Porta Trecos de Vinil

Fazer artesanato é dar alma nova a antigos objetos, é transformar peças simples em verdadeiras obras de arte, é fazer com que algo crie vida a partir de sua imaginação. Aqui vamos mostrar como fazer um lindo porta treco a partir do uso do disco de vinil.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=u_4uGUBVx10[/youtube]

Mas será que todos que lerem o post saberão de verdade o que é um disco de vinil e ainda qual foi sua real importância para o cenário musical até os anos 90? Então para ajudar a clarear as ideias de todos, vamos deixar algumas contribuições importantes sobre a história do disco vinil e como ele era feito.

E como ele tem voltado com grande frequência ao cenário da música, especialmente nas mãos de amantes do som diferenciado que ele emite e ainda pelo inúmeros Djs que gostam de usar o vinil em suas apresentações. Mas lembre-se que para fazer o porta treco você deve usar somente aquele disco velho e riscado, nada de colocar a perder aquele clássico que fez parte da vida de seus pais ou avós ou até mesmo da sua, quem sabe!

A História do Vinil

O disco de vinil apareceu no mercado no século passado em 1948, e deixou para trás os antigos discos de 78 rotações, RPM (rotações por minuto), chamados de goma-laca, que eram os usados até então. Os discos ganharam espaço por serem mais leves que os anteriores resistentes a choques e maleáveis, seu manuseio se mostrava bem mais prático, porém, era preciso que somente fosse pego pelas bordas, para não sofrer com riscos.

Diferentemente dos discos de RPM, eles cabiam muito mais músicas, pois os anteriores cabiam apenas uma música por face do disco. E claro, por sua sonoridade, muito mais limpa e perfeita, além disso, suas capas eram uma verdadeira obra-prima e traziam consigo o nome das canções, informações dos cantores e tudo o mais.

Ao final dos anos 80 e começo dos 90, foi inventado o CD ou Compact Discs, que trouxe ao mercado uma maior capacidade de armazenamento de músicas, aliada a uma perfeita clareza sonora, uma maior durabilidade e, todas essas características juntas fizeram com que os discos de vinil se tornassem ultrapassados e sumissem quase que completamente das casas e das prateleiras das lojas.

O Que é o Vinil

O disco de vinil, chamado popularmente apenas de vinil, ou LP, Long Play é uma forma de mídia que foi trazida ao mercado em meados da década de 40, usada com a finalidade de reproduzir músicas, e usa em sua confecção um material plástico que recebe o nome de vinil, fabricado em PVC. A maioria desses discos traz a cor preta, e traz registro de informações de músicas que somente são reproduzidas a partir da utilização de um toca-discos, a popular vitrola.

O disco de vinil é composto de ranhuras ou de microssulcos em forma de espiral administram a agulha do toca-discos da lateral externa até o meio usando o sentido horário. Está é uma gravação de maneira mecânica e analógica e em nada se assemelha a gravação digital que estamos habituados a escutar. Os sulcos do disco são microscópicos e através deles a agulha recebe uma vibração, levando à reprodução musical.

O vinil é uma forma de material plástico bastante delicado e o mínimo arranhão pode se transformar numa falha, e comprometer a qualidade do som por ele transmitido. Os discos necessitam de limpeza constante e sempre livre de grãos de poeira.

Além disso, há outros cuidados essenciais, como o de serem acondicionados na posição vertical e guardados em sua capa e ainda no envelope que o vem protegendo. A poeira é um dos inimigos mais poderosos do vinil, já que funciona como uma substância abrasiva, causando danificações tanto à agulha como no disco.

Porta Treco de Vinil

Modelo 1

Os discos velhos e riscados de vinil podem ser usados com as mais diversas finalidades, e muitas delas já são amplamente conhecidas. A nossa dica de hoje para reciclar esse objeto é transformá-lo num porta-treco próprio para guardar miudezas como bijuterias, chaves e ainda outras coisas que nele caibam.

Material Necessário:

  • uma assadeira grande
  • 01 disco de vinil já velho e riscado
  • um pouco de água fervente
  • um par de luvas

Passo a Passo

A primeira coisa a se fazer é colocar o disco de vinil dentro da assadeira com a água fervente. Depois de alguns minutos, retire o mesmo e ponha sobra uma superfície redonda, ou seja, sobre o recipiente que você deseja que o mesmo tome a forma, como um bowl, uma vasilha redonda ou algo do gênero.

O meio do disco deve ser preservado e, o restante do vinil deve se moldar ao recipiente que está sendo colocado.

Com o vinil mole você pode moldá-lo da maneira que achar melhor. Dar a sua borda algumas voltas, pode ainda pressionar mais as laterais e deixar o porta-treco um pouco mais fechado e não tão aberto.

Assim que o vinil já estiver tomado a aparência desejada é só colocá-lo embaixo da torneira até que ele endureça por completo. Lave muito bem com água e sabão, seque e ele já está pronto para ser usado.

Além de porta-treco ele ainda pode ser utilizado como tigela ou fruteira.

Modelo 2

Material necessário

  • 01 Disco de vinil velho
  • 01 recipiente que seja resistente ao calor, como um refratário ou algo do gênero, lembrando que a borda da embalagem deve ser menor que o tamanho original do disco.
  • 01 latinha de leite cheia de feijão ou de pequenas pedras.
  • Forno convencional ou elétrico para finalizar

Passo a Passo

  • Passo a: ponha o disco em cima do refratário e faça com que fique totalmente centralizado.
  • Passo b: ponha a latinha com o peso sobre o disco bem e deixe bem no meio.
  • Passo c: coloque o recipiente, o vinil e a lata dentro do forno pré-aquecido, do jeitinho que foi montado.
  • Passo d: com um tempo pequeno de forno já poderá se observar que o disco ficará mole e a lata afundará nele, pois estará pesada, assim que você perceber que isso aconteceu, desligue o forno imediatamente.
  • Passo e: pronto, o porta-treco já estará pronto, mas se o formato não ficou a contento, não se preocupe, basta modelar com as mãos, tendo bastante cuidado, pois a peça ainda estará quente e mole.
  • Passo f: Aguarde até que esfrie e desenforme.

Para maiores informações, acesse o site http://static.tvgazeta.com.br/reciclagem/item03.php

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *