O Brasil é um país com um território de extensões consideradas continentais, visto o seu tamanho e que abriga uma diversidade cultural igualmente vasta.
Em suas terras férteis acolheram imigrantes e colonizadores de diversos lugares, que criaram um povo único, mas com uma incrível diversidade cultural, que pode ser percebida através das diversas manifestações do seu folclore, da sua religião e também das suas formas de artesanato, porque o artesanato também é uma forma de expressão da cultura de um povo.
Assim podemos encontrar em diferentes regiões do Brasil tipos de artesanato que em outras regiões são muito pouco ou nem são conhecidos, como é o caso do Abrólio.
Origem do Abrólio
O abrólio é uma técnica artesanal muito antiga que trabalha com fios e com nós, muito semelhantes ao macramê. A origem da técnica artesanal do abrólio é incerta, contudo sabe-se que foi trazida para o Brasil pelos colonizadores europeus, sendo que a técnica era muito utilizada para enfeitar os enxovais das jovens portuguesas.
Nessa época usavam-se muito os tecidos desfiados e trançados formando os abrólios e essas peças eram feitas pelas próprias senhoras européias que eram auxiliadas pelas suas mucamas.
Com o tempo as mucamas também passaram a ensinar a técnica do abrólios para as suas filhas e dessa forma o abrólios se popularizou e se espalhou por todo o Brasil, sendo uma técnica utilizada por pessoas de todas as classes sociais, até porque não precisa de materiais diferentes, apenas do tecido desfiado e do conhecimento da técnica.
O que é o Abrólios?
O abrólios originalmente era feito com o tecido de saco que era desfiado nas pontas, formando longas barras de franjas, então essas franjas eram trançadas e amarradas com nós especiais formando desenhos e rendados que ganharam o nome de abrólios.
Abrólios Hoje
No início o abrólios era feito somente com a franja desfiada do próprio tecido, na época os sacos alvejados, depois o abrólios passou a ser feito em finos tecidos de linho, porém com o tempo e a popularização da técnica do abrólios essa passou a ser feita em barras que são aplicadas em diversas peças diferentes.
Assim hoje em dia não há mais a necessidade de desfiar o tecido para então tramar as rendas de abrólios, hoje as barras são feitas com fios de diferentes texturas formando barras de rendas de abrólios que depois são aplicadas em diferentes peças, desde peças de cama, mesa e banho até peças de roupa, como saídas de praia e barrados em vestidos.
O abrólios, muito semelhante ao macramê, com o tempo se transformou numa espécie de arte, onde as pessoas transformam fios em rendas, sem a ajuda de nenhum outro material além dos fios e de sua habilidade e sensibilidade.