Como Fazer Caixinhas Organizadoras

Uma das melhores coisas do artesanato é poder criar objetos que sejam mega úteis para o dia a dia sem gastar quase nada. Com as suas mãos, você poderá inventar muitas combinações de cores, tons e o mais importante: produzir algo que lhe sirva para melhorar a vida de um jeito mais barato. Este é o caso das famosas caixinhas organizadoras. Por isso, para arrumar meias, calcinhas, cuecas, sutiãs e até mesmo aquela papelada que você não pode perder, nada melhor do fazer a sua própria caixinha organizadora!

Como Fazer Caixinhas Organizadoras

Como Fazer Caixinhas Organizadoras

Criando Gavetas

Mitas vezes as caixinhas organizadoras podem virar algo muito maior do que se imagina. Que tal criar um armário cheio de gavetas feito com essas caixas, ein? É super fácil de fazer e muito mais prático para organizar materiais de costura, a boa e velha documentação, trabalhos e até mesmo certos ingredientes para a cozinha.

Criando Gavetas

Criando Gavetas

1. Como Fazer:

Uma das primeiras coisas que se deve fazer é aprender o passo a passo para criar essas tais gavetinhas tão úteis. O primeiro passo é pegar uma caixa do tamanho que você achar melhor e que possa caber direitinho em uma estante ou qualquer outro apoio do tipo. Essas “gavetinhas” feitas com caixas podem ficar em cima de prateleiras também.

Depois de ter determinado a altura da caixa, comece o processo de recorte e colagem. Forre a caixa com o seu tecido favorito. Lembrando que o uso do tecido é apenas uma ideia. Você pode usar papel de presente estampado ou até mesmo algo pintado por você, com a cara da sua personalidade!

Muitos artesãos preferem forrar com o tecido somente a parte da frente. Se você preferir, nada impede de cobrir a parte de trás também, ainda mais se ela ficar visível.

O próximo passo é arranjar algum material que sirva como puxador, afinal, o objetivo é criar uma verdadeira gaveta, com etiqueta organizadora e tudo! Para este fim, você poderá usar uma braçadeira para canos de hidráulica ou para a parte elétrica de algum trabalho. Essas peças podem ser encontradas em lojas de ferragens ou de construção no geral.

Depois, basta fixar bem os puxadores, colocar a sua etiqueta e espalhar as suas gavetinhas pelas prateleiras da estante, constituindo um armário artesanal super útil para a sua organização.

2. Ideias e Dicas

Como já foi dito, essas gavetinhas não se restringem apenas a salas e quartos. Nada impede que elas sejam colocadas na cozinha, no banheiro, no quartinho de empregada ou na área de serviço. Use as caixinhas para colocar materiais de limpeza que sempre ficam espalhados, organizar a dispensa, guardar maquiagem ou até mesmo reservar temperos.

Os artistas de plantão podem usar as gavetinhas para guardar todo o seu material de trabalho, use uma delas para colocar as tintas, outra para os pincéis variados e a última para outros materiais. Neste caso, as caixinhas precisaram ser maiores, mas o processo de construção será o mesmo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JaYV6ZgxTZA[/youtube]

Reutilização De Papelão

Que tal utilizar papelão e fazer uma caixinha super fofa para organizar a sua bagunça? É sempre uma boa ideia reciclar, até mesmo pelo fato de ser bem menos custoso. A reciclagem é um método fácil e que não ocupa muito do seu tempo. Com isso, você faz o bem para o meio ambiente. Seja sustentável e venha aprender como se faz uma caixinha organizadora usando estes tipos de materiais.

1. O Que Usar?

Abaixo, segue a lista de materiais que você vai utilizar para produzir a sua caixinha sustentável

  • Uma caixinha de papelão média, pequena ou grande, fica ao seu critério
  • Uma tesoura, de preferencia sem ponta para não haver acidentes
  • Cola do tipo em spray
  • Tecidos para decoração da caixa
  • Ilhós e cordão para fazer a alça do objeto
  • Fita métrica e uma régua para medição

2. Como Fazer?

A primeira etapa para a produção da sua caixinha sustentável é pegar uma caixa de papelão que não será usada nunca mais e que provavelmente iria parar no lixo. Lembrando que pode ser desde caixinhas de remédios até as grandes caixas de sapatos. Você também pode usar papelão desmontado para produzir a caixa posteriormente.

Depois deter a caixa, comece a revestir o fundo dela com o seu tecido favorito. Lembrando que estas caixinhas organizadores quase nunca precisam de tampa. Use a sua régua ou fita métrica para medir bem o tecido e recorta-lo do tamanho do fundo do seu objeto. Usando a sua cola spray, cole o tecido bem medido e recortado.

Feito todos os passos iniciais, comece a recortar as tiras de tecido para revestir as laterais da caixa. Para o tecido ficar bem certinho e não aparecer nenhum pedaço de papelão da caixa, cole usando o spray pedaço por pedaço, bem devagar, sempre reforçando com as mãos.

Sempre use o tecido com um tamanho maior nas laterais, afim de dobra-los nas juntas, para dar um bom acabamento à sua caixinha. Quando a parte de dentro já estiver bem acabada, repita o processo de colagem para a parte de fora, sempre fazendo um bom acabamento nas laterais.

Uma dica é sempre varias no tecido. Use estampas diferentes para revestir as laterais, tanto da parte de dentro quanto da parte de fora. Abuse das suas cores favoritas e se for para pintar a caixa à mão, use cores escuras e fortes. Quando a tinta secar, o papelão não pode aparecer.

Para colocar as alças nas caixas, use algo para fura-la na lateral, medindo a distância entre dois desses furos. Com um pedaço de cordão recortado, passe-o pelos furinhos feitos na lateral da caixinha. Antes disso, não esqueça de colocar os coloque os ilhoses nos furos para um acabamento melhor do seu objeto.

Pronto, agora que a sua caixa organizadora já está pronta, pode começar a rganizar os seus brinquedos, livros, documentação e tudo o que for necessário. Estas caixas são muito úteis quando usadas em grandes tamanhos pois poem servir como baús para guardar almofadas, mantas, fronhas, etc.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XG-vFRWCqdM[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *