Macramê

O macramê é uma das técnicas de tecelagens manuais mais antigas que se tem conhecimento, é feita somente usando fios e nós, não utilizando nenhum tipo de instrumento ou fermenta, portanto é totalmente manual. Nesse artigo nós vamos falar um pouco sobre a tecelagem manual sua origem, os tipos existentes e sobre a técnica do macramê.

Origem da Tecelagem Manual

A tecelagem manual surgiu ainda no período neolítico, sendo que os primeiros registros existentes segundo os historiadores estão na China. Foi  a partir do oriente que a técnica, até então rudimentar de tecelagem se espalhou para o restante do mundo, chegando aos hindus e aos egípcios de onde seguiu para a Europa onde a técnica foi desenvolvida chegando ao ápice com a produção dos brocados no século XIC e as tapeçarias de Gobelin na França do século XVI. Porém até chegar a estes belíssimos tecidos, muitas técnicas artesanais e rudimentares foram desenvolvidas, algumas que até os dias atuais são utilizadas. Nas Américas os índios foram os grandes artesãos e que desenvolveram a tecelagem manual, seno os astecas os primeiros a desenvolver a tecelagem nos Andes peruanos.

Desenvolvimento da Tecelagem Manual

A tecelagem é a técnica de tecer, tramar os fios de forma a fazer tecidos, panos, malhas. Estes diversos povos que tiveram os primeiros contatos com a tecelagem desenvolveram diversas técnicas para tecer os fios, utilizando diferentes materiais. Os índios usavam palhas, penas de aves e o algodão ara confeccionar cestos, utensílios, panos, já os colonos usavam o fio de algodão e a lã, com os quais confeccionavam mantas e roupas  e os povos orientais e os europeus usavam fios de seda e outros fios riquíssimos.

Tipos te Tecelagem Manual

A tecelagem assim pode ser desenvolvida de diversas formas, com técnicas e materiais diferentes. A tecelagem de tecidos, quando ainda feita de forma artesanal passa por diversas etapas artesanais que são a fiação, a construção do fio, o seu tingimento, o urdume, para só depois a tecelagem propriamente dita. As formas mais conhecidas de tecelagem manual são o Gobelin, o brocado, o Kilim, a cestaria, a esmirna e o macramê, todos eles feitos de forma artesanal.

O Macramê

O macramê é uma das formas mais antigas de tecelagem manual, era usada desde a antiguidade e sua origem segundo os historiadores é árabe. O macramê é a técnica de se tecer utilizando somente os fios, os dedos e diversos tipos diferentes de nós. O macramê não utiliza agulhas e nenhum outro instrumento, e são dois os nós básicos, o festone e o nó duplo. Com esses nós e cordões ou cordas os artesãos produzem diversas peças decorativas em macramê, além de produzir o acabamento em outras peças com suas franjas decoradas. Essa técnica no Brasil também é muito utilizada para a produção de redes no nordeste.

O artesanato é mesmo surpreendente, pois apenas com as nossas mãos é possível fazermos lindos trabalhos. Um bom exemplo de técnica puramente manual e que tem como resultado peças incríveis, é a Macramé.

Essa técnica consiste em tecer fios de uma maneira que não se utiliza nenhum tipo de maquinário ou ferramenta. Trata-se de uma tecelagem manual, o trabalho está todo nos dedos que vão cruzando os fios e os prendendo por nós. O grande objetivo visual é criar cruzamentos geométricos, franjas e muitas outras formas decorativas.

Existem duas formas de Macramé mais conhecidas, que é o ponto “festonê” e o ponto chamado de “nó duplo”. O primeiro é feito com dois fios, um deles fica esticado e o outro é usado para fazer os enlaces com nós. Já a segunda maneira é feita usando três fios, um fica esticado no meio e os outros dois são enlaçados formando nós.

A palavra Macramé significa”nó”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Macramê

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ainda nao sei o macramê mas estou aprendendo… estou amando é muito bom. bjs

    Marinalva Batista de Acizio 4 de novembro de 2011 19:18 Responder
  • Tenho um pouco de prática em macramê ,trabalho nas horas vagas como terapia na confecção de redes, gostaria de encontrar amostras p/ varandas. só fã deste trabalho

    Francisca Maria Severo 30 de janeiro de 2012 18:59 Responder
  • gosto muito de macramê é uma terapia fazer , eu faço algumas peças . estou me dedicando a colares .

    Sérgio Duque 12 de fevereiro de 2014 23:22 Responder
    • macramê agente nunca sabe de tudo sembre tem algo para aprender ! tudo na vida agente sempre esta aprendendo !

      Sérgio Duque 12 de fevereiro de 2014 23:37 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *