los à sua criação.
- Você pode optar por franzir os adereços em volta do seu amuleto. É só fazer um pesponto e puxa-lo em seguida. Assim, algumas flores podem ficar franzidas e outras não, criando um efeito bem interessante no seu símbolo.
- Para colar o miolo das flores e talvez algumas fitinhas, use a cola quente, mas com moderação e muito cuidado. Use a cola quente para colar o olho grego que você também pode usar na sua criação.
- Para finalizar o artesanato, use a sianinha, colando-a na parte de trás da hamsá, bem no topo. Com isso, forme uma alcinha em cima e embaixo uma espécie de pingente. Pronto! Agora você terá um amuleto para espantar o mau olhado da sua vida e quem sabe trazer alguma paz interior.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZpHr8J0Nrr8[/youtube]