O biscuit é uma técnica de artesanato bastante interessante, pois permite a criação de peças diferenciadas e com detalhes que chamam a atenção. Um tipo de peça artesanal que fica muito interessante com essa massa são as rosas. Pensando nisso vamos dar algumas dicas de como fazer rosas de biscuit. Pode ser uma atividade bastante interessante especialmente para quem vê no artesanato uma possibilidade de obter uma fonte de renda extra.
Tutorial de Como Fazer Rosas de Biscuit
Materiais Necessários
- Tinta acrílica (da cor que você quiser para as suas rosas)
- Tesoura
- Massa de biscuit
Como Fazer
Passo 1 – A primeira coisa que deverá ser feita é tingir a massa de biscuit com a tinta acrílica a sua escolha. O tingimento deve ser feito pegando a massa e fazendo com ela uma bola. Fure a sua massa no meio e coloque nesse ponto um pouco de tinta.
Passo 2 – Em seguida você deverá começar a sovar a massa sempre com cuidado para que fique com uma cor homogênea. Depois que estiver pronto você deverá ter o cuidado de cobrir a sua massa com um plástico para evitar que ela acabe ressecando.
Como Fazer a Rosa de Biscuit – Vídeos
A seguir estão vídeos em que você confere como pode fazer as suas rosas de biscuit.
Vídeos
Dica – Faça quantas rosas de biscuit desejar e depois que elas estiverem bem secas você poderá usá-las para a criação de diferentes peças enfim use como a sua imaginação mandar.
Dicas de Como Fazer Rosas de Biscuit
Para fazer rosas de biscuit você precisa somente de massa para biscuit na cor desejada para as flores. Abaixo tem um passo a passo de como fazer esse artesanato, você só precisa de um pouco de paciência.
Como Fazer
Passo 1 – A primeira coisa que deve ser feita é criar pequenas bolinhas com a massa. Essas bolinhas serão usadas para criar as pétalas das rosas de biscuit.
Passo 2 – Na sequência você deverá amassar uma bolinha dessas na palma da sua mão para criar uma pétala. Observe que a parte de cima deve ser mais larga e a parte de baixo mais fina uma vez que é nela que ficará o caule. Você deverá repetir esse procedimento para 15 bolinhas. Cada bolinha dessas deverá ser posicionadas em cima de superfície lisa.
Passo 3 – Pegue uma pétala e enrole em torno do seu próprio eixo de maneira a criar o centro da sua rosa. Tenha bastante cuidado ao fazer essa parte para que fique certa e permita o encaixe correto de todas as pétalas de forma que fiquem bem encaixadas.
Passo 4 – Agora você deverá pegar a segunda pétala e enrolar da mesma forma que fez com a primeira, contudo, com o cuidado de deixar mais sinuosa. Faça para que se pareça com uma pétala de rosa e junte bem com a outra pétala. Observe que a parte de cima deverá ficar mais aberta e com um aspecto solto.
Passo 5 – Esses procedimentos deverão ser feitos com todas as pétalas e com o cuidado de posicioná-las perto dos intervalos das pétalas que foram acrescentadas antes.
Passo 6 – Quando terminar você deverá pegar uma parte da massa de biscuit para fazer o acabamento na parte inferior da rosa onde ficará o caule. Depois de fazer isso a sua rosa vai estar pronta. Ao terminar de fazer as suas rosas de biscuit você poderá usá-las da maneira que desejar sendo para montar arranjos de flores ou mesmo para transformar num imã de geladeira ou num pingente.
Tutorial de Como Fazer Rosa de Biscuit
Materiais Necessários
- Massa de biscuit natural
- Rolinho para trabalhar biscuit
- Alfinete
- Alicate
- Estecas
- Cola branca
- Arame nº16
Como Fazer
Aprenda como fazer lindas rosas de biscuit assistindo o vídeo abaixo. O passo a passo é bem simples e você terá um lindo resultado.
Como Surgiu o Biscuit
A invenção do biscuit pode ser atribuída a diversos países e dentre eles está a Itália com a sua “pasta di sale” que consiste numa mistura de água, farinha e sal. Essa pasta é uma tradição no continente europeu. Os trabalhos feitos com esse tipo de massa são delicados e costumam ser usados para decoração.
Outros países também desenvolvem trabalhos nesse sentido como nos Estados Unidos, por exemplo, que tem os seus bonecos feitos de “salt dough” que é uma espécie de massa de sal. Os bonecos além de fazerem parte da tradição também são muito antigos, embora sejam muito bonitos guardam uma espécie de fragilidade.
Os artesãos que trabalham com esse tipo de peça acabam enfrentando dificuldades devido à baixa resistência que esses produtos têm de maneira que não duram muito tempo. O nascimento do biscuit se deu com inspiração em todos esses tipos de trabalhos, mas com foco em oferecer peças mais resistentes e com mais durabilidade.
Mistura
Foram misturados com a massa outros elementos como cola, por exemplo, em que se obteve uma consistência melhor para as peças. Com essa nova consistência as peças puderam receber o trabalho de pintura e contar com melhores acabamentos. Foi assim, com esse aperfeiçoamento e mistura, que nasceu o biscuit que recebeu também o nome de porcelana fria na América Latina.
Porcelana?
O fato de ser conhecido como porcelana fria pode causar alguma confusão em que não conhece bem a técnica de biscuit de maneira a pensar que se trata de um tipo de porcelana como a tradicional. Embora algumas peças de biscuit possam ter um visual de porcelana não o são.
Como no biscuit existia essa questão da procura por resistência e durabilidade acabou sendo usada uma denominação que refletisse isso, o efeito final das peças se parece com uma porcelana. É entendido como porcelana fria pelo fato de que não necessita de forno como acontece com as porcelanas tradicionais que vão ao forno durante o trabalho.
Características Latinas
Embora a ideia do biscuit tenha vindo dos trabalhos europeus incorporou diversas características latinas uma vez que se desenvolveu por aqui. A técnica do biscuit é bastante usada nos países das Américas sendo usado de diferentes maneiras para refletir a cultura desses locais.
Existem diversas pessoas que trabalham com o biscuit e é possível realizar diferentes trabalhos utilizando esse massa, para diferentes propósitos. O biscuit pode ser utilizado para decorar itens da casa ou então para decorar ambientes de festas, como também utilizado em lembrancinhas.
As rosas feitas de biscuit podem ser utilizadas em diferentes temas, desde temas infantis até temas adultos. Elas podem ser aplicadas em metais, madeiras ou plásticos.