Charles Bukowski, escritor, diz em um de seus livros que se alguém quiser um conselho dele que seja: “Aprenda a usar aquarela”. Quando uma pessoa pensa em um pintor, geralmente imagina um homem impulsivo, cheio de manias, recluso, que na verdade está muito próximo à ideia do artista romântico. João Cabral de Melo Neto, também escritor, odiava o Romantismo, movimento que prezava a expressão direta dos sentimentos, porque o escritor acreditava que é preciso de esforço para criar uma obra e não inspiração.
Considerando que pintar é um trabalho, é preciso técnica para conseguir fazê-lo bem. Por isso, é necessário estudo. Existem pessoas que conseguem aprender sozinhas, mas outras não. Para os que não são autodidatas é preciso procurar um curso bom de pintura.
Os ateliês de pintores famosos aceitam novos talentos, mas dificilmente abrem vagas. Outra opção são os cursos oferecidos em várias instituições ligadas aos pincéis e telas. Como última alternativa, é possível encontrar vídeos com aulas no site “youtube” para os que aspiram a se tornar artistas.
.