Curso de Bordado com Bastidor

O curso de bordado com bastidor permite que a pessoa se profissionalize, e aprenda as principais técnicas para desenvolver um trabalho de alta qualidade. 

O bordado é uma técnica que encanta as pessoas a gerações. Ela permite a ornamentação de vários tipos de figuras, tipografias, desenhos nos mais variados tipos de materiais, como tecidos e papel, por exemplo. É algo que não tem idade para aprender e que inspira pessoas de todas as idades. E não é para menos.  

O bordado permite que a deixe a imaginação fluir, e possibilita uma infinidade de trabalhos diferentes. Um mais lindo do que o outro. E, quanto mais a gente pratica, mais bonito e perfeito o trabalho vai ficando. E pode ser feito manualmente, ou com a utilização de algum material, como agulha, máquina, dentre outros.  

Além do mais, quem gosta muito de trabalhar com artesanato, pode encontrar no bordado uma excelente forma de ganhar dinheiro, e fazer desse tipo de trabalho a sua principal fonte de renda. São muitas as possibilidades.  

A História do Bordado 

A história do bordado é tão interessante quanto o próprio bordado em si. E muito antiga também. Não se sabe a data exata da criação do bordado. Mas uma certeza a gente tem: o bordado já existe desde tempos antigos. De acordo com estudos, ele existe desde os tempos das cavernas pois, naquela ocasião, era necessário, para se proteger do frio, costurar a pele dos animais.  

Os materiais usados naquela ocasião eram linhas de fibras vegetais ou até as tripas de animais, e agulhas de ossos de animais também. Como esses trabalhos eram feitos em materiais perecíveis, eles não conseguiram resistir ao tempo, e não existe nenhum vestígio deles mais. O que se tem são documentos de monumentos antigos, gravuras, pinturas e esculturas. Nesses trabalhos, há registros dos primeiros trabalhos de bordados da história. 

Algumas Curiosidades Sobre os Bordados 

• Durante o século XX, ainda que já existissem meios para a produção mecânica de bordados, os trabalhos manuais eram bem mais valorizados, e considerados até mais sofisticados. 

 O Ocidente só demonstrou interesse pelo bordado a partir do séc. VII. 

 Os bordados já tiveram até mesmo finalidade militar. Eles eram usados para ajudar na identificação de regiões, de países e de impérios. 

 Durante a década de 50, era comum usar peças com bordados brancos para enfeitar os lenços, lençóis e toalhas de mesa. 

Tipos de Bastidores 

Os bordados de bastidores sempre foram muito usados. Mas você sabe diferenciar os principais tipos desse bordado? Se não sabe, confira abaixo algumas das características de cada um: 

1 – Bastidor de plástico: é o preferido da maioria das pessoas. Esse modelo não necessidade de um regulador, é mais fácil de usar e ainda vem com argola, que serve para pendurar. É possível encontrar de várias cores diferentes, e não causa nenhum dano ao tecido. O seu uso mais indicado é para o ponto-cruz. No entanto, algumas pessoas do bordado livre também costumam conseguir usar. 

Bastidor de Plástico

Bastidor de Plástico

2 – Tipo A – Bastidor de Madeira: esse tipo é o mais comum, ele não possui regular e também é o mais facilmente encontrado. Depois de finalizado, o bordado fica com um acabamento bem bonito. É possível costurar uma fita atrás para pendurar o bastidor. Ele pode ser usado para decorar a parede ou também pode ser pendurado no teto. 

3 – Tipo AT – Bastidor de madeira: esse modelo já é mais difícil de ser encontrado, e também é um pouco mais caso. Ele vem com um regulador e um parafuso. É possível apertar ou afrouxar o quanto quiser, conforme a grossura do material (tecido). Devido ao parafuso mais alongado, o acabamento do trabalho pode não ficar tão bonito. Mas tem a vantagem de não precisar costurar fita para pendurar. 

4 – Tipo ATM – Bastidores de madeira: esse modelo tem regulador também, porém, o parafuso fica na parte de dentro, e isso atrapalha um pouco para girá-lo. Tem um preço mais elevado também. Ele é mais largo do que os dois bastidores acima. O seu uso como item decorativo não é indicado, pois não é tão bonito. A melhor forma de usá-lo é somente para bordar. 

5 – Bastidor de inoxmodelo próprio para o feltro, mas também pode ser usado me outros tecidos. Esse bastidor é maia largo do que os de outros materiais. É bem leve. 

Bastidor de Inox

Bastidor de Inox

Quem não gosta de ver nas paredes da sua casa um trabalho que a gente mesma fez? Além de dar uma enorme sensação de prazer, o ambiente ainda fica com a nossa cara, com um toque da nossa personalidade. Sem falar que é uma forma de divulgar o trabalho também. 

O bordado em bastidor se tornou uma verdadeira tendência no mundo dos bordados, e está conquistando mais espaço a cada dia. E a procura por bastidores bordados à mão é alta, o que torna o trabalho ainda mais valorizado e exclusivo.  

No curso de bordado com bastidor, você aprende os pontos básicos, os tipos de bastidores e os bordados mais indicados para cada um, quais as finalidades de cada modelo, e muito mais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bordados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *