Bordado Iugoslavo Ou Vagonite

Para você que gosta de fazer bordados, e conhece várias técnicas agora irá aprender novas técnicas e muito interessantes que é a que pode ser feita de forma bastante fácil e prática, a técnica do vagonite oitinho, ou também o chamado bordado iugoslavo faz cada vez mais sucesso entre as artesãs de todo o Brasil. E para se fazer modelos com esta técnica é muito simples, basta apenas se comprar um tecido que seja de algodão com tramas soltas, três em alto relevo e três em baixo relevo, apenas em carreiras verticais.

Por esta característica do tecido utilizado na técnica que as artes feitras em vagonite são sempre confeccionadas em vertical, e nunca em círculos como são feitos em outras técnicas.

Bordado Iugoslavo Ou Vagonite

Bordado Iugoslavo Ou Vagonite

O Que é o Vagonite e Como Se Faz?

Diferente de outras técnicas de bordado, o vagonite não conta com lado avesso. E esta técnica também poderá ser realizada em tecidos de ponto cruz, estes conhecidos como o chamado étamine, o mesmo utilizado para se fazer o ponto russo, em algodão que poderá ser puro e com tramas verticais e também horizontais. Agora é a hora de aprender esta interessante técnica, por isso separe todo o material e comece a colocar o passo a passo do bordado vagonite oitinho em prática, que também pode ser chamado de bordado iugoslavo.

O Que é o Vagonite e Como Se Faz?

O Que é o Vagonite e Como Se Faz?

Passo a Passo Para o Bordado Iugoslavo

O primeiro passo para o bordado iugoslavo é passar a agulha da direita para a esquerda, voltando assim no mesmo lugar e deixando o fio da trama do primeiro grupo de tecidos de fios. Já com o fio arrematado poderá começar a realizar o seu trabalho. Primeiramente procure pular uma das suas carreiras de tramas do grupo de cima e comece a fazer o mesmo no segundo grupo.

É bem importante que se sabia que as carreiras deverão sempre ser realizadas ao contrário das anteriores, por exemplo, a primeira carreira começou da direita para a esquerda, e a segunda deverá começar do inverso, da esquerda para a direita.

A seguir você deverá fazer o mesmo processo ensinado anteriormente, durante todo o trabalho, mas vale lembrar que não poderá apertar muito os pontos para não repuxar o tecido. Para quem estiver começando a utilizar esta técnica de vagonite e ainda não pegou a prática, é interessante que se utilizem riscos de vagonite para fazer seus bordados. Esta é uma técnica bastante utilizada em toalhas de banho e de rosto, tapetes de cozinha, banheiro, babadores, entre uma série de outros acessórios de casa e cuidados especiais.

Se você tem a idéia de ganhar um dinheiro extra com a venda dos bordados de técnica do vagonite oitinho, uma excelente dica para que se possa alcançar o sucesso de vendas em um curto período de tempo poderá ser a produção de toalhas e ainda babadores ou mesmo outros artigos que deverão ser personalizados com os nomes e ainda frases populares, desta forma você irá conquistar todos os clientes e depois irá passar a criar peças e várias outras encomendas. Para quem começa agora com suas vendas na técnica de ponto russo, procure dar algumas de suas criações de presente par divulgar os trabalhos e ainda mais tarde os vender.

Técnica De Bordado Ioguslavo Contornado

As várias técnicas de artesanato parecem não ter fim, e a cada dia existem novas técnicas, algumas delas são aprimoradas e outras ainda mesclam as técnicas diferenciadas. Se você já ouviu falar em bordado ioguslavo contornado, é a hora de colocar a técnica em prática pois seu resultado final fica muito bonito. Ela poderá ser utilizada para ser aplicada em toalhas de mesa, panos de prato, ou para onde você quiser. Através deste texto, você terá um passo a passo interessante a partir desta técnica que é considerada milenar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pBL9z4PHER8[/youtube]

Primeiramente procure escolher uma estampa diferenciada, ou de um desenho que você quiser, em seguida procure a riscar no tecido próprio para a vagonite contornado, em seguida procure utilizar um papel carbono para fazer a transferência do desenho; A seguir procure preencher o desenho com linhas das cores de sua preferência. Quando você terminar de bordar a parte de dentro do desenho procure contornar o desenho com tinta de alto relevo para tecidos, é possível você fazer o contorno apenas com o ponto corrente se quiser.

A História Do Bordado Ioguslavo Ou Vagonite

O Bordado é um ornamento que é realizado sobre o tecido através de uam agulha e linhas coloridas, podendo ser feitos a mão ou mesmo com máquinas próprias para esta finalidade. As linhas para se criar os modelos já podem ser compradas beneficiadas e os bordados dão um acabamento todo especial nas peças de vestuário, cama, mesa e banho, trabalhando com os fios do próprio tecido ou mesmo fazendo apliques.

O bordado ioguslavo é um tipo de bordado que tem como características a perfeição dos desenhos que são construídos a partir de um preenchimento de ponto cheio dos espaços desfiados do tecido, dando um resultado muito bonito.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GC_XmI3VVi4[/youtube]

A história tanto do bordado como do ponto cruz remonta a pré história, na época que os homens moravam em cavernas este ponto cruz era utilizado na costura das roupas, que eram feitas de pele de animais, e as agulhas eram feitas de ossos e no lugar das linhas eram utilizadas tripas de animais ou mesmo fibras vegetais.

Existem diversos relatos de que o bordado possa ser tão antigo quanto a humanidade e de que o bordado com a aplicação já seja apreciado pelo homem há mais de 30 mil anos antes de cristo. E se tem com isto como base um fóssil que foi encontrado na Rússia onde tinham vestes que eram adornadas com grânulos  de marfim.

E como grande parte dos têxteis e dos trabalhos feitos com agulhas, diversas técnicas das artes de bordados surgiram então no oriente médio. A arte veio com toda a força em suas várias técnicas sendo muito utilizada no mundo inteiro.

Somente a partir do século XX que surgiu o bordado a máquina, e em seguida o industrial, fazendo a felicidade de todas as artesãs.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bordados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Amo vagonite. Sempre que tenho oportunidade passo o que sei para alguem.
    Gostaria de adquirir novos conhecimentos
    Muito grata

    Rosita 28 de setembro de 2013 0:59 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *