Antes de se começar um determinado trabalho, é muito importante se lavar bem as mãos, assim como todas as vezes que elas estiverem suadas, o que irá evitar que você e a sua gordura natural do calor de suas mãos possa manchar o seu tecido de trabalho.
Outra dica interessante é que para que o seu bordado fique bem feito, principalmente se eles forem a tecidos mais finos, uma excelente alternativa é se fazer a utilização de um coador e filtros de papel.
Procure apenas colocar o filtro no avesso de seu tecido antes de costurar, procure em seguida alinhavar ou ainda prender com uma fita adesiva para que não saia do lugar e procure bordar normalmente.
Assim que for terminar o seu bordado, você deverá retirar o filtro com todo o cuidado e seu bordado estará pronto. Agora que teve algumas dicas rápidas, confira a seguir algumas dicas interessantes para conservar seus bordados.
Para Lavar e Passar Materiais com Bordados
Procure em Primeiro Lugar sempre Consultar as Etiquetas
Antes de mais nada, consulte a etiqueta de cada uma dos produtos, procure seguir sempre todas as instruções de símbolos que poderão lhe indicar como lavar, bem como passar e secar as suas peças corretamente para que não as danifique principalmente nos bordados.
Rendas e Também Bordados
Com este tipo de material você precisa ter um cuidado todo especial. Utilizar uma renda renascença, por exemplo, é algo bastante delicado, procure seguir todos os cuidados para evitar que fios não se soltem ou ainda queimem nem mesmo se rompam, por isso procure ter cuidado com estes materiais.
Como Lavar
Para lavar é importante se colocar as peças bordadas de molho em um bom recipiente que deverá ter água e sabão neutros em pó para peças delicadas. Caso a renda não seja colorida, é possível ainda se utilizar um sabão em pó normal desde que seja de boa qualidade. Procure dissolver bem o sabão na água procurando formar uma boa espuma antes de colocar a sua renda para lavar.
Em seguida, enxague a peça utilizando muita água, procurando espremer levemente as mãos com cuidado sem torcer. Em seguida, para secar pendure a peça que deverá estar úmida e a deixe secar. Procure estender as peças que são menores na vertical e os maiores na horizontal, se quiser procure colocar antes em água com goma.
Como Passar a Peça
Para que se possa passar a peça, procure passar a mesma ao avesso, com uma temperatura mais baixa. É importante ter cuidado para que não rompa os pontos de seu material com os bicos do ferro.
Caso a sua renda seja antiga ou até mesmo muito fina e frágil, procure cobrir de forma prévia com um pedaço de material de musselina, ou também papel de seda.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qkZ-v_cXDKk[/youtube]
É importante sempre procurar comprar materiais de qualidade como a seda, e rendas das mais grossas e com fios resistentes para que se possa lavar melhor.
Uma alternativa interessante para manter um bordado bonito por muito tempo ou uma renda é engomar a peça, veja a seguir como engomar.
Como Engomar Peças de Roupas
O processo para realizar a engomagem das roupas mesmo sendo um pouco menos utilizado atualmente é usado em roupas de cama e também roupas de mesa, estas que normalmente possuem bordados e também as rendas.
Esta é uma ótima alternativa caso os materiais sejam utilizados tanto em apresentações de jantares e eventos, até mesmo durante o dia a dia está válido. Você poderá utilizar vários tipos de tecidos que estiverem engomados, até mesmo alguns tipos de roupas.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xRehqIAU5tA[/youtube]
A goma ainda poderá dar um visual diferente e uma nova vida para a sua peça de renda e bordado nas beiradas do tecido.
Algumas Dicas Rápidas Sobre a Goma
Utilizar uma quantidade específica de goma é importante, pois isso irá determinar a sua maciez. Procure utilizar pouca goma para que se possa conseguir bons resultados e a roupa irão continuar tendo a mesma textura suave e será gostosa de se utilizar.
Existem no mercado alguns tipos de goma industrializadas que são prontas para a utilização, basta apenas seguir as instruções. Se quiser as gomas que são preparadas em casa também poderão ser boas além de serem muito econômicas.
Veja outras Dicas para o Bordado Durar por muito mais Tempo
O bordado nada mais é do que uma forma de criar figuras diferenciadas e também desenhos nos tecidos, procurando utilizar agulhas e também alguns fios de algodão. Todas as mulheres que forem bordadeiras de plantão deverão marcar a presença anualmente em várias festividades anuais, onde deverá acontecer as tradicionais festas. Se você quiser aprender a como conservar o seu bordado procurando o deixar perfeito.
Como Manter o seu Bordado por muito mais Tempo
Antes de começar o bordado, quando o parar de fazer, procure proteger deixando em uma sacola ou cesta.
Procure sempre procurar bordar a partir do centro do tecido, dobrando este centro em sentido horizontal e também vertical, se você achar melhor poderá ainda marcar as dobras com um alinhavamento.
Para que se possa evitar que os fios de bordado possam se desfiar, é importante saber formar nós para que estes fios não fiquem torcidos, procure utilizar alguns fios que tenha 45cm quando estiver o relativo bordado.
Depois que procurar escorrer bem procure estender o bordado sobre uma toalha.
É interessante ainda colocar o bordado entre duas toalhas equivalentes brancas com o lado respectivo voltado para baixo, procurando passar a ferro morno tranquilamente e de forma suave, sem que você possa pressionar os bordados.
Uma dica fundamental é que para que seu bordado possa ficar bem feito, é preciso antes de mais nada ter muita atenção, que seguindo as dicas você irá ter bordados muito mais bonitos e também por muito mais tempo.
É importante que se tenha resultados melhores utilizando um bastidor, este é um aro interno que fica em um aro externo, são feitos de madeira ou também plástico que poderão variar de tamanhos. Ele sempre mantém o tecido mais firme tornando o seu bordado mais fácil de fazer.