Todas as mulheres que têm um monte de bijuterias sabem da dificuldade que há, em conseguir guardá-las de forma organizada. Nada mais desesperador do que estar atrasado para um compromisso, encontrar o brinco que combina com o look e ficar feito louca a procura do outro brinco. Isso já deve ter acontecido com um monte de gente que você conhece e até mesmo com você! Por isso, o importante é focar na organização.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=k5GU_xcxGq8[/youtube]
A Importância da Organização
Erra quem acredita que organização é uma forma de doença. Deixar as coisas nos lugares certos é conseguir um tempinho a mais para fazer uma escova no cabelo, ver a ultima parte do jornal, ter o tempo sobrando para comer a sobremesa na hora do almoço e tudo o mais. Quando você tem a mão tudo o que precisa e sabe onde está cada uma das suas bijuterias, pronto, otimizou seu tempo para aquilo que é realmente interessante.
Para ajudar na organização de suas bijuterias, o ideal é que se tenha um porta-joias, mas não aquele em que elas ficam ali, todas amontoadas e é preciso virá-las na cama para conseguir aquela que estava procurando. O melhor organizador é aquele que faz com que as bijuterias estejam bem separadas, ou seja, anel num lugar, pulseira e correntes em outros e assim, sucessivamente.
Uma ideia bem legal de porta-joias é aquele que fica preso à parede, bem ao alcance das mãos e dos olhos, facilitando o serviço do dia a dia. Vamos deixar algumas dicas de como fazê-lo em casa e, se quiser presentear uma pessoa querida.
Modelos de Porta-Joias de Parede
Modelo I
Você poderá usar uma moldura antiga ou nova, contando com um tamanho de 08 × 10 centímetros, sendo que a cor da mesma pode ser de seu próprio gosto. Caso queira, pode optar por um tamanho maior de moldura, já que procedimento geral será o mesmo, especialmente se você tiver bijuteria demais.
Ainda serão necessários alguns pedaços de arame, no caso foram usados aqueles bem finos, e retorcidos, para proporcionar um melhor visual ao porta-bijuteria, mas, se preferir, pode sim ser um arame normal, mas nada que seja grosso demais.
Se a moldura estiver em sua madeira original, o correto é dar uma lixada e depois pintar, usando a cor que for de seu gosto. E se quiser proporcionar a ela uma aparência mais antiquada, que tal usar a patina, cujo procedimento pode ser encontrado facilmente na internet. Além disso, ainda pode ser usado o processo de decoupage, dando uma aparência mais diferente à moldura.
Depois que você estiver com a moldura pronta e completamente seca, do jeito que você desejou, é hora de partir para o momento da confecção da peça. Para isso, pegue um pedaço de arame, e passe em toda a volta da moldura. Se o arame usado for o fino, faça isso por no mínimo três vezes, até que o cordão a ser usado fique bem grossinho.
Depois, pegue o fio e dê algumas torcidas nele, para que fique o mais próximo possível um do outro. Mas lembre-se de não deixa-lo grosso demais, senão não será possível pendurar, nele seu brinco.
Retire os fios da moldura, e vire-a de costa, assim, use um lápis para fazer a marcação certa de onde deverá será fixado cada um dos fios. O correto é separar a moldura em quatro partes, e deixar um espaço seguro entre um fio e outro, deixando a distância bem harmoniosa.
No local indicado prenda um prego pequeno ou ponha um grampo de grampeador para madeira, mas não deixe que ele se fixe até o final, ficando uma sobra onde deverá ser enroscado o fio, o mesmo que deverá ser feito com o prego.
Se tiver um alicate à mão, force os fios com ele, para ter a certeza de que eles não se soltarão. Pronto, seu porta-joias de parede está apto a receber suas bijuterias.
Modelo II
Materais
- 01 Moldura de quadro com uma frente normal e plana
- Alguns carretéis de madeira de diferentes tamanhos
- Tinta látex branca ou tinta acrílica da mesma cor
- Cola própria para madeira
- 01 Pedaço de fita em gorgorão colorida
- 01 Pistola própria para grampo usado na madeira
- Alguns pregos
Passo a Passo
Passo 01: Pegue a moldura escolhida e deixe-a bem limpa e com a superfície perfeita, se precisar, use uma lixa para deixar tudo bem certinho. O ideal é usar uma peça que tenha o tamanho de 14 x 11 centímetros e mais ou menos uns 04 centímetros de largura da mesma. Não será necessário usar suporte ou vidro.
Passo 02: Assim que a moldura estiver pronta, basta pegar a tinta escolhida e passar sobre toda a superfície, de preferência dê duas demãos de tinta, para que a cor fique mais em destaque. Aguarde até que a moldura esteja seca. Enquanto isso pinte também os carretéis de madeira que serão usados e deixe secar por completo.
Assim que ambos estejam secos, cole os carretéis na moldura, nos locais em que achar melhor. Lembrando que cada um deles será responsável por guardar um tipo de bijuteria, visualize onde cada coisa irá ficar, então, cole os carretéis.
Passo 03: Agora, pegue a moldura e vire de costa e, com a ajuda da pistola de grampo própria para ser usada em madeira, junte pedaços de fita de gorgorão com tamanhos que correspondam à largura total da moldura, de forma que elas fiquem completamente esticadas. Você pode colocar até quantas fitas quiser, também deixando um espaço entre elas, para pendurar os brincos e os mesmos não se enrolem uns nos outros.
Os dois modelos de porta-joias são perfeitos para serem colocados na parede do banheiro ou do quarto, e podem ser usados para todos os tipos de bijuterias, como pulseiras, brincos, colares, dentre outros. Eles levam a vantagem de deixarem à mostra todas as peças, facilitando a visualização e a organização das mesmas.
As peças ficam tão legais e bonitas, que certamente serão um grande sucesso entre as amigas e os familiares. Aproveite a dica e inove na decoração de seu quarto.