Quando pensamos em acessórios femininos é natural que tenhamos uma ideia de peças mais femininas e delicadas. No entanto, algumas novidades surgem e arrebatam até as mais singelas na hora de se adornar. Um dos hits que chamou a atenção com certeza foi o colar em forma de “rabo de dragão” criado pela artesã Michele Macey.
A artista tenta sempre investir em novas formas para as suas peças de maneira que tudo o que faz tem um visual muito próprio. Podemos dizer que esse colar é um belo exemplo. Então se você tem atitude e quer uma peça diferenciada para os seus looks vai gostar de conferir as dicas de como fazer um colar “rabo de dragão”.
A seguir vamos te ensinar a como fazer esse colar e também dar algumas dicas para ampliar o seu portfólio de peças de maneira que possa obter uma fonte de renda extra através da criação de acessórios artesanais. Confira ainda dicas de como usar o colar nos seus looks criando um visual único e incrível.
Tutorial de Como Fazer Colar Rabo se Dragão
Materiais Necessários
- Pedaço de couro – você pode usar couro sintético ou vinil se preferir
- Um círculo de papel que deve ter diâmetro entre 2 e 5 cm – o tamanho depende do tamanho desejado por você para o seu colar
- Um cadarço – com o tamanho que você quer para o seu colar rabo de dragão – a espessura deve ser de 7 mm
- Lápis
- Tesoura
- Prendedores – aqueles de roupa
- Cola de contato
Como Fazer
Para fazer o seu colar rabo de dragão basta um pouco de paciência e habilidade, temos certeza que com um pouco de treinamento você conseguirá criar peças incríveis.
Passo 1 – A primeira coisa a ser feita é fazer a marcação na peça de couro de diversos círculos que deverá ser recortados depois. Para que a marcação não apareça depois de cortar a dica é fazê-la na parte interna do couro.
Passo 2 – Os círculos que você desenhou deverão ser recortados, após recortá-los corte novamente ao meio de maneira a ficar com vários semicírculos.
Passo 3 – Em seguida você deverá pegar o cadarço e tirar a medida para chegar ao tamanho que ficará bom no seu pescoço para trás. Depois de tirar essa medida você deve colocar dois semicírculos um de costas para o outro. O couro deve ficar voltado para o lado de dentro.
Passo 4 – Em seguida será necessário costurar os semicírculos no cadarço de maneira que eles fiquem bem presos no cordão. A costura deverá ser feita em vários semicírculos, lembre-se que eles devem ficar bem perto um do outro.
Passo 5 – Quando chegar nesse passo o seu colar terá diversos pedaços de couro com o lado do avesso aparente. Então cole as pontas do couro do seu colar.
Passo 6 – Para colar as pontas você deverá por um pingo de cola de contato numa das pontas do semicírculo unindo a outra ponta. O seu colar então ficará ondulado, faça o alinhamento das pontas usando os dedos para ter um resultado por igual.
Passo 7 – Nesse passo iremos focar em deixar o colar secar, para isso use prendedores de roupas para conseguir deixar as pontas coladas. Aguarde um tempo para ter certeza de que a cola secou.
Passo 8 – Após estar com o seu colar seco basta alinhar as pontas do rabo do dragão e então fixa-lo no seu pescoço. Quem preferir pode deixar as pontas do cadarço desfiadas de maneira a criar um efeito mais interessante para o seu colar.
Diversifique
Agora que você aprendeu a como fazer esse colar rabo de dragão pode diversificar fazendo outras peças que sigam essa lógica de confecção, mas que tenham outras formas e outras propostas. A grande dica é sempre usar a sua criatividade para fazer peças cheias de atitude e estilo. Poder criar uma peça com o jeito que você deseja é uma das principais vantagens do artesanato.
Renda Extra
Quem gostou das dicas de como fazer colares rabo de dragão pode começar a fazer as suas peças para vender. Esse tipo de artesanato pode ser bastante lucrativo já que se trata de peças cheias de atitude e que podem ter um grande valor agregado. Para ter mais sucesso você pode diversificar os seus modelos de colar rabo de dragão, use materiais variados e a sua criatividade.
Para vender as suas peças crie modelos diferentes e comece a frequentar feiras de acessórios artesanais. Uma possibilidade interessante é ter um site de vendas na internet, assim você consegue que mais pessoas vejam o seu trabalho e quem sabe mais pessoas se interessem pelas as suas peças.
Como Usar o Colar Rabo de Dragão
Com certeza esse acessório é bem diferente de tudo o que vemos no mercado de acessórios e por isso mesmo tem diversas maneiras de usar. Para quem gosta de um visual mais moderno a dica é contrapor o colar artesanal com roupas de alfaiataria, seria como um hi-low de peças sociais com peças artesanais.
Já para quem gostou mesmo desse estilo handmade do colar a dica pode ser montar um look com pegada hippie como um vestido longo estampado ou mesmo uma calça jeans e peças em tons terrosos conversando com um visual folk. Observe que esse colar fica bem em diversos looks e estilos porque é uma peça versátil e cheia de atitude.
A Volta do Artesanal
É interessante observar que o artesanal tem conquistado um lugar de destaque nos últimos tempos. Em grande parte isso se deve as tendências de moda que tem olhado com mais carinho para as matérias-primas sustentáveis. Sendo assim ter acessórios como esse colar de rabo de dragão é bom para criar produções descoladas e diferenciadas.
Se você gosta dessa ideia de acessórios artesanais pode tentar em ir busca de outros tipos de materiais para trabalhar como folhas, pedaços de árvores, garrafas PET entre outros. Quando se une habilidade com criatividade é possível ter ótimos resultados e criar peças de sucesso.
Para fazer um colar “rabo de dragão” você vai precisar de um pedaço de couro sintético ou vinil, um círculo de papel cartão com 2 cm de diâmetro – para peças maiores, apenas aumente o tamanho do círculo – cadarço ou barbante do tamanho que você quer que o colar fique, tesoura, lápis, máquina de costura, cola e prendedores de roupa.
Corte os círculos no couro com o molde e quando eles estiverem todos cortados, corte-os exatamente ao meio. Pegue dois semi-círculos, coloque cada um deles de um dos lados do cadarço, com a parte do avesso para fora, e costure na máquina.
Passe a cola nas partes que ficaram soltas dos círculos – ele deve ficar assim. Coloque os prendedores até que ele seque.
Finalize dando o acabamento que desejar para o fecho – sendo que você também pode simplesmente deixar o fecho sendo amarrado com as pontas do cordão.