Uma cozinha bonita é outra coisa! De que adianta uma casa com todos os cômodos enfeitados, decorados e bonitos e uma cozinha feia?
Há muitas formas de se enfeitar uma cozinha. Mas, uma bonita cortina a enfeita deixando-a mais feminina. Com jeito mesmo de cozinha de mulher. Acaba com aquele jeito de cozinha de restaurante, ou seja: super limpa, funcional, porém com aspecto frio. Dê à sua cozinha um ar aconchegante, feminino, gostoso.
Você pode fazer uma graça de cortina de capitonê, nas suas horas vagas, e nem demora tanto tempo. O capitonê, se você ainda não sabe é uma técnica para se trabalhar no próprio tecido e utilizando poucas coisas. Existem vários pontos de capitonê. Porém, todos eles partem do ponto chave.
Não é obrigatório fazer capitonê em tecido xadrez. Essa técnica pode ser empregada em qualquer tecido. Inclusive em tecidos lisos. A diferença é em relação à praticidade na realização do trabalho e no efeito visual. Com relação à praticidade, quando se faz capitonê em tecido xadrez não é necessário fazer nenhum tipo de marcação. Porque, os quadradinhos do tecido xadrez são usados como marcadores já que os pontos partirão sempre deles.
Que tal, então, fazer uma cortina em capitonê para a sua cozinha? Vamos começar pela lista de materiais.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jlriBqHXvx8[/youtube]
Materiais Necessários:
O tecido xadrez você escolhe na cor de sua preferência. Agora atenção para esse detalhe: Você deve comprar de acordo com a altura e a largura de sua janela. Levando em conta o seguinte. Se você comprar 2 metros de tecido com 1,40 de largura, você terá uma cortina com aproximadamente 1,20 ou 1,30 de largura e no comprimento você descontará a parte que deixará para colocar o varal de cortina. Mais ou menos 10 centímetros. Outra coisa, você pode fazer a cortina em duas partes, caso a sua janela tenha uma largura superior ao tamanho dessa (1,30 no máximo). Você deve usar de uma auréola à outra para medir a largura do tecido que usará para fazer o bandô.
Você precisará também de: agulha, linha de costura, caneta d’água (se quiser marcar), 3 metros de grega branca (também pode ser renda ou guipir), tesoura e máquina de costura.
Como Fazer:
Algumas Observações:
- Você vai trabalhar sempre nos quadradinhos brancos;
- Caso você escolha usar um tecido liso, você precisará medir e marcar.
- Deverá deixar sempre uma carreira a mais do que o número de desenhos que deseja fazer. Exemplo: Se você quiser fazer três carreiras com desenhos, deixe quatro carreiras de quadradinhos.
Deixe de oito a dez centímetros na parte de cima para fazer uma bainha onde deverá ser colocado o varal.
Agora comece o capitonê pelo primeiro quadradinho branco que se encontra na largura, porque é na largura que é trabalhado. Enfie a agulha de dentro para fora, tirando-a em um dos cantos do quadradinho (você trabalha do lado direito do tecido) branco. Faça um ponto em cada um dos cantos e alinhave todo o quadradinho respeitando o limite, sem deixar a costura do alinhavo passar para outra cor. Depois que passar a linha por todo o quadradinho branco fazendo um alinhavo em forma de quadrado, volte ao ponto inicial e, coloque o dedo no meio do quadrado e puxe a linha fechando, verifique que você fez uma florzinha, que é o ponto fofoca. Arremate bem.
Seguir para o próximo quadradinho, sem cortar a linha e por cima do tecido. Mantenha a linha sobre o limite dos quadradinhos. Pegue no canto do próximo quadradinho branco e comece dando um ponto e arrematando para a linha não ficar solta. Alinhave todo o quadradinho como fez no primeiro. Continue com o mesmo procedimento até chegar ao fim da carreira que será no fim da largura do tecido.
Passe para a carreira de baixo, sempre trabalhando por cima do tecido, pegando no canto do primeiro quadradinho branco. Faça exatamente como fez na primeira. Você deverá fazer quatro carreiras. Depois de terminar todas as carreiras, vire o tecido (avesso) e introduza a agulha para sair do outro lado. Agora você irá fechar todos os quadradinhos atrás para formar o desenho que é um X.
Para fechar atrás é preciso unir os quatro biquinhos de cada uma (no avesso) das florzinhas e costurar fechando como se fosse um fuxico. Juntar sempre quatro. Fechar também dos lados. Observe que nas laterais sobrarão três biquinhos. Fechar os três também. Procure fechar sempre no sentido diagonal.
Depois de tudo fechado, costurado à mão, passe a máquinha sobre as costuras na parte de cima para evidenciar as pregas. Dobre a parte que ficou para colocar o varal de cortina e costure a máquina. Agora veja o arremate final (grega, guipir ou renda) para dar aquele toque bem feminino à sua cortina.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=VLIyDSObV_E&list=PLH3WX8dyDkZhd-14pTYiF0sS1KbTrwxwC[/youtube]
Se a sua janela tem mais ou menos 1,30 de largura, você pode fazer uma abertura na cortina que você fez, exatamente no meio do tecido, de baixo para cima até chegar ao bando onde você fez o capitonê. O bandô deve ficar inteiro. Não pode ser separado.
Pegue a grega ou renda que você escolheu e alinhave sem deixar enrugar. Comece em um dos lados da metade, de onde sai o bandô, desce , faz o contorno pela parte de baixo. Não coloque nas laterais. Faça o mesmo do outro lado.
Se a largura de sua janela tiver tamanho maior de 1,30 m você pode fazer a cortina em duas partes iguais. Caso opte por fazer em tecido liso, também fica muito bonito, Você só precisará medir o tecido para ficar certinho. Para te dar uma ideia, cada sete quadradinhos (do tecido xadrez) equivalem a dezoito centímetros.
Esse ponto de capitonê não é único. Ele pode ser tranformado em outro capitonê tão bonito quanto esse.
Veja Como:
- Fazer só até chegar no ponto fofoca e não fechar atrás, no avesso.
- Levantar as partes do ponto que não foram costuradas e fechar pela frente, assim formará uma florzinha no lugar do X e na parte de trás fechar as três pontinhas para formar preguinhas. Você pode deixar as flores abertas ou enfeitar com botãozinho colorido.