Princesas em Biscuit

Biscuit

O biscuit é uma massa de modelar que as pessoas usam para fazer lindas peças de artesanato, tal como lembrancinhas de festas, imas de geladeiras, lembrancinhas de batizado, lembrancinhas de maternidade, quadrinhos, entre muitas outras utilidades.

Muita gente sabe para que é usado o famoso biscuit, mas pouca gente sabe do que ele é feito, o que é na realidade essa massinha tão procurada, pois vamos lá explicar. Em alguns lugares o biscuit também é chamado de porcelana fria, isso porque ele também é produzido com materiais que o fazem lembrar essa tal porcelana.

Na verdade, para se confeccionar a massa do biscuit deve-se usar como ingredientes o amido de milho, cola branca (lembrando que ela deve ser a cola especifica para se usar em porcelana fria), algumas pessoas usavam sal e água antigamente, mas hoje normalmente não se usa mais, por fim alguns materiais que são usados como conservantes, esses materiais podem ser o limão, ou então o vinagre mais a vaselina (comprada em farmácias).

Um detalhe importante é que não existe nenhuma necessidade de aquecer a massa, pois ela irá secar naturalmente devido ao contato com o ar. A vantagem de se usar biscuit é que ele é altamente moldável, além disso ele se sai bem com diversos tipos de materiais, como as tintas e corantes, dessa forma as figuras e objetos produzidos ficam mais ainda fieis à realidade. É preciso dizer também que o biscuit também pode ser comprado, se você desejar ter mais praticidade, você pode comprar a massa semi pronta e em alguns variações de tonalidades.

A alguns anos atrás houve uma grande procura por esse tipo de material para as mais diversas aplicações, muitas pessoas passaram a fazer cursos e se tornaram especializadas no oficio do trabalho com o biscuit, ele foi moda por muitos anos e hoje é um pouco menos usado, talvez por causa da tendência da sociedade em buscar materiais sustentáveis e reutilizados.

De qualquer forma ele não deixa de ser um tipo de massa coringa, que pode ser aplicada para muitos diferentes fins e para um evento de última hora pode ser a salvação das lembrancinhas. É uma pratica que realmente vale a pena aprender mesmo que seja para uso próprio ou para entretenimento pessoal.

Como Trabalhar Com O Biscuit

Durante o preparo da massa de biscuit deve já ser decidido se você vai querer realizar o tingimento ou não, se você quiser fazer peças com diferentes cores, você deve saber que terá que colocar a tinta já na mistura.

Uma dica muito usada pelos artesãos de biscuit é fazer o tingimento nas cores que eles vão precisar de uma vez só, ou seja, se você precisará fazer detalhes em azul, você pode já separar uma quantidade de massa para misturar a tinta azul, se precisar de detalhes em amarelo, já separe uma quantidade de massa para misturar o amarelo.

Se você tem muitas peças para fazer, se está produzindo, por exemplo, um lote de lembrancinhas é mais indicado que você já faça uma grande quantidade de massa na cor que precisará de uma só vez, isso porque pode ser um pouco difícil conseguir exatamente a mesma cor em dois lotes diferentes, pode ser que sempre ocorra uma variação da coloração mesmo que essa variação seja leve.

Trabalhar Com O Biscuit

Trabalhar Com O Biscuit

Por sua vez, falando sobre as tintas a serem usadas, é preciso escolher sempre tinturas que sejam atóxicas, pois assim elas não farão mal para vocês e nem para quem irá comprar ou receber as peças. Isso é muito importante, porque alguns tipos de tinta podem ser realmente perigosos para a nossa saúde e causar irritações e alergias. Na dúvida opte sempre pelo mais seguro, um exemplo de tinta atóxica são as tintas de tecido em geral, é uma boa opção para fazer as suas peças de biscuit.

Para fazer a mistura da tinta, isso deve ser feito de maneira manual e com muita calma, porque se não for feito isso corretamente pode ser que a tinta não pegue em toda a mistura, fazendo com que algumas partes da peça fiquem sem cor e o seu biscuit fique manchado, tenha a certeza que a sua massa está com uma coloração homogênea antes de colocar para secar. Se você estiver usando uma tinta que não tem a certificação de atóxica, não deixe de usar em hipótese alguma uma luva em todo o processo de manuseio da massa. De qualquer as tintas a óleo nunca são indicadas para o trabalho.

Outra maneira de dar cor às suas peças é com a pintura, se você optar por essa técnica primeiramente você faz a massa e espera secar completamente, após ela estar totalmente seca ai sim é o momento de pinta-la. Há no entanto, algumas observações bem importantes sobre o método, além da massa obrigatoriamente estar seca, não se pode passar tintas em muitas camadas e também não se deve diluir demasiadamente a tinta escolhida, o resultado disso podem ser rachaduras no seu objeto de biscuit e você terá que fazer novamente, ou tentar utilizar técnicas para recuperar a peça.

Outra característica do biscuit que você deve saber antes de mexer com ele, é que esse material encolhe um tanto bom após a sua secagem, isso acontece principalmente por causa das moléculas de água que acabam evaporando no processo. Esse é um dos motivos que se indica fazer montagem das peças ou até mesmo acabamento somente depois que elas estiverem completamente secas. Após a massa estar 100% seca ela deve ser embalada e guardada, pode ser embalada em potinhos ou sacolinhas.

Princesas de Biscuit

Princesas de Biscuit

Princesas de Biscuit

Um dos objetos mais representados com o biscuit são as princesas, princesas em geral, uma vez que esse material é muito usado tanto para enfeites, assim como para lembrancinhas dessas festas infantis. Como o biscuit é uma massa muito versátil, ele pode ser usado para retratar qualquer que seja a princesa desejada, com qualquer roupa que seja, com qualquer tipo de cabelo, etc.

As técnicas para fazer as princesas são as mesmas utilizadas para fazer qualquer outra peça usando biscuit, são as técnicas já citadas acima, no entanto, para incrementar a sua obra, você pode optar por detalhes, por finalizar com glitter, entre outras opções. Para fazer o corpo da princesa você pode fazer peça por peça, por exemplo, pode fazer a cabeça primeiro, depois a roupa do seu tronco, depois a parte de baixo que seriam as saias do vestido ou calças, provavelmente essa é a maneira mais fácil de fazer, depois de fazer cada peça é que você junta tudo.

Uma tática usada por muitos artesãos de biscuit é colocar um palito de dente para ajudar a segurar e sustentar as partes que serão unidas, isso confere uma maior qualidade de resistência para a princesa. Uma facilidade que temos nos dias de hoje é a internet, no Youtube por exemplo, existem muitos e muitos vídeos que mostram o passo a passo de como montar cada princesa que se deseja. Agora que você já sabe tantas dicas, é só fazer as suas peças e se divertir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Biscuit

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *