Crochê
Essa técnica de artesanato é bem antiga, existe a muitos anos e já foi bem mais popular do que é nos dias atuais. No entanto, as tendências nos últimos tempos vêm trazendo de volta, muitos costumes antigos, entre eles o crochê. Está na moda novamente fazer bonecos de crochê, peças de decoração, tapetes, entre outros artefatos que muito se fazia antigamente, além desses estão surgindo novas peças e modelos para se fazer com essa técnica.
Muitas pessoas tem o costume de ligar o crochê aos mais velhos, mas pessoas de todas as idades vem se apaixonando mais e mais por essa técnica, que inclusive muitas vezes é passada de pai e mãe para os seus filhos.
Uma das grandes vantagens de se praticar a técnica, é que ela é extremamente relaxante, principalmente pelo seu ritmo lento de ser feita, por esse motivo, aqueles que planejam fazer peças de crochê devem ter muitas calma e paciência, afinal como já dizia o ditado a pressa é a inimiga da perfeição e não poderia ter ditado melhor do que esse para este artesanato, pois no crochê quanto mais lento e mais preciso, melhor será o seu resultado.
Algumas pessoas fazem o crochê para seu próprio uso, outras pessoas fazem para vender. Essa técnica tem sido cada vez mais lucrativa para os seus artesãos, porque hoje existe uma procura muito grande para dar às casas e as decorações, toques mais pessoais, mais artesanais e mais personalizados e o artesanato em crochê, permite isso, que suas peças saiam bem do seu jeitinho, com os desenhos e cores que você mais gosta.
Como Fazer Crochê
Agora vamos começar a falar sobre o que você precisa saber para começar a praticar essa técnica. Antes de mais nada, os interessados em crochê devem escolher a agulha para usarem e tem agulhas especificas para esse artesanato, elas podem ser agulhas de aço, agulhas de alumínio e agulhas com o cabo emborrachado, que muitas pessoas dizem que machucam menos as mãos.
Todas as agulhas variam de tamanho, elas têm uma especificação de máximo e mínimo, esse seu tamanho vai influenciar no ponto de crochê que será dado, pois agulhas maiores farão pontos mais grossos, enquanto agulhas mais finas farão pontos mais finos. O que varia também é o tamanho dos fios, cada fio combina melhor com um tipo de agulha para que o ponto saia perfeito, caso contrário ele pode ficar frouxo e até deformado. Os fios finos geralmente são mais fáceis para os iniciantes trabalharem e são mais fáceis de terem firmeza e durabilidade.
As agulhas de aço de níquel são as mais vistas e as mais antigas também, elas têm a cor prateada e variam de tamanho, a sua faixa de numeração em milímetros vai de 0,6 a até 2 milímetros. As vantagens dessa agulha é que ela é bem resistente, normalmente dura muitos anos, até mesmo uma vida inteira e também é indicada para o crochê quando se deseja fazer uma peça final com pontos mais fininhos.
As agulhas feitas do material alumínio são para pontos onde se deseja um aspecto um pouquinho mais grosso, no caso a sua numeração de tamanho varia em milímetros de 2 a até 7. Um fato interessante sobre essas agulhas, é que você pode acha-las nas mais diversas cores e desta maneira tornar o seu material de costura, mais divertido.
As agulhas que possuem o cabo emborrachado, também são feitas de alumínio, mas com essa facilidade que tem o intuito de proteger as mãos dos seus artesãos. Ela assim como a agulha de alumínio comum é feita em diversas cores, mas nesse caso, cada cor define um tamanho de agulha diferente, que varia de 2,5 milímetros a até 5,5 milímetros.
Os tipos de pontos de mais comuns são o ponto-ponto correntinha, ponto-ponto alto, ponto-ponto baixo e ponto baixíssimo. Tenha persistência, essa técnica artesanal definitivamente é para testar a sua paciência e tranquilidade, pois principalmente no começo você vai ter que fazer e desmanchar algumas vezes até acertar os pontos. Se um ponto dar errado, não tenha medo de desfazer e fazer de novo, pois se você ignorar e continuar sem arrumá-lo, ele pode desfiar a sua peça toda depois.
Cada ponto requer uma atenção especial, se por acaso você cansar as suas mãos descanse um pouco e depois continue, se você é novato na área, não desista, verá que após algum tempo tudo parecerá automático. Você pode aprender um ponto ou mais de um, o interessante é brincar com as formas e deixar a sua criatividade falar mais alto.