Dicas Para Um Bordado Perfeito

Várias Dicas Para Bordados

Todos os bordadores iniciantes, sendo eles em máquina industrial ou em domésticas tem uma séria dificuldade em conseguir dicas e técnicas para começar a trabalhar com suas máquinas. Um dos erros mais frequentes e grosseiros é a aplicação de plástico (saquinhos de mercado mesmo ou sacolinhas) no bordado no felpudo de uma toalha. Pouca gente sabe que na verdade, se o programa de bordado for bem desenvolvido e aplicado às especificações corretas, este problema desaparece.

Bordados

Bordados

Algumas máquinas domésticas (como Brother e Janome) possuem uma ferramenta própria no painel da máquina para reduzir o desenho em até 25%. Com este recurso que deve ser usado apenas em bordados que você já compra prontos de coleções que não dá pra alterar você reduz o desenho sem reduzir a quantidade de pontos causando então uma compensação no bordado.

Ponto cheio:
Risque duas linhas arredondadas na borda do tecido. Alinhave alguns pontos entre as duas linhas do risco. Cubra a área entre os riscos com ponto caseado, acompanhando o risco. As laçadas do ponto caseado devem coincidir com o risco da borda externa. Para arrematar, recorte o tecido junto às laçadas, mas sem cortar as laçadas.

Borde como se fossem Pontos Retos feitos bem unidos de lado a lado de um desenho, conforme mostrado no diagrama. Se preferir faça primeiro um enchimento de Ponto de Alinhava ou de Ponto Cadeia por baixo. Isto dá um efeito de relevo.
É necessário que a beirada fique perfeita. Não faça os pontos muito longos, para que não sejam puxados para fora de lugar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KyFAvM-QNeE[/youtube]

Matrizes de Bordado Computadorizado

Bordados computadorizados são com certeza mais fácil e mais rápida que bordados manuais. Mas não se engane: Não basta ter uma boa máquina “que ela faz tudo sozinha”.

Saiba Mais

Saiba Mais

 

Confira Algumas Dicas:

  • – A máquina de bordado tem que estar sempre regulada,a fim de manter a qualidade e a produção.
  • -Guarde sempre suas linhas de bordado em local seco e limpo. Lembre-se que a umidade deixa a linha pesada (mesmo a umidade natural do ar), tornando o bordado mais difícil para a máquina e arrebenta facilmente. Se você tem ar condicionado mantenha-o ligado na hora de bordar.
  • – Atenção na hora de comprar a linha. A qualidade tem a ver com beleza e durabilidade. Ofereça a seus clientes produtos bem feitos e duráveis.
  • – Utilize também tecidos de boa qualidade, principalmente se você trabalha com produtos personalizados. Quando uma pessoa compra um produto como toalhinha personalizada tem a intensão de utilizar e guardar como “lembrança”. Então capriche na escolha do material.
  • -Se você tem intensão de usar linha metalizada, não utilize em grandes áreas do bordado como preenchimento. É ideal para fazer detalhes, contornos ou letras. Cuidado na hora de bordar em produtos em que o avesso terá contato com a pele, pois a maiorias das linhas metalizadas não tem toque suave e podem ficar com o avesso grosseiro.
  • – Tenha um pendrive apenas para utilizar em sua máquina. Coloque o mínimo possível de arquivos nele para não sobrecarregar o sistema da sua bordadeira. Algumas máquinas chegam a travar no meio de um bordado apenas porque o pendrive está cheio demais.
  • -Tenha sempre uma cópia dos seus arquivos. Computadores pegam vírus, dão pane e você pode perder todos os seus arquivos se estes estiverem salvos apenas em seu PC. Faça cópia em cd ou salve em servidores como dropbox.
  • – As máquinas oferecem a opção de aumentar e diminuir as matrizes na hora de bordar. Mas lembre-se que quando uma matriz é criada por um profissional, ele procura as melhores proporções para aquele desenho. Por isso o tamanho original é sempre a melhor opção. Aumentar ou diminuir em até 10% é o mais indicado se o tamanho original não atende à sua necessidade.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pbdFGsHDeMk[/youtube]

10 Dicas Para Um Bordado Perfeito

1 – Antes de iniciar o bordado, lave a mãos para evitar que o suor manche o tecido;

2 – Para proteger seu bordado, guarde-o em um local apropriado (sacola ou cesta), quando não estiver bordando;

3 – Encontre o centro do tecido e comece a bordar a partir do mesmo. Dobre o centro no sentido horizontal e vertical. Se achar melhor, marque as dobras com alinhavos;

4 – Para evitar que os fios desfiem, formem nós ou fiquem torcidos, utilize fios com 45cm quando estiver bordando;

5 – Quando lavar seu bordado, não se esqueça de lavar cada um separadamente. Água na temperatura de 60 graus Celsius, em grande quantidade, com sabão neutros completamente dissolvidos é o ideal. Enxágüe em água corrente diversas vezes. Nenhum tipo de alvejante/branqueador deve ser utilizado no trabalho.

6 – Após terminar a lavagem, não torça ou deixe o trabalho enrolar sobre si mesmo. Enrole o bordado entre duas toalhas e esprema delicadamente;

7 – Caso queira engomar o bordado, mergulhe-o inteiramente na solução (seguindo as instruções do fabricante), deixe alguns minuto, retire e deixe escorrer, sem torcer;

8 – Após escorrer bem, estenda-o sobre uma toalha;

9 – Coloque o bordado entre duas toalhas brancas com o lado do bordado voltado para baixo e passe à ferro em morno levemente, sem pressionar o bordado;

10 – Para que o bordado fique bem feito, principalmente em tecidos mais finos, use um coador (filtro) de papel. Coloque o filtro no avesso do tecido, prenda com uma fita adesiva para não sair do lugar e bordar normalmente. Assim que terminar o trabalho, retire o filtro com cuidado e seu bordado estará perfeito!

Seguindo as dicas acima, você terá seus bordados lindos e conversados por muito mais tempo.

Importante: Você sempre terá melhores resultados se usar um bastidor. Trata-se de um aro interno que se encaixa a um aro externo (ajustável), são feitos de madeira ou plástico e variam de 10 a 30 cm de diâmetro. O bastidor mantém o tecido firme, e permite bordar de modo mais uniforme. Porém, são necessários dois movimentos para se fizer o ponto, o que torna seu bordado mais demorado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bordados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bom dia
    Estou com um grande problema
    Qdo vou bordar priuncipalmente fralda, no programa aparece o contorno certinho e quando vou bordar o contorno sai fora do lugar
    me ajudem por favor

    grata

    Sineis Emaculada Ramos Tavella 29 de setembro de 2014 12:13 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *