Ponto Russo – A Técnica
A técnica do ponto russo é uma das mais interessantes para fazer bordados. Apesar de ser conhecida como ponto russo a técnica teve o seu início com os antigos egípcios. Esse povo antigo utilizava ossos ocos de asas de pássaros como agulhas. A técnica foi difundida em toda a Europa durante a idade média e era usada para fazer a decoração de roupas bem como painéis eclesiásticos.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=V1T5MiEjaPk[/youtube]
Nos tempos modernos essa técnica foi associada ao bordado que era realizado por imigrantes russos e foi sendo ensinado para várias gerações até os dias de hoje. Atualmente o ponto russo é feito com vários tipos de materiais e para as mais variadas utilidades. É possível utilizar esse ponto para fazer aplicações separadas em que é colada ou costurada depois sobre tecido bem como em peças de tapeçaria.
Os Materiais Para Fazer Ponto Russo
Para conseguir desenvolver o trabalho de ponto russo é necessário utilizar uma agulha própria para essa técnica. Também é necessário ter um bastidor que tem duas partes que devem ser encaixadas uma na outra, linha especial para esse tipo de ponto, tecido de linho branco, caneta e também o risco do desenho. Contando com esses materiais é possível começar a fazer o seu ponto russo.
Passo a Passo de Como Fazer Ponto Russo
Passo 1
Usando uma caneta você deverá desenhar o risco (traço) no linho. Para conseguir um resultado mais perfeito a dica é ter o risco feito num papel e em seguida contornar o desenho do papel sobre o linho. Assim você ficará com o risco para ser seguido. É importante decalcar o desenho completo, faça do centro do mesmo para as bordas para não perder nenhum detalhe.
Passo 2
Em seguida vamos utilizar o bastidor, para isso desaperte-o separando as suas duas partes.
Passo 3
Usando as mãos você deverá pressionar lentamente até desencaixar as duas partes.
Passo 4
O tecido deverá ser colocado no bastidor, o desenho deverá ficar no centro do mesmo. Cuide para que o tecido fique bem estendido. A dica é que o desenho fique centralizado no menor aro da madeira.
Passo 5
Após ter esticado bem o tecido no aro menor será necessário acrescentar o aro maior ajustando o mesmo.
Passo 6
Nesse passo você deverá cortar cerca de 2 metros de linha por vez. Em relação as cores da linha escolha aquelas que tem ficam mais harmoniosas com o todo.
Passo 7
Passe a linha na agulha, para garantir que não vai soltar de um nó duplo bem firme.
Passo 8
O bordado deverá começar pelo centro do risco do desenho.
Passo 9
A agulha deverá entrar pela parte de trás do risco, lembre-se que o nó duplo deve ficar escondido na parte de trás do bordado.
Passo 10
Após introduzir a agulha será necessário fazer um ponto parecido com um ponto reto. Inicie e termine sempre no contorno do risco.
Passo 11
O ponto seguinte deverá ser feito junto ao ponto anterior e assim por diante. Fique atento para que a agulha não seja colocada no mesmo buraco utilizado no mesmo buraco de um ponto já feito.
Passo 12
Seguindo a técnica vá preenchendo todo o espaço do risco fazendo com que os pontos fiquem juntos e próximos entre si.
Passo 13
Quando terminar uma parte do bordado você deverá dar um nó pequeno na parte de trás para arrematar o ponto. Corte ainda as pontas.
Passo 14
Termine de preencher a parte do bordado que tem a mesma cor. No caso de quem desejar acrescentar mais uma cor a outras partes do bordado a dica é fazer o mesmo procedimento novamente. É importante deixar os pontos bem próximos entre si.
Dicas
Voltamos a destacar que é muito importante deixar o tecido bem esticado no bastidor antes de começar o bordado. Isso ajuda a deixar os pontos firmes e bonitos, após terminar o trabalho você deverá desapertar o bastidor e retirar o tecido de lá.
Aplicação do Bordado Com Ponto Russo em Roupas
Com o resultado do bordado com ponto russo você poderá fazer aplicações em roupas, por exemplo. Para isso basta cortar o bordado retirando a sobra de linho, depois costure diretamente na roupa. Uma dica para evitar aquele desfiamento do bordado use Termolina leitosa antes de aplicar.
Essa aplicação é muito simples, basta com um pincel passar um pouco de termolina na parte da frente e de trás do tecido que foi bordado. Espere o tecido secar totalmente e somente após isso aplique o bordado na roupa. A termolina torna mais fácil cortar e aplicar o bordado. Também ajuda a impermeabilizar o tecido.
Outras Ideias
Almofadas
O resultado desse bordado também pode ser utilizado para decorar almofadas. Você pode fazer o bordado diretamente na capa da almofada ou então com a mesma técnica mencionada acima para aplicar em roupas. O resultado fica excelente, pois o ponto russo garante um visual homogêneo.
Capas de Cadernos
Hoje em dia uma das manias entre as pessoas que gostam de artigos artesanais são os caderninhos personalizados. Uma dica para deixar o seu caderno ainda mais pessoal é colar na capa um bordado de ponto russo. Faça uma figura que tenha a ver com a sua personalidade e assim tenha uma peça única e especial.
Renda Extra
A técnica de ponto russo é bastante interessante e se destaca bastante por apresentar um resultado bonito e com excelente acabamento. Sendo assim quem trabalha com peças artesanais feitas com essa técnica tem grandes chances de conquistar uma fonte de renda extra. Nada como uma peça bem acabada e com um desenho bem contornado com o bordado.
Pense em peças que tenham uma boa saída como almofadas e aplicação em roupas. Com um pouco de prática é possível pegar experiência e assim tornar os bordados cada vez mais complexos e interessantes. Quem gosta de bordar e está precisando de uma fonte de renda não pode deixar de considerar começar a fazer o ponto russo. Uma técnica que não é tão difícil de executar, mas que oferece resultados maravilhosos.