Ponto Crivo Sem Corte

O bordado é uma técnica bastante interessante que pode ser utilizada para enfeitar diversas peças, como por exemplo as toalhas, panos de lavar a louça, entre uma série de outras coisas. E com isto a partir desta técnica é possível se reproduzir várias figuras e imagens para ilustrar um tecido.

Para que se possa utilizar os bordados é preciso usar diferentes tipos e também pontos, quando colocamos um do lado do outro, eles criam um formato todo diferente e especial para o desenho que se quer transferir para o pano. Os pontos que são mais famosos utilizados para a realização de bordados são ponto cruz o livre e também o crivo, que cada vez mais senod utilizado em bordados de toalhas de mesa, panos de louça, entre uma série de outras finalidades, veja a seguir algumas sugestões de ponto crivo sem corte passo a passo.

Ponto Crivo Sem Corte

Ponto Crivo Sem Corte

Instruções Para Fazer o Ponto Crivo Sem Corte

Primeiramente para se fazer um ponto crivo sem corte, é preciso começar cortando um pedaço comprido de talagarça, costurando no local onde tiver interesse em fazer os seus bordados. Em seguida procure passar fio 1202 na cor laranja na agulha e faça um pequeno nó em sua extremidade, para que prenda o fio e não precise o cortar.

Em seguida como segundo passo procure introduzir a agulha, ocupando seus quadrados de tecido, fazendo isto de baixo para cima. Em seguida na próxima etapa procure ocupar mais um espaço e transpasse a agulha por baixo do ponto que foi criado inicialmente.

Depois disto procure criar uma sequência de quatro casas com pontos crivos, ou seja, transpassando a agulha ao avesso, e cruzando dois quadrados e para finalizar retornando de forma que possa criar uma espécie de ziguezague com as pontas altas e baixas.

Em seguida procure fazer este processo até que tenha concluído uma linha inteira de quadrados do talagarça, na sua próxima fase procure pular dois quadrados e comece a fazer os pontos na linha de baixo. Passando assim a agulha de baixo para cima no centro do primeiro espaço e ainda retorne o fio cruzando a primeira passada que for feita.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=eCqgIQk5tK4[/youtube]

Procure fazer este ponto em duas fileiras do seu tecido, em seguida procure descer o fio para a carreira de baixo e depois suba a linha para a que foi feito os pontos anteriores. Passe a agulha por baixo de todos os pontos para fazer o crivo e repita a sequência por três vezes.

Em seguida que realizar este processo procure fazer este ponto em duas fileiras de tecido. E em seguida procure descer os fios para a carreira de baixo e depois o suba para a linha em que os pontos anteriores tenham sido feitos. Passe a agulha por baixo de todos os pontos para fazer o crivo. Repetindo esta sequência por três vezes.

Assim que realizar estes passos procure transferir a agulha para o lado de baixo do tecido e faça uma carreira de ponto livre, para que assim possa estruturar o desenho. Passe uma linha em um quadrado para cima e para baixo, volte e enlace os pontos que foram feitos.

Para que possa finalizar o seu bordado trabalhado em ponto crivo sem corte, procure passar o fio por todas os quadrados do tecido. E por último faça uma carreira preenchendo assim os espaços com ilhós, porém cuide para não arrematar o fio. Para finalizar procure transpassar as agulhas para baixo e dê um nó para finalizar cortando o fio. Desfie a talagarça para deixar o desenho apenas no seu tecido. Dica para realizar o bordado, procure começar ele pelo seu avesso.

Veja a Seguir Uma Receita De Pano De Copa Com Ponto Crivo Sem Corte

Veja a Seguir Uma Receita De Pano De Copa Com Ponto Crivo Sem Corte

Veja a Seguir Uma Receita De Pano De Copa Com Ponto Crivo Sem Corte

Como Materiais Você Irá Precisar De:

  • 1 pano de copa com faixas de etamine
  • 1 agulha nº 22 para bordar
  • 1 tesoura de ponta fina
  • Fio novelo perlê nas cores mescla e verde

Modo De Fazer

Pontos Que São Empregados

  • Ponto ilhós
  • Ponto meio ilhós
  • Ponto de fundo
  • Ponto reto

O passo a passo a ser seguido é bem simples, siga as dicas abaixo?

Primeiramente procure iniciar o trabalho pelo lado esquerdo do seu pano, fazendo o ponto ilhós sobre 4 quadradinhos de pano de copa. Procure em seguida pular 16 quadradinhos e comece o ponto meio ilhós em toda a diagonal do pano, pule mais de 16 quadradinhos e faça a outra carreira do meio do ilhós duplo, deixando um de frente para o outro, repita o mesmo trabalho do lado direito do pano. Em seguida procure fazer um triângulo no meio do ilhós simples. Com um ponto reto, a cor verde, procure fazer folhinhas nas diagonais e preencha com o ponto de fundo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=G_kyBI-cwyw[/youtube]

O Artesanato Difundido No Brasil

As fortes vivências artesanais no Brasil vem de suas origens que remontam a colonização do Brasil por europeus, onde na época as mulheres enquanto os homens iam para as grandes navegações ou mesmo visitar outros lugares, passavam cuidando dos filhos e criando formas de passar o tempo criando assim as técnicas de bordado.

Inicialmente as técnicas eram mais rudimentares e eram criadas junções de pedações de tecidos velhos para fazer roupas para que os maridos utilizassem abaixo das suas armaduras, com o tempo a técnica foi ficando sofisticada virando o chamado patchwork e também surgiram com isto os bordados, que eram criados para diversas finalidades desde identificar roupas de pessoas até mesmo fazer parte de roupas de lavabo.

Este tipo de trabalho era feito apenas pelas mulheres mais pobres, que acabavam trabalhando como amas nos castelos e acabavam obrigadas a realizar criações para seus amos, como homens e mulheres, e isto contava com criações desde bordados em chapéus, vestidos, toalhas, jogos de mesa, toalhas de mesa entre uma série de produtos que fazia com que a família pudesse ter uma diferenciação na sociedade da época contando com produtos exclusivos com bordados. Estes bordados podiam ter diversos motivos, como desenhos, nomes ou em alguns casos até mesmo o brasão da própria família era lembrado na criação, por este motivo a arte passou a ser difundida com o tempo pelo mundo inteiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bordados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • amei este tipo de ponto!!!!!!!!!!

    mariluce delfina de morais 1 de outubro de 2013 16:46 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *