Os homens fabricavam suas redes para a pesca, e com isso, as mulheres ao visualizarem o trabalho que eles faziam com as linhas, se propuseram a desenvolver um trabalho semelhante com suas linhas, sendo que para elas, rendeiras, este tipo de renda colaborou e muito para que a inspiração das mesmas fosse transformada em peças distintas e únicas. Com isso, surgiram os delicados fios traçados que são totalmente valorizados através da moda que sai do artesanato. Dos teares e de suas talentosas mãos, saem peças como vestidos, saídas de praia, colchas, chales, lenços, coletes e tudo mais que a criatividade das rendeiras permite.
A seda, que é feita através de fibras naturais, o linho e os fios naturais, passam a ser os mais valiosos, sendo que o trabalho das rendeiras inicia-se através de uma malha que é traçada com os fios de algodão cru, ou até mesmo linha, em seguida, coloca-se numa grade para que a mesma seja preenchida com os desenhos escolhidos. A renda filé é iniciada a partir de uma rede simples, confecciona-se uma rede simples, composta de nós, que é dado o nome de “Malha”, daí inicia-se a composição de cada peça com seus desenhos próprios escolhidos. Pode-se dizer ainda que a “Renda Filé”, além de ser traçada em telas, é uma herança já citada, que as rendeiras carregam das tarrafas de pescadores, são eles que dão o suporte aos detalhes que são acrescentados com a técnica do bordado entrelaçado; esta técnica desperta a atenção por sua complexidade, com toda sua leveza e por todo colorido de seus fios, com as criações de seus desenhos retirados através de muita originalidade.
Através da “Renda Filé”, as artesãs nordestinas podem expressar o quanto este povo é forte e determinado, de muita alegria, multiplicando sempre as possibilidades de talentos natos. Com suas cores alegres, vão vivendo e carregando para futuras gerações a continuidade de seu folclore, onde, através do mesmo, podem revelar seus usos, costumes, as tradições e as características que cada região nordestina possui. Também deve ser classificado como um produto artesanal, sendo que sua arte confeccionada através de fios coloridos de algodão, nada mais é do que bijuterias realizadas através dessa matéria-prima tão simples e que surte um efeito maravilhoso em sua finalização, podendo ser criados: colares, brincos, cintos com detalhes em dourado ou até mesmo em couro ou prata, também podendo utilizar em sua composição as pedras; tudo que acrescentar à sua biju com certeza poderá classificá-la como sendo uma peça artesanal de altíssima qualidade.
O artesão brasileiro deve agradecer muito a toda matéria-prima que está à sua disposição e que muito delas são retiradas da própria natureza, podendo ainda contar com toda essa miscigenação cultural que existe em nosso país, possibilitando assim, colaborar com muitas técnicas para suas criações.
Gostaria de saber como comprar os fios coloridos de algodão ?