Desde que a humanidade criou o estigma de que as mulheres deveriam se enfeitar para agradar aos seus companheiros. Séculos atrás, estas mulheres, com sua supremacia e devoção, passaram a criar e a se dedicar à sua estética. Ao longo dos anos, inventaram e criaram formas de se embelezar e até mesmo se tornar diferente em relação a suas semelhantes, e porque não dizer “concorrentes”.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XTRB055qvTg[/youtube]
Uma das “invenções” é a miçanga. Devido a seu baixo custo e facilidade de se manipular, foi aderindo e até mesmo participando do dia a dia de inúmeras mulheres ao redor do mundo. Essa realidade fez com que suas habilidades difundissem essa cultura em seu habitat e com isso criou a cultura deste artesanato, que nos dias de hoje, serve como forma de sustento em muitas comunidades.
A Criação do Artesanato com Miçangas
A criatividade para desenvolver produtos vai de um simples grampo de cabelo, passando por colares, brincos, pulseiras, etc. É possível dar uma renovada e revigorada em várias peças do vestuário feminino, muitas vezes abandonadas no fundo dos guarda-roupas.
Andando pelas ruas é fácil ver e notar este trabalho, diferenciando no vestuário feminino e por que não dizer abrilhantando de forma sutil ou, muitas vezes, extravagante, mas é, com certeza, uma realidade na vida de toda mulher no planeta.
É inegável que este artesanato, passado de geração em gerações sem nenhuma técnica vezes, já se aventurou e “pregou” algum destes “badulaques” em suas peças de vestuários, dando assim uma nova vida a peças outrora “sem graça” e esquecida de seu vasto vestuário.
Geração de Renda com as Miçangas
É bom dizer que muitas famílias têm uma boa renda, simplesmente trabalhando e enfeitando peças de vestuário com este tipo artesanato. É fácil encontrar no meio de comunidades menos favorecidas, pessoas costurando e colocando em peças de vestuário novas e muitas vezes de “grife”, enfeites que mais abrilhantam e dão um tom de acabamento em destaque de partes do tecido ou apenas cumprem o seu papel de costura ou forma.
Miçangas são muito comumente encontradas nas lojas e comércio popular dos grandes centros, mas até mesmo em comunidades distantes ou cidades pequenas, as criativas artesãs dão vida e formas a muitos objetos que vão além das roupas e peças de vestuários.
O Uso do Artesanato de Miçangas no Geral
Atualmente, já existem miçangas incorporadas em abajures, capas de controles remotos, dando um acabamento mais vultoso em porta-retratos, capas de celular, ou até mesmo “tablets” com enfeites que se destacam no meio da multidão, e muitas vezes é uma forma de comunicação ou, até mesmo, de imposição por alguém que gosta de mostrar sua personalidade.
O artesanato com miçangas vai muito além de uma forma de renovar, mas é uma forma de se expressar. Muitas “miçangueiras” têm técnicas e modos particulares de se expressar através desta arte e lhes enche de orgulho e satisfação poder colocar em prática e até mesmo ajudar nas tendências de moda.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rjEFgvZwVZQ[/youtube]
São inúmeras as pessoas que sobrevivem com o ganho que o artesanato lhes proporciona, mas algumas poucas ganham milhões, seja na confecção, produção ou exploração comercial em grandes centros. Às vezes algumas “miçangueiras” se juntam e fazem uma cooperativa, conseguindo assim ganhos melhores, outras vezes, contratam várias costureiras e terceirizam serviços de grandes empresas na área de confecção de vestuário.
Alguns homens podem nunca ter usado, porém, com certeza, já presentearam alguém com este tipo de enfeite sem ao menos notar ou saber do que se trata.
Artesanato Presente na População
Por se tratar de uma cultura secular e uma forma de expressão em que não importa a camada social e cultura ou até mesmo a religiosidade, mulheres do mundo inteiro fazem valer seus encantamentos com este artesanato, sejam na forma de se vestir, sejam muitas vezes através de acessórios ou na decoração do lar. O que sabemos é que este artesanato já se incorporou em nosso meio e bendito seja pro isso.
Grandes marcas de renome no mercado nacional e internacional incorporaram esse acessório á suas novas coleções, fazendo com que a aceitação fosse muito maior, uma vez que, são referencias de moda e de visual.
As novelas também ajudaram na popularização de seu uso, já que muitas atrizes começaram a usar acessórios que continham esse material e assim como grandes marcas, as novelas são vitrine de moda para a população que as acompanham.
Baixo Custo na Produção
Esta cultura e arte se popularizaram graças a seu baixo custo de produção, mas era difícil antes aprender e trabalhar de forma até mesmo profissional, pois se tratava de uma arte passada às vezes de mãe para filha.
Nos dias de hoje, com o advento da internet, qualquer um, em qualquer idade, pode procurar sites especializados que ensinam o passo a passo, que dão novas ideias e nos ajudam a aprender algo que antes, só conseguiríamos acompanhando no momento da confecção da peça.
Podemos repetir o vídeo na internet quantas vezes quisermos e ainda corrigir eventuais falhas no aprendizado, pode parar um vídeo em um ponto que temos dificuldades, tomar um “cafezinho” e continuar a ver a hora que desejar e tiver vontade.
Não precisamos vender as peças apenas na comunidade, podemos nos conectar ao mundo, globalizado e oferecer a todos de uma única vez, todo nosso trabalho artesanal de forma a agradar e fazer desta cultura uma foram de aproximar pessoas e gerações, então da próxima vez que ver uma pessoa trabalhando com um artesanato de miçangas, pense no tempo e nas “histórias que envolvem esta secular forma de se expressar e como faz parte do cotidiano de milhões de pessoas”.
Gostei muito da explicação apresentada no primeiro vídeo. Sou capaz até de conseguir fazer uma pulseira igual! Obrigada.
queria apender fazer a galinha porta ovos já tentei mais ainda nao consegui sera que poderia me mandar o grafíco po favor obrigada
Gente para quem gosta vou deixar minha fanpage
https://www.facebook.com/pages/Chaveiros-e-Cia/227648533986315