Algumas pessoas amam o queijo sem saber por que, simplesmente amam. Amam o sabor, amam o cheiro, amam amar o queijo. Se você é uma dessas pessoas, que amam e não sabem nada, que tal ficar um pouco mais informada sobre como são feitos os queijos artesanais tão adorados por tantas pessoas?
Mas o Que é o Queijo? Como Ele Surgiu?
Os queijos são alimentos imprescindíveis para uma vida saudável, visto que além de deliciosos são ricos em proteínas, em vitaminas, em minerais, em iodo, em cálcio, em fósforo, etc., ou seja, são importantes para uma nutrição adequada.
Encontramos queijos de diferentes tipos, de sabores, em texturas, nos odores e também de diferentes cores, essa diferença se dar por causa do tipo de leite e também do processo utilizado para a sua fabricação.
Existem diversas histórias da origem do queijo, que vem desde o inicio da civilização, veja aqui algumas:
Conta a lenda que o queijo foi descoberto por Aristeu, filho do Deus Apolo, rei da Arcádia. Ele era um mercador árabe que atravessou o deserto e levava leite de cabra no seu cantil, feito do estômago de carneiro, o leite com o calor coagulou ficando uma massa, e desta forma ele sem querer, descobriu o queijo.
Do Que o Queijo é Feito?
Temos na composição do queijo elementos como a gordura, água, as proteínas, a lactose, as vitaminas, os sais minerais, o sal e também o ácido lático.
O queijo traz muitos benefícios para nossa nutrição, como: a presença das vitaminas e dos minerais, também tem alto teor de cálcio, de fácil digestão e diversos outros benefícios.
Encontramos mais de 400 tipos de queijos no mundo, temos queijos que vai agradar a todos os paladares. Partindo desde os mais fortes como o gorgonzola, o prato e o provolone, e também os muito conhecidos pela grande massa, como: o tipo emmental, tipo raclette, minas frescal, a ricota, queijo colonial, o tipo asiago, tipo brie, o camenbert , o cottage, a mussarela, o queijo coalho,o mascarpone e muitos outros.
O Queijo Artesanal
E também podemos encontrar o queijo artesanal que é um produto tradicional de vários lugares e de algumas regiões do Brasil, podemos encontrar no nordeste, no sul, no sudeste. Ele é um produto que garante um rendimento e uma ocupação para as pessoas que vivem no campo ou nos locais de produção de queijo.
Como a produção geralmente é em pequena escala, muitas vezes é realizado em pequenas propriedades e também é a fonte de renda da família, a receita geralmente é passada de pai para os filhos e assim vai mantendo a peculiaridade do produto, dependendo de alguns fatores como clima, as pastagens, etc..
A Fabricação De Um Queijo Artesanal
Saiba que a fabricação de queijo artesanal é uma atividade clássica concentrada no campo e no consumo do leite. Como já foi dito anteriormente, este tipo de fabricação é muito conhecida em vários lugares do mundo, e também na França aonde são elaborados queijos de ótima qualidade e que são muito valorizados.
A região mais renomada no Brasil pela fabricação dos queijos artesanais é o estado das Minas Gerais onde são produzidos toneladas de queijo todos os anos, que são comercializados, no mercado interno e externo, isso mesmo, o queijo mineiro faz sucesso lá fora.
A produtividade artesanal de queijo é realizada com recursos acessíveis em milhares de propriedades rurais em vários estados do Brasil, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e em outros estados. As técnicas usadas provêm das técnicas utilizadas na Europa, são receitas simples onde os ingredientes utilizados são o leite, o coalho, e também um fermento caseiro.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_W5jnY34oE4[/youtube]
Os queijos fabricados de modo tradicional são queijos de leite cru, eles são produzidos com leite ordenhado recentemente, não pode ser pasteurizado. Antigamente todos os queijos eram produzidos com o leite cru, como o brie, camembert, a mussarela, o roquefort. Hoje os queijos são pasteurizados e também industrializados para respeitar as condições da legislação sanitária.
Os queijos que estão acessíveis no supermercado são produzidos em grande escala, feitos com leite de diversos produtores, o leite é pasteurizado antes da fabricação dos queijos. Com a pasteurização eliminamos as bactérias que inutiliza o leite, porém com a pasteurização as proteínas são alteradas, o sabor será modificado, as bactérias lácticas serão eliminadas, alterando as características do queijo.
Para que o leite não perca suas propriedades, requer um cuidado especial. Para não ficar contaminado, e se tornar impróprio para o consumo, para trabalhar com o leite necessitamos de um local especial com condições de higiene adequado.
Para conseguir uma fabricação de queijos de qualidade, além da higiene necessitamos de apetrechos adequados, porque toda a técnica para a produção dos queijos vai depender de refrigerador, de esterilizador. Os queijos precisam ser embalados e armazenados em local apropriado, para cumprirem todas as regras.
Os Queijos Tipicamente Brasileiros
Saiba que muitos brasileiros não conhecem todos os queijos produzidos no Brasil, apesar de consumir os queijos: parmesão, cheddar, gorgonzola, brie, estes são exemplos de queijos importados. Porém aqui no Brasil temos vários queijos, como: o catupiry, minas padrão, requeijão, os queijos artesanais que tem o sabor diferente.
Em 1998 o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, proclamou que a técnica de fabricação de queijo mineiro artesanal um Patrimônio Histórico Imaterial Brasileiro, assim a fabricação de queijo faz parte da nossa cultura e é protegido por lei.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=18_w_7tGCPs[/youtube]
Hoje encontramos no mercado queijos brasileiros de excelente qualidade vindos dos estados de Pernambuco, São Paulo, Rio grande do sul e outras cidades do interior do país.
A produção de queijo artesanal vem sendo melhorado, com o aumento de qualidade dos queijos, o aperfeiçoamento da produção e o aumento da lucratividade.
Depois de ler tudo isso, podemos afirmar que consumir um queijo totalmente brasileiro faz bem para o paladar e principalmente para a economia, afinal estamos movimentando o dinheiro do país, dentro do país. Sem mencionar que os pequenos produtores de queijo agradecem quando consumimos o seu produto e difundimos pelo mundo afora.