A Arte Com o Leite: Aprendendo Química

A área química vem se expandindo cada vez mais no mundo. Nós precisamos dela para quase tudo nessa vida. Os pneus dos nossos carros só são produzidos graças a ela, os remédios só são fabricados porque ela foi descoberta e nós podemos fazer um tipo de arte diferente apenas porque ela existe.

É isso mesmo que vocês leram. A arte da química nos proporciona imensas obras que pintores como Pablo Picasso ou Tarsila do Amaral não saberiam explicar. Juntamente com elementos do nosso dia a dia e um empurração de reações químicas tudo pode virar brincadeira, ainda mais por parte da crianças que são o principal público alvo destas experiências. Afinal, essa mistura de arte e química só pode resultar em aprendizado!

Neste artigo, nós vamos aprender uma combinação bem básica: Um pouco de leite, a sua imaginação artística e uma pitada de química.

A Arte Com o Leite: Aprendendo Química

A Arte Com o Leite: Aprendendo Química

Estudando Interações Químicas Com Leite

O título pode parecer estranho, mas ao final de tudo vai fazer muio sentido. Os mamíferos bebem leite desde o nascimento e depois, quase não precisarão mais dele. É por isso que muitas vezes usamos esta bebida gostosa para arrancar alguma lição. Afinal, como podemos estudar interações químicas usando o leite? É simples, o leite é composto por pequenas gotículas de gordura em sua superfície que permite a não solubilidade de diversas substancias derramadas sobre ele. Assim, podemos verificar as interações químicas entre várias partículas e ainda estudar a sua solubilidade, uma parte muito importante da química.

Estudando Interações Químicas Com Leite

Estudando Interações Químicas Com Leite

O Que a Arte Tem a Ver Com Isso?

Muito devem estar se fazendo esta pergunta agora. Na verdade, a arte tem muito a ver com isso, já que temos substancias coloridas que não se dissolvem no leite e deixam suas partículas flutuando livremente em sua superfície. Isso pode gerar uma mistura e uma combinação de cores que nem o grande Monet suspeitaria!

Uma Coisa Chamada Tensão Superficial

É por causa de uma coisa chamada tensão superficial é que a arte pode ser bem aproveitada nessa história toda. O leite, com suas partículas minúsculas de gordura, formam uma camada em sua superfície que fica bem rígida, gerando a tal tensão superficial. Ao adicionarmos qualquer substancia que possa quebrar essa tensão, ela se misturará facilmente ao leite, se ligando tanto às partículas de gordura, quanto à moléculas de água ali presentes. Por isso, ao analisarmos a estrutura de um elemento assim, vemos que ela possui partes conhecidas por polares e apolares.

Polaridade Das Moléculas

Polaridade é a capacidade que uma molécula tem de atrair cargas elétricas, formando polos opostos, ou seja, negativos e positivos.

  • Moléculas polares: Apresentam a polaridade e só solubiliza outras polares
  • Moléculas Apolares: Não apresentam a polaridade e só solubiliza outras apolares

O Detergente Pode Quebrar a Tensão Superficial Do Leite

O detergente é uma substancia muito interessante e ninguém quase sabe disso. Ele possui a capacidade de interagir com duas coisas completamente opostas e que também não se misturam: a água (polar) e a gordura (apolar). Quando o detergente é misturado ao leite, ele quebra a tensão superficial do mesmo, justamente por poder interagir com esses dois elementos ao mesmo tempo e que estão presentes na bebida. Depois que a tensão se quebra, a arte pode ser criada da forma mais fácil possível.

Começando a Experiência

Agora, vamos ver como tudo isso funciona na prática. Vamos usar o leite como uma tela branca para criar combinação de cores e estudar o comportamento químico de cada elemento presente. Abaixo, veja o que você vai precisar para começar.

Ingredientes:

  • Um copo de leite (evite desperdícios)
  • Detergente qualquer
  • Corantes alimentícios diversos
  • Recipiente para o leite
  • Béquer ou um copo
  • Um conta-gotas

Passo a Passo:

  1. Coloque 25 mL de detergente no béquer ou no copo
  2. Ponha o leite no recipiente escolhido e deixe-o parar de se mexer
  3. Depois que o leite não estiver mais em movimento, comece a pingar os corantes com o conta-gotas em locais diferentes
  4. Nos mesmos lugares em que você despejou o corante, jogue o detergente que você separou inicialmente no béquer.
  5. Observe o que acontece logo em seguida.

Explicando o Acontecido

Ao final da experiência, você vai ver que, inicialmente, quando o corante foi colocado na superfície do leite, ele não se espalhou, pois são foi capaz de quebrara a tensão superficial presente na bebida. Com a adição detergente, isso foi possível, devido a interação já mencionada. Depois que a tensão superficial deixou de existir, o corante se mistura na água e se espalha livremente pela superfície do leite. Porém, o resultado visto por vocês só pode ser concluído por causa da capacidade do detergente de formar as chamadas micelas:  aglomerados de moléculas de detergente, possuindo também partes polares e apolares simultaneamente. Essas micelas ficam com aspecto esférico pois se envolvem às partículas de gordura do leite, dando mais liberdade para que o corante (polar) se disperse na água (polar). Com isso, sua arte está feita!

Brincando Na Escola

Essa experiência é uma forma muito legal de aprendizado químico. Além de ensinar de uma forma divertida, é super prática e pode ser feita sem perigo algum, já que usa ingredientes muito fáceis de se manusear e que não causam maiores problemas. Por isso, professores e professoras podem usar a arte com leite nas escolas para uma aula mais dinâmica e cheia de diversão. Com certeza a garotada vai se amarrar!

Vídeo

Abaixo, segue o vídeo para que você visualizar esse experimento antes de faze-lo.

[youtube]http://youtu.be/A4RSJsmF2GU[/youtube]

Outras Experiências Envolvendo Química e Elementos Do Dia a Dia

Assim como o leite, também podemos usar outros elementos do dia a dia para criar experiencias artísticas e aprender química, física, geografia, história e outras matérias ao mesmo tempo. Abaixo, seguem algumas delas:

  • Pasta de dente de elefante ([youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PygjKCTcwqY&feature=related[/youtube]) – experiência que usa pasta de dente e água oxigenada
  • Degelo colorido ([youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Eg5ZQuSeCto&feature=relmfu[/youtube]) – usa gelo e estuda as mudanças de fase da água
  • “Tirando sangue” das mãos ([youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PUhCnMAo1sE&feature=relmfu[/youtube]) – usa açafrão e hidróxido de amônio
  • Bolha gigante de detergente e gelo seco ([youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Jhp5w9fEKyY&feature=related[/youtube])

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *