Porta-Toalhas de Rosto Feito com Latas

Num mundo onde o lixo toma conta das ruas e dos aterros sanitários, o melhor que podemos fazer em prol das futuras gerações é deixar um legado de conscientização e de reciclagem, ou seja, consumir menos e transformar o que era somente lixo numa peça que possa ser usada de outra forma. Reciclar os produtos é uma maneira inteligente e eficiente de se fazer a preservação do meio ambiente.

Sendo assim, vamos dar uma ideia genial para montar um porta-toalhas usando latas e a partir disso você conseguirá dar uma cara nova ao seu bom e velho banheiro.

Porta-Toalhas de Rosto Feito com Latas de Alumínio Recicladas

Materiais Usados

  • 01 vidro de Termolina leitosa
  • Um pouco de Primer na quantidade de 7 para 1
  • 01 vidro de base acrílica própria para ser usada em artesanato
  • 01 Tinta Pvarts nas seguintes cores: branca, pele, neve, verde claro, camurça e  ainda Hidro laca fosca, se puder adquira a da marca Gato Preto, a melhor delas
  • 01 Lixa Dupla, da marca de sua preferência
  • 01 Rolinho feito de espuma, daqueles pequenos próprio para pintar pequenas extensões, que podem ser encontrados com qualquer casa de material de construção
  • Aproximadamente vinte metros de viés, com tamanho de 13 mm com o motivo xadrez e na cor vermelha
  • Alguns pinceis, preferencialmente Condor com as seguintes numerações: 484-22, 441-18, 462-2, e 427-12
  • 01 metro de tecido floral em algodão
  • 01 vidro de cola pano
  • 01 martelo com alguns pregou ou uma furadeira
  • Parafusos e buchas com as porcas
  • 01 tesoura
  • 01 alicate
  • 06 latas de leite com o mesmo tamanho
  • 01 pedaço de MDF com a medida de 43 x 58 cm com mais ou menos 01 cm de espessura
  • Cola Quente
  • Estêncil na cor rosa, se não souber o que é, é só chegar numa papelaria e pedir, o atendente saberá.

Passo a Passo

A primeira coisa a se fazer é pegar as latas e remover completamente a parte de cima, aquela que fora parcialmente removida para a retirada do alimento. O próximo passo é lavá-las e secá-las completamente uma a uma. Se for preciso, faça acerte todas as laterais da parte interior da lata usando um martelo, isso é importante para que não ocorram acidentes durante o manuseio.

Usando o pincel com numeração 484-22, passe nas latas, em todas elas, duas demãos do primer em toda a lata, esperando um tempo entre uma secagem e outra. Ainda usando o mesmo pincel, passe uma demão de tinta branca e também espere até que esteja completamente seca. Depois de seca pegue o pincel de mesma numeração e dê outra passada de tinta, só que desta vez com a tinta pele.

Com o pincel de numeração 441-18, passe um pouco de termolina leitosa em volta das flores do tecido de algodão que você separou. Espere até que esteja completamente seca e, somente depois, recorte todas as flores que for usar.

Ainda com o mesmo pincel (441-18), passe um pouco de cola pano no lado avesso das flores que foram recortadas e, logo depois, cole-as na lata, segundo a disposição que você achar mais prudente.

Agora, com o outro pincel, de número 427-12 e apenas um pouco de tinta camurça, faça um leve sombreado nas partes laterais da flor recortada. Deixe o estêncil de forma aleatória na parte do lado da lata e, com ainda usando a mesma tinta já com o pincel 462-2, passe um pouquinho dela para fazer o preenchimento das aberturas e deixar algumas flores. Remova o estêncil e deixe-o limpo.

Novamente com o pincel de número 484-22 usando desta vez a tinta branca, promova a iluminação do meio dos recortes das flores. Ainda com o pincel igual e agora com a tinta verde clara, pinte algumas folhas nas partes de lado do recorte.

Para conseguir fazer a impermeabilização, usando o pincel 441-18, passe a hidro laca fosca em toda a extensão da lata. Espere aproximadamente 40 minutos até que esteja completamente seca.

Passe a cola pano em apenas uma face do viés e, logo depois, grude-o em toda a lateral superior da lata, cumprindo um acabamento bem feito na parte de dentro da lata. Remova a sobra do viés usando a tesoura. Faça a mesma coisa para promover a decoração das latas.

Desta vez, voltando a usar o pincel 484-22, passe uma demão da base acrílica apenas no MDF. Depois, use o rolinho para deixar a peça lisa e espere secar, o que deve demorar em média 20 minutos. Usando o mesmo pincel, passe no suporte uma demão de tinta cor de pele. Também espere secar por aproximadamente 20 minutos.

Caso tenha necessidade, deixe a peça mais lisa usando a lixa dupla. Usando novamente o rolinho, passe uma demão da hidro laca fosca em toda a extensão do MDF. Novamente aguarde até que a peça toda esteja seca.

Usando a cola quente, cole o viés em toda a lateral do MDF. Para promover a finalização da peça, usando prego e martelo ou furadeira, faça um furo no meio de cada uma das latas já prontas. Agora, com os parafusos e o alicate, faça a fixação delas diretamente no MDF já pronto.

Dica Importante: Para conseguir deixar a peça presa à parede, é melhor usar as buchas e as furadeiras. Além disso, antes de prender as latas ao MDF meça a distancia entre elas, para que não fiquem num completo desalinho. Um deslize desses e seu suporte pode perder totalmente a beleza e a harmonia.

Se quiser você também pode promover outro tipo de decoração para as latas e para o MDF, como por exemplo, através de desenhos e ou adesivos, que podem remeter à decoração geral da casa. Esse porta-toalhas de lata pode ser usado tanto no banheiro adulto quanto infantil, o que deve variar é a altura do painel, pois irá ajudar a criança a se tornar mais independente, pegando sua própria toalha.

Lembrando que para deixar as toalhas na peça que fora feita, as mesmas deverão estar enroladas, assim caberão numa lata de leite ou ainda em outras latas um pouco maiores.

Site para consulta:

http://www.portaldeartesanato.com.br/materias/40/o+que+fazer+com+as+latasy#sthash.o2LgUZS9.dpuf

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lata

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei a idéia e com certeza vou fazer para decorar meu banheiro com mais charme e delicadeza. Parabéns pela iniciativa e glamoroso porta toalhas!

    Sirene monturil 29 de Janeiro de 2015 21:19 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *