Como e Onde Surgiu o Crochê? Qual a Sua Origem?

Como e Onde Surgiu o Crochê? Qual a Sua Origem?

Você gosta de fazer crochê? Se você quer aprender um pouco mais sobre essa arte, continue lendo esse artigo e aprenda um pouco mais sobre essa técnica que até hoje ganha adeptos em todo o mundo.

A História do Crochê

Uma das formas de arte que até hoje permanece muito em evidência seja em roupas, acessórios pessoais ou de casa, é o crochê. Esse nome deriva de um termo de um dialeto nórdico, e significa gancho, justamente fazendo relação ao formato do bico da agulha de crochê.

A sua palavra também tem origem francesa, da palavra croc, existe o mesmo significado. De acordo com o trabalho de alguns historiadores, o crochê tem origem há muito tempo, na pré-história para ser mais exato.

No entanto, o crochê como o temos conhecido atualmente, começou a emergir no século XIV. Existem diversas teorias sobre o local exato onde o crochê começou a ser desenvolvido. A mais provável e aceita é de que ele se originou na Arábia, e chegou até a Espanha pelo Mediterrâneo.

Desde então, a técnica do crochê foi se espalhando entre as tribos da América do Sul, que passaram a presentear as moças no período de puberdade com adornos feitos de crochê.

Há ainda historiadores que defendem que a origem do crochê ocorreu na China, como uma técnica derivada dos bordados. Com o passar do tempo, essa técnica teria se difundido para a Europa e para o Oriente médio por volta de 1700.

Quando o Crochê Ganhou Espaço

Apesar de diversas teorias sobre como o crochê surgiu, ele acabou ganhando bastante espaço quando Riego de La Branchardiere começou a desenhar padrões simples, que podiam ser copiados de forma bem fácil.

Logo, publicou um livro, para que dessa forma outras pessoas pudessem reproduzir esse tipo de arte. Depois disso, o crochê passou a ser ainda mais conhecido.

Como Funciona o Trabalho Em Crochê

Além da história cheia de opiniões distintas, o crochê é bem cheio de diversidades em sua criação, sendo de responsabilidade do artista que faz, usar toda a sua criatividade para originar peças lindas.

Para iniciar o trabalho em crochê, primeiro se realiza uma sequência de pontos, conhecidos como pontos em corrente. Cada ponto deve ser contado para determinar que tipo de arte esse grupo de pontos originará.

Caso uma pessoa queira desenvolver peças circulares em crochê, o seu início, deve ocorrer do centro para fora. No caso de peças retas, basta fazer a sequência dos pontos em corrente.

Trabalho Em Crochê

Trabalho Em Crochê

Com o avanço tecnológico, existem já diversas máquinas que fabricam peças em crochê. No entanto, existem alguns pontos que apenas o trabalho manual em crochê pode executá-los com a devida perfeição.

Materiais Para Trabalhar Com Crochê

Um ponto positivo para quem deseja iniciar seus trabalhos na área da arte em crochê é que o seu custo inicial não é tão caro. Você pode iniciar o trabalho com poucos recursos, e ter um bom lucro com a venda de suas peças.

Para começar, você deverá ter:

1 – Agulhas de crochê

Essas agulhas não são as agulhas de costura que você já conhece. Elas são bastões alongados (medem cerca de 15 cm), com um pequeno gancho em uma ponta. Esse gancho serve para poder puxar a linha na realização dos pontos de crochê.

As agulhas possuem tamanhos variados, divididos por letras, milímetros ou números. O tamanho delas irá variar de acordo com o material que você irá usar. Em geral, se usam linhas, mas podem ser outros materiais como fios, por exemplo.

É importante deixar claro que não tem um material melhor do que outro, cada um é específico para o seu produto final. Nesse caso, existem apenas materiais diferentes.

2 – Fios

Nesse caso, chamamos de fios ou de linhas o material que será usado para fazer o crochê. Os fios podem ser tanto naturais como sintéticos. Assim, os mais usados, são: lã, algodão, linho e nylon.

Existem outros materiais, como seda de soja ou fios de acrílico, que são usados menos comumente.

Como Trabalhar Com o Crochê

Caso você tenha interesse em iniciar uma carreira ou um negócio que envolva a arte em crochê, deverá escolher o material que mais se adeque aos seus produtos finais.

Depois comece a pesquisar que tipo de produto você deseja produzir. Escolha algum que você tenha afinidade para, assim, poder desenvolver um bom plano de negócios, e colocá-lo em ação.

Depois de escolher o tipo de produto, você precisará aprender a técnica de fazer crochê. Para isso, poderá pesquisar alguma escola que ofereça esse tipo de aula, ou então, utilizar a internet como ferramentas de estudos, e se matricular em um curso online.

Diversas plataformas de ensino oferecem o curso de crochê para desenvolver as técnicas, desde as mais simples, até as mais elaboradas. Para formar as peças que você deseja vender, a sua criatividade será fundamental, é essa a diferença entre as pessoas que têm sucesso ou não.

Antes de começar a vender as suas peças, você precisará calcular o seu preço de custo (quanto gastou para fazer cada uma), e o seu preço de venda (por quanto cada peça será vendida).

Esses valores devem ser analisados com calma, para que você nem coloque um preço que o seu cliente não irá pagar, nem coloque um valor que você venha a ter prejuízo com as vendas dos seus produtos.

Depois de fazer o curso e estipular um valor médio das peças, você deverá começar a treinar fazendo peças básicas para seu próprio uso. E assim você vai começar a construir o seu “pequeno portfólio”.

Depois disso, crie uma conta em uma rede social com o nome de seu pequeno negócio, comece a tirar algumas fotos, e fazer algumas postagens para desenvolver um público que admira o seu trabalho.

Para isso, você irá precisar desenvolver algumas técnicas de marketing digital, e assim, colocar em prática as formas de interação. Mantenha sempre as redes sociais do seu negócio atualizadas, e sempre responda os seguidores que pedirem informações.

Com toda a certeza, você terá um resultado muito positivo vendendo peças de crochê. Além de difundir uma técnica de arte bem antiga, você ainda terá uma renda extra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Croche

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *