O verão se aproxima, e com ele o calor, sendo que em grande parte do Brasil as pessoas sofrem com o calor intenso. Para suportar as altas temperaturas, em especial para quem mora no litoral ou que costuma ir à praia durante o verão, os chinelos são companheiros inseparáveis, sendo os principais aliados para enfrentar as altas temperaturas.
Mas, o que fazer se você está passando uns dias na praia e surge um convite para uma balada na praia de última hora, e você não se lembrou de levar uma sandália de festa na mala (ou não tinha espaço suficiente na mala)?
Nesse caso, você tem duas opções, ou vai em uma daquelas típicas feiras de artesanato praianas e compra um lindo chinelo em macramé, com lantejoulas, ou brilhos ou se você tiver um chinelo de dedo em uma cor neutra, como preto, pode confeccionar você mesma o seu chinelo em macramé, bastando usar peças que tenham muito brilho.
Isso porque essa arte manual é muito simples e fácil de se fazer, não precisando de nenhum maquinário ou ferramenta. Além disso, os materiais são muito simples de se encontrar, e com rápidas entrelaçadas de linha, fio encerado ou juta, é possível deixar o seu simples chinelinho de uma cara nova e sofisticada.
Se você usar o chinelo de macramé com um lindo vestido longo, como os com detalhes em renda ou em estampas, com uma maquiagem bem feita, você estará linda e pronta para qualquer evento noturno durante o verão, em especial nas baladas à beira-mar.
Com materiais muito simples, é possível fazer rapidamente um lindo chinelo em macramê, pagando muito pouco pelo material, já que eles podem ser encontrados em quaisquer lojas de armarinhos ou nas lojas de R$ 1,99.
Em geral, o material necessário para se confeccionar um par de chinelos em macramê é o seguinte: um par de solas de chinelos de borracha; uma agulha de crochê; uma tesoura; bolinhas de madeira. No caso do fio encerado marrom, você irá cortar quatro fios que tenham um comprimento de 1,60 metros. Com isso, você irá trançar os fios com a técnica festoné, onde são usados dois fios, sendo que um deles fica esticado e o outro se entrelaça em torno do primeiro, criando os nós.
Em inúmeros sites da internet é possível conferir o passo-a-passo, que é bem simples, ainda mais para quem já possui uma certa prática com agulhas e linhas. No caso desse chinelo em macramé marrom, suas instruções para elaborá-lo podem ser obtidas no site: http://www.mulhercriativa.com.br/arte-em-chinelo/passo-a-passo-chinelo-com-macrame
Além do fio encerado, é possível usar outros materiais para elaborar os chinelos em macramê, como: couro, cânhamo, juta, fio de algodão, entre muitos outros. No caso dos materiais que podem ser usados para incrementar os chinelos, vale tudo o que a sua imaginação mandar, como conchas, miçangas, espelhos, contas em acrílico, entre outros.
Se você tiver mais dúvidas de como fazer essa arte manual, a internet é uma grande aliada, já que o site de vídeos Youtube oferece uma imensidão de vídeos tutoriais com aulas de macramê passo a passo, sendo que você pode assistir as aulas quantas vezes quiser.