Artesanato Em Crochê
O artesanato é uma forma de arte, uma forma de arte social que é muito difundida no nosso país, ele está presente de Norte a Sul e com certeza pode ser definido como umas das mais fortes manifestações do nosso povo. O artesanato além de sua incrível beleza e todo amor que é empregado nas peças, ele também pode ser o sustento de uma família e um caminho para uma vida mais digna.
É completamente correto usar a palavra artesanato com um adjetivo para as coisas, para demonstrar que algo é melhor, feito com melhores materiais ou ingredientes, ou ainda que foi feito de maneira diferenciada, contando com técnicas inovadoras, tudo isso pode transmitir realmente o que é um trabalho artesanal.
Devemos valorizar os nossos artesãos que são pessoas que mesmo sem saber estão difundindo a nossa identidade cultural, os costumes e raízes da nossa terra, eles estão sempre passando para frente um pouquinho de arte e um pouquinho de história.
Os materiais usados para fazer o artesanato são infinitos, essa arte pode ser feita com qualquer material que se desejar, independente de qual seja, tanto que hoje muitas peças fazem arte com peças reutilizadas, que antes seriam material de descarte.
Apesar dessa revolução, da moda sustentável no mundo atual, tem algo antigo que nunca sai de moda, são as famosas costuras, peças e trabalhos feitos em crochê, essas peças são charmosas, moda vai e moda vem elas conseguem se manter consistentes e em constante renovação, uma prova disso é que nos últimos anos houve um renascimento da técnica e das peças.
Trabalhos Em Crochê
O crochê talvez seja a técnica de costura e de artesanato mais comum no Brasil e também a mais conhecida, isso porque em todos os cantos de nosso grande país ela está sempre em alta e se mantém como um dos materiais mais procurados e mais vendidos. Para quem o faz, além de ser algo lucrativo é também uma maneira de passar o tempo e até de relaxar, já que praticar as suas técnicas requer paciência e tranquilidade, consequentemente é uma pratica que acalma, é um treinamento de calma por assim dizer.
Existem pessoas que praticam o crochê há anos, outras estão começando recentemente ou ainda vão começar, independentemente de qual seja o seu caso, vamos dar aqui uma dica para os iniciantes, pois há algumas coisas básicas de que você precisa, para poder fazer crochê. Para começar é claro, precisaremos de agulha e linha, especificas para a prática e uma tesourinha que será usada em alguns momentos.
É importante saber que existem alguns tipos diferentes de agulhas e de linhas, normalmente dependendo do tipo de agulha que você tem, é que você vai ter base para comprar o tipo de linha. Há as agulhas de aço inox, que são as mais comuns e que normalmente são usadas para trabalhar com linhas menos grossas. Há as agulhas de alumínio que são muito indicadas para materiais mais grossos, como exemplo, temos como materiais os barbantes e as lãs, essas podem ser encontradas em suas versões coloridas. Quanto aos tamanhos, existem várias opções que casam com os diâmetros da linha escolhida.
Uma nova opção no mercado são as agulhas de bamboo, isso mesmo, esse novo tipo surgiu devido ao aumento da demanda de sustentabilidade, mas como não é tão comum ela pode ser ainda mais cara do que os outros tipos de agulhas mencionadas, mas uma de suas grandes vantagens é que ela é menos lisa do que as outras, sendo assim é uma opção mais indicada para quem está aprendendo, principalmente quando o aluno aprendiz tem dificuldade com os outros tipos.
Há uma grande variedade também de pontos que podem ser usados para fazer crochê, alguns são mais simples, outros mais complicados, mas os principais pontos usados, os mais comuns são o ponto correntinha, que também é conhecido como ponto de corrente, tem o ponto baixo, o ponto baixíssimo e por fim o ponto alto, mas vale lembrar que esses não os únicos, mas provavelmente são os mais usados.
A técnica do crochê é mais do que aprender e decorar o seu passo a passo, ela consiste principalmente na tentativa e erro, no ato de persistir, pois pode ser que você erre muitas vezes, mas continue, pois, uma hora tudo vai lhe parecer bem mais simples e também mais prático, será como um trabalho automático que você faz e quando vai ver já está pronto.
Principais Peças
Agora listaremos alguns dos principais trabalhos feitos de crochê, os seus usos mais comuns, mais procurados, mais vendidos e mais aperfeiçoados, afinal o crochê é um clássico brasileiro, que nunca está de fato fora de moda, esse clássico está sempre se reinventando.
- Tapetes.
- Almofadas.
- Colchas.
- Capas de travesseiro.
- Quadros.
- Jogo Americano de cozinha.
- Pano de prato.
- Toalha de mesa.
- Enfeite de centro de mesa.
- Mandalas.
- Bolsas.
- Santinhos.
- Bonecos infantis.
- Roupas de todo o tipo.
- Biquínis.
- Maios.
- Enfeites de natal.
- Muito mais.