Para começar a criar a sua próprias peças artesanais, antes é preciso conhecer uma técnica muito útil nessas confecções: a porcelana fria, também conhecida por massa biscuit. Em muitos lugares ela já é vendida pronta, mas nada melhor do que ter habilidade para fazer a sua própria, sem ter que tirar o dinheiro do bolso. Existem receitas um pouco mais trabalhosas e outras que são super práticas. Basta escolher o melhor método para cada um de vocês. Neste artigo, pretendemos tirar algumas duvidas de como preparar certos objetivos utilizando a porcelana fria e ainda, ensinar o passo a passo para começar a criar a massa.
Massa Passo a Passo
É preciso seguir todo o passo a passo com muita atenção, pois a massa biscuit precisa estar com a consistência certa para produzir as suas criações. Quando ela não atinge a consistência desejada, a massa poderá rachar e a sua obra de arte não poderá ser fabricada. Vamos conferir?
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fXU6IXNLKkY[/youtube]
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de amido de milho, a famosa Maisena
- 2 xícaras de chá de cola branca própria para biscuit
- 1 colher de sopa de caldo de limão ou vinagre
- 2 colheres de sopa de vaselina líquida
- 1 colher de sopa de creme hidratante sem silicone
- Colher de pau
- Fogão/microondas
- Panela/recipiente de vidro
Como Fazer no Fogão
Pegue uma panela que será utilizada somente para este fim. Misture todos os ingredientes nesta panela e leve ao fogo. Pegue a colher de pau para misturar os ingredientes. Quando a massa começa a desprender do fundo da panela, é hora de tira-la do fogo.
Depois, é preciso deixar a massa secar, mas não a deixe muito tempo neste processo, pois ela poderá ficar quebradiça. A massa ficará com uma consistência igual a de massa de nhoque ou coxinha de galinha.
Como Fazer no Microondas
No microondas, o método de preparação é um pouco diferente daquela preparado no fogão. Misture todos os ingredientes em um recipiente próprio para microondas. Provavelmente, você vai utilizar uma bacia de vidro para realizar a sua mistura. Quando levar ao microondas depois de misturar, deixe aquecer no aparelho por 1 ou 2 minutos, mas as vezes pode chegar próximo de 10 minutos dependendo do microondas.
De um em um minuto, você deve parar para poder mexer a massa, que nem se faz com brigadeiro de microondas. Para garantir, se quiser, pare para misturar de 30 em 30 segundos para não deixar que a massa passe do ponto necessário.
Observações
Quando ainda está quente, a massa biscuit é super fácil de modelar, pois a sua densidade facilita muito nessa hora. Ela pode aceitar diversas formas de tingimento para que você possa criar peças super bonitinhas, usando tintas ou até mesmo corantes. Lembrando que após o seu preparo, a massa deve ser guardada em saco plástico, aqueles transparentes de culinária.
Hora de Sovar a Massa
Esta parte do processo é ainda mais fácil que o passo a passo do seu preparo. Quem já está habituado a criar receitas, sabe que esta etapa é parecida quando se faz pão. É só passar um pouco de creme nas mãos e na área em que você vai colocar a massa para que ela não grude. Para sovar, a massa deverá está quente, mas não ao ponto de queimar as suas mãos. Vá sovando até que ela fique bem elástica e macia.
Deixe a massa descansar por no máximo 24 horas. Depois disso, ela está pronta para você produzir o que quiser! Devemos lembrar a todos que essas receitas acima não são comestíveis, mas ainda sim existem aquelas que se pode ingerir. São um pouco mais complicadas de fazer, mas ótimas para quem quer ornamentar docinhos e outras guloseimas de festa!
Tirando Dúvidas
1. Não deixa a massa secar demais ao ar livre pois pode formar uma película plástica na superfície da massa e o seu trabalho não será aquele que você imaginou. Quando bem armazenada, ela poderá durar até seis meses.
2. Não se pode usar qualquer cola branca na massa biscuit. As mais indicadas são: Cascorez Extra (rótulo azul) ou Cola para Porcelana Fria.
3. Se a massa passou do ponto, ela fica dura ou mole demais. Ela fica emborrachada quando passa do ponto e quando ai não chegou lá, ela fica muito mole e pegajosa. Especialistas na área aconselham: “Para que isso não aconteça, observe a partir do segundo minuto quanto tempo mais deverá ficar no forno. O ponto certo para começar a sovar é quando, ao se levantar a massa da tigela, ainda exista um pouco de cola no fundo, com a aparência de um creme. Retire tudo da tigela (inclusive este creme), coloque em uma superfície lisa untada com um pouco de creme para mãos não gorduroso e acrescente o restante (até completar uma colher de sopa) conforme for sovando. Ao terminar de sovar, a massa deverá estar macia. Embale-a em um saco plástico imediatamente.”
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=iRBTiUaCZkc[/youtube]
4. Durante o processo de sovar a massa, não se deve acrescentar nada à ela. Muitas pessoas acham que dá para colocar um pouco de maisena, mas isso não é indicado! Segundo os profissionais: “As peças quebradiças depois de secas devem-se justamente à adição de maisena crua à massa já cozida.”. A única coisa que se acrescenta nesta etapa é uma colher de sopa de creme para mãos não gorduroso, afim de não grudar a massa biscuit nas mesmas. As marcas de cremes mais indicadas para este procedimento são: BELLA BEL, YAMÁ, MAGILENA e SEARLY.
5. Se a sua massa ficou embolorada depois de pronta, é porque o creme pode ter sido utilizado em excesso: “A massa fica com uma camada de bolor quando é utilizada uma quantidade excessiva de creme. Para que isso não ocorra, coloque sempre a quantidade indicada de creme. Se o clima da sua região for muito quente, pode-se armazenar a massa na geladeira” explicam os profissionais.
6. Se a massa ficar muito dura, não se desespere. Você pode reaproveita-la: ” Junte a essa massa uma outra mais macia que você fizer. Pode também embrulhá-la num pano de prato e colocá-la para receber vapor de uma panela com água, e assim ela voltará ao normal”.