Como Fazer Lanterna Para Velas

Alguns toques pessoais podem ser um modo de deixar a decoração de uma festa ainda mais interessante, criar um cenário diferente e mais aconchegante para os próprios convidados. Um bom modo de fazer isso, por exemplo, é usando lanternas de lata para velas. Além de mostrar para os seus amigos as suas habilidades artesanais, você pode criar pontos de iluminação direta para deixar a sua festa ainda mais interessante no quesito decoração.

As lanternas para velas feitas com latas usadas de produtos como achocolatados ou leite em pó, além do bom motivo reciclagem, elas conseguem dar um ar bem divertido, aconchegante e até mesmo elegante ao seu quintal. O ideal é usá-las penduradas em árvores ou colocá-las sobre suportes de plantas que ficam na varanda. Ou qualquer outro lugar, desde que seja a parte externa da casa.

Você não precisa limitar-se a usar as lanternas com velas feitas de latas somente durante festas no seu quintal, elas podem perfeitamente fazer parte da decoração externa. Inclusive, é possível usá-las no verão com velas para espantar os pernilongos, unindo a beleza a praticidade.

Quando você fizer a sua lanterna para velas com lata reciclada, lembre-se de que quantos mais furos forem feitos nelas, mais interessante e bonita ficará a iluminação. Outro detalhe importante é o tamanho da vela, ela precisa preencher bem o espaço da “lanterna” e por isso é melhor optar pelas “baixas e gordas”. Até porque se você usa uma vela alta e fina, corre o risco que ela caia dentro da lata e apague. E não esqueça de manter as lanternas com as velas bem longe de lugares que possa causar um início de incêndio, não podemos brincar com fogo nunca.

Anote As Ferramentas Que Serão Necessárias Para Fazer a Lanterna Para Velas De Lata Reciclada

  • alicate
  • prego de aço
  • martelo

Agora Anote Os Materiais Que Serão Necessários Para Fazer a Lanterna Para Velas De Lata Reciclada

  • latas de leite condensado para lanternas pequenas ou latas de leite em pó ou achocolatados
  • arame flexível

Agora Veja Como Montar a Sua Lanterna Para Velas De Lata

Passo número 1:

O primeiro passo é escolher quais as latas que serão usadas, pequenas ou grandes e quantas lanternas você pretende fazer.

Em seguida você terá que soltar o rótulo da lata e limpá-la muito bem. Tente deixá-la de molho em água morna, fica mais fácil de retirar o rótulo e caso ela tenha algumas impressões como data de validade, use álcool para removê-las. A tampa poderá ser descartada, você não vai precisar dela.

Depois encha cada uma delas com água, coloque-as no congelador e espere até que se forme um bloco de gelo com o líquido.

Passo número 2:

Retire a lata da geladeira com o gelo formado e de preferência faça esse passo em um lugar não muito quente, para que dê tempo de trabalhar a lata sem que o gelo se descongele. No verão, não é muito fácil fazer essa passagem.

Apoie a lata com o gelo dentro sobre uma mesa e com a ajuda da ponta do alicate faça furos, quanto maior o número, mais bonito será o efeito com a vela dentro. Você também pode fazer formatos de desenhos.

Se você optar por desenhos, poderá marcar com canetinha o molde antes de começar a furar. De preferência, faça isso antes de colocar a água e levá-la para congelar. Não tente fazer isso depois do gelo formado, você terá pouco tempo antes que ele comece a derreter.

Passo número 3:

Agora é hora de usar o arame. Você encontrará para comprar em lojas de materiais de construção, normalmente, ele é vendido em rolos. O arame será para fazer as alças da lanterna.

Para que elas fiquem totalmente iguais em relação a altura que ficarão quando penduradas, pense a medida da alça que você prefere e depois corte pedaços de arames iguais, com a mesma medida.

Faça dois furos, sempre com a ajuda do alicate, um em cada uma das laterais superiores da lata, que será o ponto onde será colocada a alça de arame. Use o arame cortado e passe um único pedaço de um furo ao outro.

Passo número 4:

Depois que passar o arame nos dois furos e a alça já tiver forma, use o alicate para virar cada uma das pontas que ficaram, isso fará com que o arame não saia do lugar dando mais firmeza para sua lanterna.

Passo número 5:

Não esqueça de ter o martelo e o prego para fazer o acabamento da sua lanterna para velas de lata reciclada, eles vão ajudar na curvatura. O alicate também é essencial para curvar o arame e também cortar parte da lata, quando necessário.

Passo número 6:

Pronto! Você já tem uma lanterna para velas e agora o próximo passo é mais simples ainda, colocá-las dentro.

Pegue uma vela “gorda” em relação a lata e também baixa, que não ultrapasse o bocal da lata. Coloque dentro da lata, depois é só acender e pendurar onde você achar melhor.

Outras Dicas De Como Fazer Lanterna Para Velas

Algumas sugestões para sua lanterna para velas de lata reciclada ficar ainda mais bonita.

  • De preferência as latas que possuem toda a parte externa lisa ou faça um mix com aquelas que possuem uma parte com alguns frisos.
  • Se for desenhar sobre a lata, faça um molde antes para facilitar na hora de fazer os furos.
  • Você também pode pintar a parte externa da vela se quiser deixá-la ainda mais bonita e diferente, mas faça isso com a tinta adequada ao material.
  • Use velas coloridas ou velas com perfume, para deixar seu quintal, festa ou jardim, ainda mais bonitos.
  • Se achar melhor poderá usar uma outra ferramenta no lugar do alicate para fazer os furos. O importante é que eles sejam feitos bem abertos e de preferência parecidos um com os outros.

Viu como é simples? Com pouco material, gastando quase nada e menos tempo ainda, você pode ter lindas lanternas para velas e o melhor, usando uma embalagem que iria para o lixo. É sempre bom dar uma forcinha para a natureza reciclando.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lata

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *