Você quer adicionar espelhos à decoração do seu lar? Então vai gostar de saber mais sobre os tipos de espelhos que existem e como são feitos os acabamentos de cada um deles. Esses elementos ajudam a fazer com que cômodos de pequeno porte pareçam mais amplos assim como acrescentam um toque extra de estilo. Sabendo mais sobre os espelhos é mais fácil fazer a escolha pela melhor opção para a sua casa.
Tipos de Espelhos e Acabamentos
Na hora de escolher os espelhos que irão compor a decoração da sua casa nada como encontrar os acabamentos mais adequados para a proposta decorativa de cada ambiente. Abaixo vamos explicar quais são as diferenças entre os espelhos de acabamento reto, bisotado e de junção.
Espelho Com Acabamento Reto (Simples)
Os espelhos de acabamento reto nas bordas podem ser somente cortados e lixados. O objetivo de lixar é evitar que eles permaneçam com características cortantes. Basicamente tem as suas bordas polidas sendo mais seguros de manejar no dia a dia.
Espelho Bisotado
Sabe aqueles espelhos que parecem ter ‘molduras’ nas bordas? São os famosos espelhos bisotados, trata-se de um acabamento especial feito no entorno do espelho. O chanfro criado pode variar entre 0,5 cm e 3,0 cm. Trata-se de um detalhe que faz toda a diferença e que pode oferecer um estilo mais sofisticado para a decoração do ambiente.
Espelho de Junção
Recebe o nome de espelho de junção a união de vários espelhos cobrindo uma parede ou parte de uma criando um painel. A imagem completa dos espelhos tem um forte apelo decorativo adicionando mais valor para a composição da decoração como um todo. Os espelhos usados para criar espelho de junção podem ser polidos ou bisotados.
Como Lixar o Espelho Manualmente
Para quem gostou da ideia de contar com espelhos em sua decoração ou que já tem esse item em casa selecionamos um vídeo em que é possível ver como é feito o processo de lixamento manual. Se os seus espelhos apresentarem riscos é interessante saber como eliminá-los deixando a peça como nova e claro sem perder a reflexibilidade.
Nesse vídeo podemos ver como usar o equipamento de polimento manual, antes de iniciar o processo é necessário escovar o filtro para que o composto que vai eliminar os riscos seja ativado. Em seguida se deve pegar entre 2 e 3 gramas de material de polimento para ser usado em conjunto com o equipamento para a limpeza. Deve ser bem espelhado no filtro.
Dá para observar nesse vídeo que delimitar a área a ser lixada com uma moldura é essencial para que se possa usar o filtro com assertividade. Durante uns 30 segundos trabalhe com o equipamento de polimento na área em torno do risco descrevendo movimentos circulares. Depois disso é necessário concentrar o equipamento somente em cima dos riscos.
Esse equipamento tem um sistema de água acoplado que permite ir borrifando conforme vai polindo para que a temperatura não fique muito elevada, o ideal é entre 35°C e 45°C. Além da água é fundamental o uso do material de polimento para chegar a transparência do espelho. Ao terminar use um pano limpo e macio para remover o material e perceber que a superfície está lisinha.
Gostou dessas dicas de como lixar espelho manualmente?