Artesanato Em PET: Passo a Passo

Um dos materiais que representam uma grande dificuldade quando se pensa em lixo é o pet das garrafas. Trata-se de um material que não se decompõem com facilidade na natureza, contudo, é um material passível de reciclagem. Pensando nisso vamos te dar algumas dicas de como fazer artesanato passo a passo com esse material.

Com essas dicas você irá com certeza fazer peças incríveis e ajudar o meio ambiente reduzindo a quantidade de lixo que será depositada nele. A criatividade é a principal aliada de quem deseja fazer a sua parte e ajudar o planeta. Com esse passo a passo você irá poder confeccionar peças incríveis.

Tutorial de Como Fazer Vassoura de Garrafas Pet

Materiais Necessários

  • 18 garrafas PET (daquelas de 2 litros)
  • Tesoura
  • Estilete
  • Furador
  • Cabo de vassoura
  • Martelo
  • Pregos
  • Arame

Como Fazer:

Passo 1 – Comece removendo o rótulo das garrafas e então remoa o fundo usando o estilete para cortar o fundo.

Passo 2 – Depois disso você deverá fazer cortes até chegar a parte arredondada da sua garrafa.

Passo 3 – A sua garrafa ficará então com diversas tirinhas com mais ou menos 0,5 cm de comprimento.

Passo 4 – Com a ajuda de uma tesoura remova o gargalo da sua garrafa.

Passo 5 – Você deverá cortar o gargalo de 17 garrafas e deixar uma com o gargalo.

Passo 6 – As peças que estão sem o gargalo deverão ser encaixadas em cima da peça que tem o gargalo.

Passo 7 – Então a base da sua vassoura estará pronta.

Passo 8 – Faça então um corte na parte superior de outra garrafa e encaixe por cima da base que foi montada nos passos anteriores.

Passo 9 – Na hora de fazer o encaixe tenha muito cuidado para que as demais peças não se soltem. Será necessário fazer então dois furos.

Passo 10 – Usando um arame amarre a vassoura.

Passo 11 – O arame deverá ser puxado até chegar ao outro lado e as suas pontas deverão ser amarradas com firmeza. Você pode precisar da ajuda de um alicate.

Passo 12 – A vassoura deverá ser encaixada no seu cabo.

Passo 13 – O prego deverá ser batido para que uma parte fique fixa na outra. Depois de fazer isso a sua vassoura estará finalmente pronta.

Tutorial de Como Fazer Caixa com Garrafa Pet

Materiais Necessários

  • Molde de 10 x 10 x 10 cm
  • Alicate
  • Fita crepe
  • Tesoura
  • 4 garrafas PET cortadas em tiras de 2 cm de largura
  • Elásticos

Como Fazer

Passo 1 – Para começar corte uma tira que tenha o comprimento necessário para fazer a cobertura dos dois lados e também do fundo da caixa com mais 4 cm de sobra para cada ponta.

Passo 2 – Será necessário fazer o ajuste da sua fita ao molde de maneira a cobrir os dois lados e também o fundo. Para garantir que o trabalho fique bem feito você pode vincar as sobras de 4 cm.

Passo 3 – Os elásticos deverão então ser passados em torno do molde de maneira que fixem melhor as fitas.

Passo 4 – Nesse passo devemos cortar então mais quatro fitas e fazer o ajuste das mesmas ao molde da mesma forma que foi feita nos passos 2 e 3.

Passo 5 – Nesse passo a dica é cortar mais cinco fitas para fazer a cobertura dos dois outros lados do seu molde.

Passo 6 – No momento de passar a primeira fita dessa etapa você deverá entrelaçar a mesma na parte inferior junto com as fitas que já foram fixadas. A única coisa importante é fazer tecelagem simples, então passe a fita por baixo, por cima, por baixo e assim por diante.

Passo 7 – Repita esse procedimento com outras fitas da segunda etapa e observe que quando faz o entrelace da fita superior passando por baixo da trama a fita do momento ficará por cima e vice-versa. Na etapa seguinte você deverá criar as laterais da sua caixa e então cortar cinco fitas com comprimento o bastante para fazer a cobertura dos quatro lados com uma sobra de 10 cm.

Passo 8 – No momento de entrelaçar a primeira fita você deverá ter cuidado para que fique desencontrada com a fita que está paralela a ela na parte do fundo da sua caixa. Sendo assim na parte em que a fita do fundo passa por baixa da trama a fita da lateral deverá ser passada por cima e vice-versa.

Você deverá começar tecendo da direita para a esquerda e parando com a ponta da fita na última posição em que ela esteja acima da trama criada. A fita deverá ser segurada nessa posição enquanto você pega a outra extremidade e faz a tecelagem da esquerda para a direita chegando então ao lado seguinte. Por fim a sua linda caixa de pet estará pronta, com certeza não dá tanto trabalho quanto parece.

Tutorial de Como Fazer Bolsa de Garrafa Pet

Materiais Necessários

  • Linhas
  • Tesoura
  • 12 garrafas Pets lisas
  • Ferro de solda
  • Agulhas de croché
  • Gabarito de madeira

Como Fazer

No vídeo a seguir você pode conferir o passo a passo de como fazer a sua bolsa de garrafas pet. Trata-se de uma peça que pode significar uma boa renda extra para você então não perca mais tempo para começar agora mesmo a sua produção. Um jeito bem simples de começar a faturar com trabalho artesanal. Tente diversificar as suas peças para conseguir mais opções de lucros.

Criatividade

A palavra-chave para quem gosta de artesanato é criatividade para encontrar um uso mais interessante e dinâmico das peças que estão disponíveis para reciclagem. As garrafas pet podem ser usadas de diversas formas. Além das dicas que demos acima você pode pensar em outras possibilidades como usar as garrafas para criar vasos para uma horta vertical ou mesmo para criar enfeites para deixar a sua casa muito mais interessante.

O trabalho artesanal com pet é simples e com um pouco de prática você consegue bons resultados então o que indicamos é que você pratique para chegar as melhores peças possíveis de serem feitas. O trabalho artesanal é muito interessante e com o tempo você descobrirá novas alternativas para fazer com o pet. Um material bastante interessante e dinâmico para ser usado no artesanato.

PET, também conhecida como politereftalato de etileno, é uma substância obtida através de um processo químico, utilizada pela indústria na fabricação de fibras de tecelagem e de embalagens para bebidas e outros produtos. Uma das características do material PET é a capacidade de ser reciclado, ou seja, ele pode ser transformado várias vezes, sem perder suas qualidades. Assim, a indústria reutiliza o PET como matéria-prima: ele é fundido e moldado novamente. A fabricação das garrafas PET se iniciou na década de 70 e se intensificou nos últimos anos, de forma que as autoridades têm chamado a atenção para a necessidade de reciclagem das garrafas PET, que muitas vezes são jogadas na natureza.

Uma forma muito popular de reciclagem das garrafas PET é por meio do artesanato. Devido às suas características de flexibilidade e resistência, aceitando ser moldadas e também pintadas, as garrafas PET vêm sendo utilizadas intensamente em uma série de formas de artesanato. São produzidos desde móveis com garrafas PET, até utensílios de decoração e utilidades domésticas. Cidades inteiras são enfeitadas com árvores de natal e outros objetos lindos, coloridos e iluminados, todos feitos a partir de garrafas PET recicladas.

A dica para quem deseja começar a reciclar e criar objetos úteis ou decorativos com garrafas PET: basta entrar na internet e procurar artigos com o passo a passo dessas técnicas. São muitas as opções e o planeta agradece.


Categoria(s) do artigo:
Garrafa Pet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *