Uma forma de customizar roupas seja para uso próprio ou para ter uma fonte de renda extra é fazer bordados com lantejoulas e miçangas. Esses itens contribuem para deixar as peças mais poderosas agregando valor a partir de um baixo custo de material. Para conseguir resultados melhores a dica é investir num trabalho de bordado mais minucioso e caprichado que deixe a peça com um visual especial.
É possível usar as lantejoulas e as miçangas para bordar camisetas, vestidos, saias, bolsas entre outros. A regra é não ter regra para apostar nas cores e no brilho para que suas peças se tornem ainda mais desejáveis. A seguir você poderá conferir as dicas para começar a investir seu tempo nos bordados que enriquecem as produções com baixo custo.
Dicas Para Fazer Bordados com Lantejoulas e Miçangas
Para começar é importante ter em mente que tipo de peças você deseja customizar, as camisetas tem tido maior saída comercial, contudo, há alternativas como bolsas e demais acessórios que podem ter a adição do brilho desses itens. Tendo definido que tipo de peça vai modificar pode escolher com mais assertividade quais são os tipos de pedraria que vai utilizar.
No caso de camisetas é possível usar diferentes texturas e métodos de colagem desde pedras de base plástica até costuráveis como as lantejoulas e miçangas. A dica é criar um desenho com as pedras, pode ser desde ilustrações até palavras. As camisetas com mensagens tem feito muito sucesso no street style e ainda tem a vantagem de ser bem fácil de fazer.
Para quem tem habilidade com bordado é possível criar desenhos um pouco mais elaborados com essas peças. Se você tiver paciência poderá trabalhar até mesmo com peças maiores como vestidos, por exemplo. Não tem regra, use a sua criatividade para ver surgir uma grande variedade de peças sensacionais que vão transformar o seu closet.
Vídeos Que Ensinam a Bordar com Lantejoulas e Miçangas
A seguir listamos alguns vídeos que ensinam as técnicas para bordar com diferentes tipos de peças como lantejoulas e miçangas.
Vídeo: 3 Técnicas – Aplicando Lantejoulas e Miçangas no Bordado
Nesse vídeo é possível conferir 3 técnicas de como usar miçangas e lantejoulas no seu bordado. Então que tal utilizar esses pequenos itens para transformar os seus looks e obter uma fonte de renda extra?
Vídeo: DYI Central – Bordados com Lantejoulas e Vidrilhos
Nesse vídeo você aprenderá como utilizar esses itens para deixar as suas peças com muito mais personalidade. É uma forma de fazer com que as peças tenham mais valor agregado para venda ou ainda possam ser usadas em diferentes situações do seu dia a dia.
Vídeo: Tipos de Pedrarias – Qual é a Melhor Para o Seu Bordado?
Nesse vídeo é possível saber mais sobre qual é o tipo de pedraria mais interessante para utilizar em seus trabalhos de bordados. É importante fazer essas considerações para não ter problemas posteriores, isto é, de não conseguir manter as peças após o trabalho ter sido feito.
Vídeo: Renda Bordada com Pérolas, Miçangas e Lantejoulas
Aprenda como combinar renda com enfeites como pérolas, miçangas e lantejoulas para deixar as suas peças ainda mais valorizadas. Trata-se de uma técnica que pode ser aplicada inclusive para vestidos de festa e para vestidos de noiva.
Vídeo: Bordado Express – Ponto de Paetê com Miçanga
Confira dicas de como fazer ponto de bordado com paetê, é importante considerar a forma e o espaço que a pedra ocupa para que possa ser utilizado na composição das suas peças.
Gostou Dessas Dicas de Como Fazer Bordados com Lantejoulas e Miçangas?
Muitas técnicas de artesanato foram desenvolvidas ao longo de diversas tentativas de abranger mais processos que eram feitos todos com mão e não tinha precisão nenhuma neles muito menos a rapidez. O que fez muita gente procurar modos de pelo menos simplificar alguns deles. Outros processos foram acrescentados por necessidade de se melhorar e deixar cada vez mais bonita.
O tecido é o maior exemplo disso, tudo que é produzido com ele foi modificado ao longo do tempo, sendo aprimorado e ficando cada vez mais detalhado, seja para roupa, para toalhas de mesa ou de banho, ou então para tapetes e almofadas. Diversas técnicas foram desenvolvidas, para pintura do tecido, para pregar detalhes como lantejoulas, miçangas. Outro ponto muito desenvolvido foi o corte, que revolucionou o desenho de muitas roupas.
Isso tudo hoje pode parecer muito simples, pois a maioria já é feito por máquinas, mas no começo era tudo feito a mão e não tinha maneiras de fazer sem que ficasse muito rústico, então fosse qualquer descoberta, já era uma muito importante e trazia muitas outras consequentemente.
Algumas delas até hoje são feitas a mão por precisarem de muito detalhe, ou então são feitas sob supervisão total de alguém para não sair do previsto. Um dos maiores exemplo seria o bordado, peças com essa técnica costumam ser mais caras, porém muitas pessoas procuram roupas simples e depois pagam uma bordadeira para customizar, na maioria das vezes sai mais delicado, personalizado, com linhas de maior qualidade e ainda mais barato em alguns locais.
Os bordados estão presentes principalmente em enxovais de casamento ou de bebê, sendo muito cobiçado também aqueles bordados que conseguem pregar detalhes maiores na roupa, como por exemplo as lantejoulas e miçangas. Tudo isso é possível pelas linhas que passam por cima e por baixo e pelos detalhes que já possuem alguns furos especialmente feitos para isso.
Explicando Melhor Cada um Deles:
Bordado
É uma forma de criar desenhos ou qualquer tipo de figura nos tecidos. Hoje em dia já consegue ser feito em máquinas, porém ainda é mais comum a mão por conta dos diversos detalhes. As pessoas que fazem o bordado precisam ser muito concentradas e muito criativas. É um processo que demanda tempo e alguns materiais específicos: o principal é a agulha onde tem o espaço para a linha, ou então para fios de algodão, de seda, de lã, de linho ou até mesmo de metal dependendo do bordado feito. São esses fios que irão formar no final o desenho desejado.
É um técnica realmente muito antiga como já foi dita, hoje existem até historial mostrando alguns tipos de bordado antigos, dependendo da cultura, dos materiais utilizados e tudo mais. Portugal é um dos países que procura mostrar sempre a tradição do bordado.
Aqui no Brasil ainda possui muitos artesãos que bordam em grandes quantidades e de diversos modos, em Ibitinga, uma cidadezinha do interior de São Paulo, ocorre até uma feira de bordados, feita anualmente reunindo pessoas de diversos lugares para fazer o bordado, para admirar e até mesmo para comprar.
Como já dito o bordado se prende muito a cultura local, o que faz ele mudar muito de um lugar para outro. No Ceará por exemplo, os bordados são feitos muito maior e com muita mais cor, sendo peculiar daquela região. Já em Minas Gerais na região das cidades históricas percebemos até hoje forte influência do período colonial, as cidades mais conhecidas são Tiradentes, Ouro Preto e Mariana, ali sempre foi feito muito bordado para roupas de cama e de banho. A maioria delas usam técnicas específicas do bordado como o ponto cruz e o cheio.
Miçanga
São peças de decoração que normalmente são feitas com materiais naturais, sendo madeira, ossos, conchas, pedras ou então vidros. Hoje em dia já existem muitas miçangas industrializadas, mas são mais simples, normalmente de um tamanho e cor padrão, muito usadas em vestimenta por ser possível formar desenhos e figuras nas roupas.
As miçangas podem usadas também para enfeitar acessórios, como colares, pulseiras e até mesmo em brincos. Os que os difere de outros ornamentos são os furos no centro para conseguir ser rosqueado, pendurado em cordão ou então costurado.
A história das miçangas começa na África do Sul, onde eles usavam partes da natureza acreditando em valores espirituais, alguns remetiam a religião e cultura das pessoas.
Lantejoula
É outro tipo de ornamento, porém muito mais utilizado na vestimenta do que para acessórios, são no formato de disco que também possuem um furo para ser costurado nas roupas. Podem ser feitos de diversas formas geométricas e cores. Quando usado em muita quantidade nos tecidos são denominados de paetês, normalmente esses tecidos são bem chamativos. Quando pregada separadamente consegue também formar desenhos e formas.
Por ser bem fácil de colar e ser bem chamativas, também é muito colocado em fantasias e em trabalhos escolares.