O biscuit, que também pode ser chamado de porcelana fria, é uma massa como se fosse aquelas de modelagem bastante utilizada por crianças, mas que após um determinado tempo de descanso, ela endurece e permanece da maneira como foi moldada. Essa massa é produzida com a realização de uma mistura de cola branca, amido de milho e alguns conservantes, que geralmente são usados o limão, a vaselina, ou até mesmo o vinagre branco de cozinha.
Ao entrar em contato com o ar em descanso, essa massa endurece, e é isso o que facilita a sua utilização, uma vez que não apresenta a necessidade de ser aquecida para que ela permaneça na moldura em que foi deixada descansando. Outros benefícios do biscuit é o seu baixo custo, uma vez que ele pode ser produzido em casa com ingredientes fáceis de serem encontrados e com preços acessíveis e também a capacidade de essa mistura ser tingida, o que abre para uma enorme variedade de produtos que podem ser feitos a partir dessa massa. Além da variedade de cores que podem ser atingidas, também há uma grande variedade de texturas e de acabamentos que podem ser produzidos no biscuit, o que permite a sua utilização para a produção de diversos objetos do dia-a-dia.
É válido ressaltar que as peças produzidas com biscuit podem ser tingidas após a sua modelagem e não necessariamente antes, o que facilita no caso da elaboração de uma grande quantidade de um determinado produto que devem apresentar a mesma tonalidade de cor. Isso porque é muito difícil acertar na “receita” do biscuit a mesma tonalidade por mais de uma vez. Para o tingimento após a modelagem podem ser utilizadas tinta a óleo, tinta látex ou até mesmo a tinta acrílica, produtos que também podem ser utilizados para o tingimento da massa antes de sua modelagem, de acordo com o desejo de acabamento de seu fabricante.
Deve-se atentar para o fato de que a peça de biscuit pode encolher em suas dimensões cerca de 30 por cento, devido à evaporação da água, que ocorre para que a massa endureça. Essa é uma questão importante também para ser lembrada ao se pensar no acabamento, uma vez que a feitura de muitas peças em etapas diferentes pode fazer com que elas fiquem ligeiramente desiguais quanto à sua proporção.
Um excelente objeto que pode ser elaborado em biscuit é um porta retrato. Para isso serão necessários, além da massa de biscuit, um porta retrato liso, feito de MDF, produtos para a moldagem e modelagem da massa de biscuit, como forminhas, batedores, cortadores, tesouras, palitos e até mesmo estilete. Outros itens úteis também são pinças, que ajudarão na pega de possíveis pequenas peças, os pincéis, lantejoulas, glitter. Os corantes e as tintas serão utilizadas a gosto, tanto com relação às cores, quanto com relação ao tipo de tinta, conforme a criatividade e a imaginação do produtor.
As colas utilizadas também vão depender um pouco dos materiais que serão colados sobre o biscuit, mas, no geral, é indicado o uso de cola branca para colar partes de biscuit entre si, tanto com o biscuit ainda molhado, quanto como com ele já seco. No entanto, no caso de colar partes um pouco maiores entre si, são bastante utilizados também os palitos de dente, principalmente quando serão produzidos bonecos, em que os braços e as pernas geralmente são colados ao corpo a partir da utilização de palitos que, obviamente, devem ser colocados com a massa de biscuit ainda molhada.
É indicado que se pinte toda a peça de MDF com uma tinta própria para madeira, antes da realização da colagem dos biscuits. Enquanto essa peça seca, os moldes podem ser feitos de acordo com o objetivo da elaboração do porta retrato. No caso de um presente para uma criança, podem ser colados objetos coloridos e lúdicos, como animais com bocas e olhos grandes e formas geométricas coloridas, que também chamam a atenção. No caso de um presente de casal, podem ser moldados corações, bem como a palavra amor, que é fácil e simples de fazer, a partir da colocação dos moldes, dentre outros infinitos temas que podem ser criados e combinados com decorações de diversos ambientes de uma casa.
Conforme citado anteriormente, as peças podem ser coladas entre os biscuits com cola branca, mas muitos artesãos utilizam também a cola para lantejoula para esse fim. No caso de colar as modelagens no MDF para a elaboração do porta retrato, essa colagem deve ser feita com uma cola mais resistente, como a cola universal ou a cola própria para madeira, que também trará maior segurança e estabilização da peça no porta retrato.