Como todos os tipos de técnicas de bordado, você irá encontrar com diversos nomes Punch Needle (agulha perfuradora), Russian Stitch (ponto russo), Russian Embroidery (bordado russo), ainda é possível se encontrar o chamado bunka, que nada mais é do que o ponto russo ao avesso, uma forma de arte bastante interessante, encontrada principalmente na cultura japonesa.
A origem histórica do ponto russo, vem da época dos egípcios, e estes povos estavam sempre nos primeiros a empregar o ponto russo utilizando os ossos ocos de asas de pássaros como agulhas, com o tempo esta técnica passou a ser utilizada por toda a europa, durante a idade média para a decoração de roupas e ainda frequentemente painéis de Igreja.
Em várias épocas é possível se perceber que foram associadas com os bordados que eram criados por imigrantes russos, estes que podem pertencer a um grupo religioso que era chamado de Old Believers ou os velhos crentes, e durante séculos eles embelezaram as suas roupas com este tipo de técnica empregada nos seus modelos.
O bordado russo ainda foi ensinado por diversas gerações, até os dias atuais, e hoje é possível se encontrar o ponto russo com os mais diversos tipos de materiais realizados, desde as aplicações separadas que podemos colar ou costuramos posteriormente nos tecidos como peças posteriormente no tecido de tapeçaria de tamanhos diversificados.
Veja um passo a passo de almofadas infantis de ponto russo
Como Materiais você irá Precisar de:
Linhas Anchor Mouliné, nas cores e quantidades indicadas na chave de sinais
Agulha Corrente Milward para ponto russo de aço niquelado
Cânhamo fino Döhler na cor branca, com aproximadamente 41 x 41 cm (2 partes)
Linha Cadena para costura nas cores nº 335 e nº 155
Agulha Darning Corrente Milward nº 9, para as costuras
Manta acrílica com 46 x 46 cm (2 partes)
Tecido de algodão na cor azul, com 11 x 46 cm (4 partes) e 48 x 48 cm; e na cor rosa, com 11 x 46 cm (4 partes) e 48 x 48 cm
Tecido para forro na cor branca, com 46 x 46 cm (2 partes)
Tecido de patchwork Coats Corrente com bolinhas na cor azul, com 5 x 34 cm (8 partes)
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=O922MbpuiXo[/youtube]
Bastidor
Papel vegetal
Lápis
Tesoura pequena bem afiada
Carbono para tecido
Como Montar
Para montar a capa da almofada, procure bordar os motivos no cânhamo, seguindo as orientações do diagrama que tiver interesse. Com um tecido de algodão em mãos, procure formar um canto que deverá ser mitrado ao redor do cânhamo, sobrepondo assim os tecidos de patchwork para que possam formar a parte dianteira. A seguir procure sobrepor a parte dianteira, a manta acrílica e ainda o forro, passando uma costura para unir. Uma em seguida a parte dianteira com a parte traseira, direito com o direito, deixando assim a abertura na base. A seguir procure costurar a peça pelo lado avesso, faça o mesmo com a outra capa. Finalizando este trabalho, procure passar as peças pelo avesso contando com o auxílio de um pano úmido.
Veja outro passo a passo interessante
Como Materiais você Irá Precisar de:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ME4SnD43XCA[/youtube]
Tenha agulha própria para o ponto russo.
A seguir os bastidores de fixação com regulador aqueles que possuem duas partes que poderão encaixar um no outro.
Tenha em mãos a linha para ponto russo, podendo ser qualquer uma utilizada para crochê ou mesmo a própria para bordado desde que seja adequado ao número da agulha.
Tesoura
Risco
Carbono para tecidos
Lápis
Termolina leitosa e ainda cola para os tecidos, é interessante se utilizar a cola porque dá maior durabilidade aos bordados.
Pincel.
Modo de Fazer
Procure primeiramente riscar o motivo pelo avesso do pano, cuidado quando for letra pois ela deverá ser transferida na técnica espelho invertida, pois o ponto russo deverá ser bordado pelo avesso.
A seguir procure esticar bem muito bem o tecido no bastidor com um risco voltado para cima.
A seguir procure colocar a linha de contorno, se houver contorno.
A seguir procure começar a bordar a partir das bordas do desenho, procurando enfiar a agulha no pano, para um primeiro ponto, procure segurar com outro polegar a ponta da linha, e tire-a sem levantar muito a ponta do pano, repita os processos da operação seguindo o contorno do desenho de fora para dentro, atenção para que não se estrague o trabalho. A ponta diagonal da agulha que deverá estar sempre direcionada a frente do seu trabalho que fará o traçado do seu bordado da agulha, devendo caminhar para frente iniciando fazer todo o contorno e ainda continue fazendo todo o preenchimento do risco.
Depois que estiver pronto procure passar a termolina ou mesmo cola pano no avesso da figura, é para fixar os pontos, pois nestes bordados não existem arremates. Tenha assim um cuidado de não deixar que a termolina ou mesmo cola escorra para o lado direito do bordado, e para isto procure sempre aplicar com um pincel.
Enquanto a borda você deverá impedir que a linha possa prender a sua roupa no tecido, e que deverá estar sendo bordado ou no próprio bastidor, desta forma você não terá impedimento de formação dos pontos.
Fazer estes processo parece algo muito complicado, porém não é não, se tiver dúvidas no site youtube é possível se visualizar em sites como youtube tutoriais de pontos diferenciados o que pode lhe ajudar bastante na hora de fazer as suas criações.
Almofadas Infantis em Ponto Russo
Para fazer as almofadas é muito simples, basta apenas se criar o bordado que tiver interesse, podendo ainda fazer sobreposições sobre a capa da almofada que tiver interesse, procure ter um tecido semelhante ao da almofada, o que irá dar toda a personalidade para o visual da sua sala, e aplique nas suas almofadas, com isto você terá almofadas exclusivas o que poderão fazer toda a diferença no seu resultado final da decoração da sua sala assim como os produtos que você certamente poderá vender bastante, e ainda ter uma renda extra, fazendo inclusive para suas amigas uma boa oportunidade na decoração.
oi tudo bem gostaria de saber se voce faz os contornos duas vezes ou só uma : obrigada!