Como o próprio nome sugere, o Ponto Russo, é um tipo de bordado que tem origem em terras russas e que chegou ao Brasil por volta de 1950 com os imigrantes do país que se instalaram especialmente no estado do Paraná. Um dos diferenciais dessa técnica é o fato do bordado dar a impressão de que a figura tem alto relevo. Algo bastante comum é ver bordados de nomes feitos com a técnica de Ponto Russo, uma ideia legal para enxovais de casamento e também para a venda de peças personalizadas.
Dicas Para Fazer Ponto Russo
Essa técnica de bordado pode ser um excelente passatempo por ser relaxante, mas também pode se tornar uma ótima fonte de renda extra. A seguir você confere dicas dos materiais e do que será preciso para fazer Ponto Russo.
Linhas de Ponto Russo
A primeira dica é saber que Ponto Russo não tem linhas específicas, mas é interessante usar lã para tecidos que sejam mais encorpados e linha para bordado ou crochê para tecidos mais finos facilitando o trabalho.
Agulha Para Ponto Russo
No quesito agulha, o Ponto Russo, tem sim uma agulha específica, contudo, a sua espessura deve acompanhar a espessura da linha que foi escolhida para bordar.
Tesoura Para Ponto Russo
Para conseguir um bom acabamento das linhas é interessante contar com uma tesoura de arremate que têm pontas e com seu tamanho pequeno é mais fácil de manusear.
Tecidos Para Ponto Russo
Dependendo da utilidade que você pretende dar para o bordado pode escolher diferentes tipos de tecidos dentre os quais se destacam tergal, cetim, gabardine grosso, cânhamo grosso, oxford, étamine, linho tergalizado, toalhas para pintura entre outros. Pense em que tipo de peça você pretende confeccionar para escolher uma base adequada.
Bastidor Para Ponto Russo
É muito importante que o bastidor seja maior do que o desenho que você pretende criar com a técnica de Ponto Russo. O tecido deve ser bem esticado sobre o bastidor para facilitar o trabalho de bordado sobre a superfície garantindo assim um resultado com mais precisão.
Gráficos Para Ponto Russo
Para bordar é necessário ter os gráficos que funcionam como guias para a elaboração dos desenhos. É bem fácil encontrar gráficos de letras para Ponto Russo, basta dar um Google para ter acesso inclusive a gráficos de alguns nomes. Vale dizer que caso não encontre um gráfico do nome que você deseja bordar pode usar esses desenhos como base para criar o seu próprio.
Termolina Leitosa
Para a finalização do trabalho do bordado com Ponto Russo é necessário aplicar uma substância leitosa chamada Termolina na parte de trás, tome bastante cuidado para que ela não passe para frente.
Stêncil
Um molde que serve para quem deseja desenhar diretamente no tecido a partir do molde.
Vídeos de Ponto Russo
A seguir listamos alguns vídeos que apresentam a técnica do Ponto Russo na prática para quem deseja criar lindas peças com esse tipo de bordado.
Vídeo: Bordados em Ponto Russo
Confira como são feitos os bordados em ponto russo.
Vídeo: Ponto Russo
Veja na prática como fazer o ponto russo.
Com essas dicas você já pode começar a praticar o Ponto Russo em casa com facilidade!