O bordado ponto russo consiste em uma técnica muito especial. Depois de pronto, a impressão é que o desenho foi feito em alto relevo. Esse trabalho possui diferentes aplicações, e a sua confecção utiliza diferentes tipos de materiais.
O bordado ponto russo chegou ao Brasil no ano de 1950. Como o nome já diz, ele veio de terras russas. E a sua aplicação acabou sendo difundida para o restante do país, a partir do Paraná.
Esse bordado pode representar uma verdadeira terapia para muitas pessoas. Mas também de um grande potencial de se tornar uma ótima fonte de renda.
Materiais Necessários Para Bordar Ponto Russo
Para o bordado ponto russo, iremos precisar dos seguintes materiais:
-
Linha De Ponto Russo
Essa linha é exclusiva para esse tipo de bordado. Pode ser encontrada em várias cores diferentes, e também em fios brilhosos e metálicos.
-
Agulha Específica Para O Bordado Ponto Russo
A agulha deve ser a específica para usar em bordado ponto russo. E o tamanho ideal para cada peça irá variar conforme a espessura da linha que você escolher para trabalhar.
-
Tecido
O tecido usado para fazer o ponto russo pode variar bastante. Afinal de contas, existem muitas alternativas para esse tipo de trabalho. Além disso, outro fator que determina o tipo de tecido a ser usado é a finalidade do seu bordado.
Dessa forma, os materiais mais usados são: étamine, tergal, cânhamo grosso, cetim grosso, linho, jeans, algodão fechado, brim, lonita, gabardine, linho tergalizado e Oxford.
-
Tesoura
O modelo mais comum de tesoura para usar em bordado ponto russo é a tesoura de arremate. Ela é pequena e possui pontas. Ela é ideal para dar acabamento em linhas.
-
Stencil
Esse é, sem dúvida, o melhor material para você desenhar o molde do desenho diretamente no tecido que irá bordar.
-
Termolina leitosa
A termolina leitosa é um produto que devemos aplicar na peça a ser bordada, mas no lado avesso. Ela serve para finalizar o seu trabalho. Mas é muito importante que ela não passe para o lado da frente da peça.
-
Bastidor
Na hora de escolher um bastidor para trabalhar, escolha sempre um que seja maior que o seu desenho que você irá bordar. Mantenha o tecido bem esticado enquanto trabalha, que o bordado fique bem preciso e mais fácil para você trabalhar.
-
Gráfico
São os gráficos os responsáveis por guiarem o seu trabalho. Eles apresentam os contornos dos desenhos, que podem ser dos mais simples, até os mais trabalhados também.
O Ponto Russo no Étamine
O étamine é um tecido de algodão, formado de tramas, que são compostas de pequenos quadradinhos. São esses pontinhos que permitem que contemos os pontos no momento de bordar.
No momento de bordar ponto russo em étamine, é importante que a agulha mágica fique sempre à 90° do tecido. Isso é muito importante para que o ponto saia corretamente. Além disso, abertura da agulha deve ser mantida sempre para a frente, para o lado em que iremos bordar.
Para bordar, vá penetrando o tecido com agulha e a linha. Os pontinhos da étamine são ótimos para você manter os pontos todos devidamente alinhados. Uma dica importante é entrar sempre com a agulha inteira, até que o tecido toque na parte branca da mesma.
Isso é fundamental no bordado ponto russo no étamine e nos demais tecidos. A parte branca da agulha nunca deve deixar de tocar o tecido.
No momento de voltar com a agulha, tomes bastante cuidado. A agulha sempre deve tocar o tecido para que o ponto não fique grande demais, sobrando laçada. Dessa forma, quando a agulha ainda estiver tocando o tecido, é necessário dar espaço de um ponto, e penetrar o tecido mais uma vez.
No momento de dar o espaço de um ponto, é importante direcionar a agulha sempre arrastando no tecido. Não levante a agulha, para não danificar o seu bordado.
Para bordar em outra direção, é preciso virar a abertura da agulha para onde o seu bordado será direcionado.
Ao chegar no fim da forma, é preciso cortar a linha da agulha. Para, só depois disso, bordar a parte de baixo. Para isso, afunde bastante a agulha e vire a peça para o lado avesso do étamine.
Tome cuidado nesse momento. Afinal de contas, se você cortar a parte da linha que está para fora da agulha, você irá desmanchar tudo o que fez até então.
Enquanto que, se você puxar a linha que está dentro da agulha, estará dando ainda mais carga de linha. O que significa que você está puxando a linha do novelo.
Dessa forma, você precisa puxar a linha que se encontra dentro da agulha. Para fazer o acabamento do bordado, você tem duas opções: deixar a linha solta, e passa-la para o avesso; ou você pode também já deixá-la do lado avesso quando for começar o bordado.
Nesse último caso, para deixar a linha para o avesso da étamine logo no início do trabalho, basta afundar bem a agulha no local onde será o 1° ponto, e virar o étamine do avesso, para poder puxar a ponta solta.
Feito isso, é só continuar o seu bordado normalmente.
O Bordado Ponto Russo Em Étamine Como Terapia
O bordado ponto russo em étamine, assim como os demais tipos de trabalhos manuais, oferecem uma série de benefícios para a nossa saúde como um todo. Abaixo, listamos alguns dos principais deles. Confira!
- Aumenta a auto estima
- Contribui para o tratamento da depressão
- É ótimo para a saúde da memória
- Ajuda muito na coordenação motora
- Pode ser uma ótima fonte de renda
- Também serve como um hobby
- Ajuda a aliviar as tensões do dia a dia
- Estimule tanto a criatividade quanto a concentração
- Ajuda a proteger o cérebro contra falhas na memória
- Promove maior sensação de felicidade, relaxamento e prazer
Sendo assim, se você tem interesse em aprender o ponto russo, saiba que essa atividade pode trazer mais benefícios do que você imagina. Então, aproveite e comece agora mesmo. Existem diversos vídeos na internet, que ensinam o passo a passo detalhado da técnica.