Sabonetes Artesanais: Pintura

O sabonete pode ser um boa base para você soltar a imaginação e praticar artesanato. Uma das técnicas mais usadas é a pintura, que deve ser feita com tinta de tecido. Para que o seu trabalho fique perfeito, veja as dicas que separamos e o passo a passo. Confira!

Dicas Para Pintura De Sabonetes

É muito importante que o sabonete tenha a superfície bem lisinha para que o trabalho de pintura fique perfeito. Para deixá-lo com essa textura, caso ainda não tenha, use esponja de lavar vasilhas. Ela deve ser nova e deve ser passada no sabonete com o lado verde. Levemente vá retirando a parte áspera e deixando o sabonete liso para receber a tinta.

Pintando Uma Paisagem No Sabonete

Os materiais necessários são: o sabonete liso, pincéis pequenos (vários tamanhos) e macios, pincel de filete, tintas de tecido nas seguintes cores: sépia, verde pistache, púrpura, verde pinheiro, siena natural, rosa bebê, amarelo ocre, verde folha, branco e azul celeste. E mais, verniz geral.

Vamos Pintar O Sabonete!

Base lisa, podemos começar a trabalhar, use a tinta na cor ocre para fazer o chão, pinte a parte central do sabonete, colocando-o em pé.

Nas laterais use a tinta verde pistache e na parte de cima, para fazer o céu, o azul celeste.

Pegue a tinta branca e use um pincel bem fino para fazer pequenas nuvens sobre o céu azul.

Para fazer a árvore use o pincel de filete e as tintas ocre, sépia e branco misturadas para criar o tronco e os galhos.

Vamos fazer um ipê rosa, então, faça batidinhas leves com a cor púrpura e faça as flores na base. Já no fundo, sempre com a técnica das batidinhas, use o rosa bebê, servirá para destacar as flores e iluminá-las.

Já o verde pinheiro deverá ser usado na parte de baixo para simular uma vegetação rasteira, use o verde folha para iluminar essa vegetação.

Faça mais flores no chão para simular aquelas que caíram e pronto. Está pronta a sua paisagem!

Espere que a pintura esteja completamente seca e use verniz geral sobre toda a área que foi pintada.

Dicas: caso tenha dificuldades para desenhar a mão livre, pegue o desenho e transfira para o sabonete através de uma folha de papel manteiga com ajuda de um lápis 6B. Umedeça bem pouco o sabonete, coloque o papel sobre ele, pressione sem fazer força e pronto, o risco ficará visível, ajudando na pintura.

Outros Sabonetes Artesanais

Dá para se fazer muita coisa legal com sabonetes e pintura é só uma delas. Anote os materiais e aprenda uma outra técnica artesanal para ser feita com sabonete. Confira!

Materiais:

  • 1 quilo de base glicerinada

  • 30 ml de essência

  • Corante alimentício

  • Ervas, flores e folhas desidratadas

  • Vidro Temperado e recipiente de esmalte

  • Colher ou outro utensílio de plástico

  • Uma vasilha para ser usado em banho-maria

  • Adesivos para fazer identificação

  • Formas da sua preferência de chocolate ou de silicone

  • Álcool de cereais

  • Um conta-gotas

Vamos Fazer Sabonetes Artesanais!

1- Vamos começar usando o recipiente de esmalte, dentro dele você deverá derreter a base de glicerina e faça isso usando a vasilha para banho-maria. É importante que esteja completamente dissolvido. Quando estiver pronto, acrescente o corante. Atenção: quando estiver fazendo o banho-maria não há necessidade de ficar mexendo a base.

2- Com a base completamente diluída e já com o corante, a mistura poderá ser retirada do banho-maria e pegando um bastão que deve ser de vidro, essa mistura deve ser misturada, fazendo de modo que a nata vá ficando separada. Atenção: essa espécie de nata se criará quando você estiver mexendo. Você deve continuar até que ela despareça, por evaporação.

3- É hora de colocar na mistura que estará sem a nata, a essência, misture e coloque nas formas, dentro, jogue algumas ervas e deixe descansando. O tempo é de 3 horas para que fique pronto e firme os sabonete.

4- Passado o tempo necessário para que endureça, retire os sabonetes da forma e com uma faca bem afiada, acerte as rebarbas. Use plástico filme para embalar e coloque os adesivos para identificar de qual essência é o sabonete.

Dicas: Na hora de colocar a base na forma, coloque cerca de 2mm e depois as ervas, em seguida, complete com a mistura. Porém, antes de colocar a segunda parte, aguarde pelo menos 1 minuto. Isso evitará que as ervas fiquem todas no fundo.

Você pode variar e colocar folhas, ervas e flores dentro de um mesmo sabonete, basta ir intercalando as camadas.

Aprenda A Fazer Decoupage Em Sabonete

Anote os materiais necessários de mais esse sabonete artesanal!

Sabonete, tecido com desenho, cola branca comum, cola quente em pistola, alfinetes sem cabeça, tesoura, verniz (fosco), pincel número 14, cordão aramado para decoração, tinta relevo na cor roxa, miniflores frias de porcelana, termolina.

Como fazer:

1- O tecido deve ter o desenho que você escolheu e quer transferir para o sabonete. Feito isso, passe uma camada de termolina sobre ele, espere secar e recorte o desenho escolhido usando a tesoura.

2- Passe na parte de trás da figura no tecido, cola branca e cole no sabonete. Procure colar na parte central do sabonete.

3- A tinta servirá para você incrementar o desenho, se quiser, assim como poderá usar outras tintas e outras cores. Espere secar depois de aplicá-la.

Se preferir, faça o decoupage sem nenhum tipo de tinta, somente a passagem do desenho para o sabonete.

4- Se usar a tinta para decorar o sabonete, espere que esteja completamente seca e passe uma camada fina de verniz fosco. Não passe em todo o sabonete, deixe passar um pouco além da figura.

5- Espere o verniz secar e pegue o cordão decorativo para terminar o sabonete artesanal. Com ajuda dos alfinetes sem cabeça, fixe o cordão no sabonete, fazendo uma espécie de moldura do desenho. As flores serve para decorar a parte central desse laço e para colocá-las será necessário usar a pistola com cola quente.

Pronto! Agora basta deixar ficar tudo bem sequinho e depois colocar o seu sabonete numa caixa. Para ficar ainda mais bacana você mesmo pode fazer uma com papel reciclado e encapar com tecido.

Vender Sabonetes Artesanais

Você também pode começar a iniciar seu próprio negócio, se muitos conseguem… No conforto da sua residência, mesmo não tendo muito dinheiro, desempregado ou não, é uma ótima fonte de lucros, o bom negócio gera lucros o ano todo, mesmo com essa falta de emprego e dinheiro.

Se você nunca tentar não vai conseguir, e a desculpa é sempre a mesma: o que eu vou vender? Então aqui está a resposta: sabonetes artesanais. São rápidos de serem feitos e nem precisa de muito dinheiro para comprar os materiais. Só falta um pouco de boa vontade e pronto.

Comece a fazer os sabonetes, você vai ver: além de ocupar o seu tempo, não vai mais precisar pedir aquele dinheirinho para o marido ou esposa, além de serem lindos presentes, você vai ajudar aquelas pessoas que não tem idéia alguma do que vão dar de presente.

Materiais

Uma esponja de cozinha que seja áspero-macia nas cores verde e amarela, um sabonete de sua preferência que seja liso e tenha formato de medalhão, mas precisa ser branco, tintas de tecido das cores que preferir uma faca de cozinha de lâmina lisa, verniz geral, pincel de cerdas macias, uma caixa de acrílico transparente do tamanho do sabonete que será utilizado para condicionar este, para limpar os pincéis pegue um pano de algodão, tinta de alto relevo prata ou dourado, dependendo das cores da pintura e folha de ceda, da cor que preferir.

Passo a Passo

Com a faca corte as saliências do sabonete branco. Pegue a esponja do lado verde (áspero) acerte o sabonete, como se a esponja fosse uma lixa, mas passe com cuidado para não arranhar o fundo do sabonete.

Para dar brilho e um bom acabamento, passe o lado amarelo (macio) da esponja. Faça a pintura que desejar no sabonete ou découpage e com a tinta de alto relevo dar cor que escolheu, faça pequenos pontilhados em volta do sabonete, dando impressão que seja uma moldura.

Importante: Por mais ou menos duas horas deixe sua peça secar, o tempo de secagem pode ser a te mais longo, certifique-se que esteja bem seco. Passe duas mãos de verniz por toda a sua peça, inclusive por cima do pontilhado de alto relevo, mas precisa ser com um pincel de cerdas macias como foi pedido nos materiais, e deixe secar por um longo tempo novamente, é preciso que a peça esteja bem seca antes e depois de feita a pintura, tanto do desenho, quanto do verniz.

Embalagem

Com a folha de seda forre a caixinha para colocar seu sabonete, servirá como um embrulho. O sabonete pode ter usos normais, do dia a dia, o lado que não possui pintura irá se desgastar, o outro não, pois o verniz geral protegerá. Está pronto!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sabonete

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *