Capazes de darem uma incrementada no visual de qualquer camisa ou vestido básico, as bijuterias artesanais são fáceis de combinar além de contarem com um preço super acessível. Toda mulher deve ter várias delas em sua penteadeira, pois elas podem fazer a diferença em qualquer ocasião, principalmente quando se deseja um visual diferenciado em uma festa de última hora.
No caso da bijuteria artesanal, elas contam com um charme a mais, pois deixam cada look único que ressalta a personalidade de cada mulher. Se for uma bijuteria que você adquiriu durante uma viagem, melhor ainda, pois além de atrair todos os olhares, você poderá contar a história da peça, servindo de gancho para muitas conversas.
Tanto para quem gosta como para quem elabora artesanato em bijuteria, está se aproximando a estação do ano que mais combina com essas peças. Como no verão as pessoas estão mais descontraídas, além da praia ser um programa comum para muitos brasileiros, este é o momento de usar um visual mais alegre e descontraído, que combina perfeitamente com as bijuterias artesanais.
Como em grande parte das cidades praianas contam com as conhecidas “feirinhas”, este é o momento dos artesãos mostrarem as suas criações e aumentarem suas vendas para garantirem renda para o restante do ano. No caso dos turistas, visitar essas feiras costuma ser uma verdadeira tentação, especialmente para as mulheres, pois em cada barraca o artesão faz questão de elaborar uma peça mais colorida e elaborada do que a outra. E o melhor: os preços são muito bons.
No artesanato em bijuterias é possível assimilar um pouco da cultura de cada local visitado, pois muitos artesãos fazem questão de retratarem fatos de seu dia-a-dia em suas criações. Como no caso dos artesãos em cidades praianas, o seu artesanato em bijuterias costuma contar com pedaços de conchas, plantas e sementes da região, além do formato de barcos, peixes e golfinhos.
Também é possível fazer lindas peças de artesanato em bijuteria. Com materiais fáceis de serem encontrados, pode-se fazer peças para uso próprio, para presentear ou vender.
A artesã Juliana de Jesus do ateliê Biju e Arte (www.bijuearte.com) ensina a fazer um conjunto de colar e brincos de argola de artesanato em bijuterias.
Você vai precisar do seguinte material:
Para o brinco: duas argolas grandes de metal; dois anzóis para brinco; duas argolas de madrepérola verdes. Já para o colar, você vai precisar de: um fecho do tipo mosquete tamanho médio; duas argolas de metal tamanho médio; dois terminais de metal tamanho médio; 1,5 m de fio encerado marrom; uma argola grande de metal; duas argolas de madrepérola verdes.
Para fazer os brincos, primeiro abra uma argola de metal e pendure a argola de madrepérola e o anzol. Depois feche bem a argola com a ajuda dos alicates, repetindo o mesmo procedimento para o outro brinco.
Para montar o colar, primeiro abra a argola grande de metal. Depois pendure as duas argolas de madrepérola, fechando bem para que não escapem. Em seguida, dobre o fio quatro vezes, dobrando ao meio pela última vez.
Passe a parte dobrada dentro de uma das argolas e faça um nó. Em seguida, corte os fios na altura que preferir. Por fim, coloque os terminais nas pontas dos fios. Coloque a argola de tamanho médio no primeiro terminal e na outra extremidade, ponha o fecho.
.